quinta-feira, 26 de maio de 2011

JOHN WAYNE - BRAVURA INDÔMITA

Se vivo estivesse, o grande John Wayne estaria completando hoje 104 anos. Filho do farmacêutico Clyde Morrison, logo cedo foi morar com a família na California. Jogador de futebol americano na faculdade, iniciou-se no cinema em 1926, desempenhando exatamente o papel de um jogador de futebol, no filme "Amor e Esporte", de Jack Conway. Em seguida, sempre atuando em pequenos papéis, participou de mais 17 filmes até ser chamado por Raoul Walsh, em 1930, para ser o ator principal em "A Grande Jornada". O estrelato foi uma questão de tempo, já que o conquistou em 1939, depois de aparecer em 78 filmes de baixo orçamento, e se deu ao aceitar o convite do mestre John Ford para desempenhar o papel de Ringo Kid em "No Tempo das Diligências". Como curiosidade, ao atuar em "Letra e Música", de James Tinling, seu nome foi creditado como sendo Duke Morrison, uma mistura de Duke (seu apelido) com Morrison (seu nome de família).
Com sua enorme presença física, John Wayne dominou o faroeste quando esse gênero se achava no auge. Com John Ford, participou de um bom número de filmes, entre os quais acham-se "Forte Apache - Sangue de Heróis", "Legião Invencível", "Rio Grande", "Depois do Vendaval", "Fomos Sacrificados", "Rastros de Ódio", "Marcha de Heróis", "O Homem Que Matou o Fascínora" e "A Conquista do Oeste". Por sua atuação em "Bravura Indômita", Wayne foi agraciado com o Oscar de Melhor Ator, tendo sido ainda indicado à estatueta por sua atuação em "As Areias de Iwo Jima" e por seu trabalho como Diretor, em "Álamo".
John Wayne casou-se quatro vezes. Seu primeiro casamento foi com Josephine Alicia Saenz, em 24/06/1933, de quem se divorciou em 25/12/1945 e com quem teve quatro filhos: Michael, Patrick, Toni e Melinda Wayne; em 17/01/1946, casou-se com a atriz mexicana Esperanza Baur, de quem se divorciou em 01/11/1954; no mesmo dia, casou-se com a peruana Pilar Wayne, com quem teve três filhos: Aissa, John Ethan e Marisa Wayne. Politicamente de direita, Wayne foi convidado em 1968 a concorrer à Presidência da República pelo Partido Republicano, não aceitando o convite por não acreditar que um ator de cinema pudesse vir a ocupar tão alto cargo. Em setembro de 1964, teve seu pulmão esquerdo removido por conta de um câncer. Em março de 1968, foi submetido a uma cirurgia para substituição de uma válvula cardíaca e, em janeiro de 1979, teve seu estômago removido, vindo a falecer em junho do mesmo ano.

2 comentários:

João Carlos disse...

Era de fato uma "marca registrada" dos filmes de cowboys".

Vania Junqueira disse...

The best.