sexta-feira, 20 de maio de 2011

O BAIXO HOFNER - MARCA REGISTRADA


Paul vinha usando o baixo de Stu, já que este havia saido do grupo às vésperas das gravações com Tony Sheridan. Mas ele não se sentia à vontade com o instrumento invertido. Decidiu ir à loja Steinway Musichaus, em Hamburgo, onde os Beatles estavam fazendo sua segunda turnê. Ele queria comprar um baixo Fender, mas o preço era caro demais para o jovem músico!
Então, ele viu o instrumento que, junto com a Rickenbacker de John, seria um dos ícones dos Beatles. Um simpático instrumento que, por ser completamente simétrico, agradou ao músico canhoto. Seu pequeno peso também foi um fator que agradou a Paul, pois tinha um som encorpado, sem pesar nos ombros. Ele pediu ao vendedor um modelo para canhoto, que na verdade só alterava a posição do escudo e dos controles. Muito provavelmente este Hofner de Paul foi o primeiro modelo para canhotos feito pela fábrica alemã, especificamente para ele. 

O preço, £ 30, foi outro ponto crucial para a aquisição do instrumento, pago em 10 módicas parcelas. O som encorpado e a leveza cativaram Paul. As primeiras gravações deste baixo foram feitas em Hamburgo, acompanhando Tony Sheridan. Ele pode ser ouvido em My Bonnie, The Saints, Cry For A Shadow, Why, Nobody's Child, Ain't She Sweet e Take Out Some Insurance..., todas em junho de 1961. Em maio de 1962, mais uma vez em Hamburgo com Toni Sheridan, gravou as músicas Sweet Georgia Brown e Swanee River.
Em junho de 1962 foi usado na audição para George Martin, nos estúdios de Abbey Road, nas músicas Besame Mucho, Love Me Do, P.S. I Love You e Ask Me Why. Depois, em setembro, foi usado na primeira sessão de gravação oficial dos Beatles, How Do You Do It e Love Me Do. As últimas gravações de 1962 com o Hofner foram em novembro, com as músicas Please Please Me, Ask Me Why e Tip Of My Tongue. O baixo de Paul foi usado durante todo o início deste ano de 1963, nas gravações do LP Please Please Me, do compacto From Me To You / Thank You Girl (que registrou ainda The One After 909), e do "hit-single" She Loves You / I'll Get You. Em julho iniciaram as gravações do novo LP, With the Beatles, e o Hofner foi usado em You Really Got A Hold On Me, Money, Devil in Her Heart, Till There Was You, Please Mister Postman, It Won't be Long, Roll Over Beethoven, All My Loving, I Wanna Be Your Man, Little Child, All I've Got to Do, Not A Second Time, Don't Bother Me e Hold Me Tight. Em 1963, o baixo Hofner já era o instrumento oficial de Paul. Fonte: http://www.tucunare.bio.br/beatles/Instrumentos.aspPaul McCartney usou o baixo Hofner em todos os shows e gravações dos Beatles até 1967, quando começou a usar um Rickenbaker. E só voltaria a aparecer empunhando o Hofner modelo violino em Let It Be. Depois do fim dos Beatles, durante os anos 1970, Paul deixou de usar o instrumento e só voltou a aparecer com ele no álbum Flowers In The Dirt, em 1989. Com o passar dos anos, a figura do Hofner modelo violino ficou diretamente associada à imagem de Paul McCartneyE agora, Sir Paul e seu velho companheiro quebrando o cacete com o clássico DAY TRIPPER, dos Beatles no City Hall em Nova York, em 2009!

Um comentário:

universo Beatlemaniaco disse...

um instrumento lindo para lindas musicas