terça-feira, 14 de junho de 2011

OPINIÃO DE UM FÃ APAIXONADO

Amigo, finalmente achei alguém que conheça tão bem a carreira solo do Paul, que o ache o maior artista de todos os tempos e que realmente conheça tudo (curiosidades, etc.), porque é raro achar alguém assim. As pessoas vão pelo nome do Lennon, ouvem aqueles discos (experimentais/filosóficos que não têm nem comparação com os discos do Macca), e acham o maior gênio dos Beatles. Vão pro McCartney, ouvem o singelo McCartney e pensam "bom, esse é o segundo mais gênio". Não têm ao menos a curiosidade de conhecer os Wings, nem o resto da carreira solo do Paul. Isso é um absurdo! Como alguém pode julgar a carreira solo dele só por um álbum? Nem escutaram Ram, Red Rose Speedway, Band On The Run, Venus and Mars, o Speed e London Town... Aí eles conheceriam boa parte da carreira solo dele. Depois, ainda teriam que ouvir o All The Best e o Wingspan, pois alguns grandes sucessos foram lançados apenas como singles, sem nunca terem saído em álbuns. Passar pelos anos 80, com McCartney, Tug of War, Pipes of Piece... Depois os clássicos dos anos 90: "Put It There", "Beautiful Night", "Flaming Pie (música)" e "Run Devil Run (música)". Depois ir pelos anos 2000, com "Driving Rain", "Chaos..." e "Ever Present Past". Aí a pessoa pode dizer que conhece a carreira solo de McCartney e comparar às do Lennon ou Harrison.
Grande abraço, Mattheus Castelo Branco.
Caro Matheus: não dá para negar que Paul McCartney é o meu grande ídolo e para mim "o maior artista do planeta". Coleciono todos os seus álbuns há mais de 30 anos e não faço distinção entre nenhum, seja rock, pop, clássicos ou experimentais. E o que mais me impressiona, é o fato de ele ainda conseguir me surpreender. Mas não se engane! O meu baratão mesmo são os Beatles. Os QUATRO Beatles! Sou fã de todos os trabalhos das carreiras-solo e acho uma grande bobagem alguém querer fazer comparações entre tantos trabalhos tão diferentes. Concordo que a carreira de Paul foi mais bem sucedida, mas isso não desmerece a genialidade de John e George. Alguns álbuns precisam ser escutados com mais atenção, mas em geral todos são formidáveis e geniais. É isso aí. Obrigado por passar por aqui e dar sua opinião. Fique de olho que vem muito mais por aí. Por falar nisso, o especial com os discos alternativos e experimentais de Paul McCartney será publicado no sábado, dia 18, quando ele completa 69 anos de uma vida iluminada. Um grande abraço! Edu.

7 comentários:

Marco disse...

Papo de gente grande. Só vou ficar aqui, quietinho, ouvindo e aprendendo.
Um abraço.

Alysson Vitorino disse...

Tenho comigo uma opinião: São partes da mesma maçã. Cada um com sua particularidade. Obviamente que Paul tem a carreira mais pop. John teve sua caminhada interrompida e só Deus sabe como estaríamos hoje com suas obras. George, bem... George é George, não precisa de mais adjetivos. O Ringão continua o mesmo "palhaço" de sempre. E não se enganem, se alguém tornou a vida desse grupo um pouco mais fácil foi esse baterista que se transformava num metrônomo ambulante e fazia com que mil tomadas pudessem ser mixadas sem desvios. Enfim, não existe Beatles sem um deles. E cada um deles fez sua carreira, digna de ser acompanhada por nós, os Beatlemaníacos! Abraços saudosos amigos!

Edu disse...

Foi John Lennon que disse:"Embora eu ria e pareço um palhaço, por baixo da máscara, eu uso uma carranca".

João Carlos disse...

O maior (e melhor) continua sendo os Beatles.Acompanhei "in loco" as carreiras solos,inclusive os singles.Lennon teve a sua curta e ainda parou uns 5 anos.George produziu com parcimônia e Paul foi o mais prolixo,até por ainda está em campo.Embora no varejo tenha escorregado aqui e acolá com bobagens ou babas (ou sea,foram irreguares),no atacado produziram maravilhas.Já a crítica é a crítica.Tem gente que acha que ser do "contra" dá visibilidade.Ainda no relançamento de ALL THINGS apareceu gente prá dizer que PLASTIC ONO é que era o tal.O mesmo cara que malhou Double Fantasy,logo após John levitar,chamou-o de o ALBUM DO SÉCULO.Vai entender esses manés...

Leonardo Polaro disse...

Comungo da opinião do Edu. O Paul é sem dúvida, o maior artista deste planeta ! Carreira diversificada e muito consistente.
O Alysson aí em cima falou uma coisa certa: Onde diabos estaríamos com a carreira de lennon sem ser interrrompida ? Que tipo de música ele estaria fazendo...?

Valdir Junior disse...

Concordo com as opiniões acima , não dá para comparar as carreiras solos de 4 Beatles.Cada uma tem sua particulariedade e suas circuntancias.O importante é apreciar a Obra dos 4 juntos e separados como se fosse uma coisa só !!!!!

Abraço a Todos e Hare !!!!

Anônimo disse...

Oi pessoal. É bom ver que meu e-mail pro Edu gerou um debate gostoso, do qual partilho da opinião de todos.

Sem dúvida não existe um Beatle melhor, todos têm suas diferenças e isso impede uma comparação. Mas para mim são com certeza as músicas do Paul que mais me tocam.

Só um detalhe: quando falo "singelo McCartney", me refiro ao álbum de 1970, que é geralmente o primeiro da sua carreira solo a ser ouvido por qualquer beatlemaniaco.

O álbum em si é muito caseiro, mostra o Paul em seu lado íntimo. Belas baladas folk e clássicos como "Every Night" e "Maybe I'm Amazed" dão beleza ao álbum.

Mas a obra é, pros meus ouvidos, mediana se comparado aos discos que o sucederam (com exceção de Wild Life e Back to the Egg).

Com "Ram" ele acertou a mão e com "Wild Life" errou. Depois vem a sequência épica, "Red Rose Speedway", "Band On The Run" e "Venus and Mars", discos que consagraram sua carreira solo.

Mas essa é a minha opinião, tem muita gente que adora o McCartney (1970) e acha o melhor álbum dele. Na minha lista, ele está lá pela décima posição.

Grande abraço pra vocês,
Matheus.