sábado, 23 de abril de 2011

WHITER SHADE OF PALE – PROCOL HARUM

Procol Harum é uma banda inglesa de rock "progressivo" formada no início dos anos 60. Tornaram-se famosos no mundo inteiro pelo impacto do sucesso "A Whiter Shade of Pale", número um nas paradas de sucesso inglesas e americanas. Formada das cinzas de um grupo chamado "Paramounts" liderado por Gary Brooker e Robin Trower, a estreia ao vivo do Procol foi abrindo um concerto de Jimi Hendrix em 1967, o que levou a recém-lançanda "A Whiter Shade of Pale" ao topo das paradas. Um LP e outros compactos seguiram-se, mas sem alcançar o sucesso daquela primeira gravação. Durante os anos 70 o grupo Procol Harum permaneceu mais popular do que outras bandas de rock progressivo mais sofisticadas, como Emerson, Lake & Palmer.
O grupo continuou apesar das diversas mudanças na formação, mas o declínio das vendas decretou o fim do grupo em 1977. A banda reuniu-se em 1991 para o lançamento de Prodigal Stranger, que não obteve muita repercussão. Uma nova encarnação do Procol, liderada por Brooker, está na estrada em turnê pelos EUA desde 1992. O nome “Procol Harum” foi escolhido por seu empresário, inspirado no nome do gato de um amigo seu. Traduzido do latim, significa algo como "Através dessas coisas". O asteróide 14024 Procol Harum tem esse nome em homenagem à banda. Recentemente, a justiça do Reino Unido concedeu ao tecladista da banda, Matthew Fisher, 40% da autoria de "A Whiter Shade of Pale". A alegação de Fisher para o pedido é o refrão e o solo de órgão da canção, os quais estão entre seus elementos mais distintivos. O juiz do caso disse que a contribuição do organista foi "substancial", embora não tão grande quanto a contribuição do cantor.
PROCOL HARUM – GREATEST HITS - http://www.4shared.com/file/8-p-aBON/PH_20_greatesthits_obaudoedubl.html
WHITER SHADE OF PALE – PROCOL HARUM
Hino sombrio sustentado por um órgão vindo direto de uma melodia de Bach (“Air on the G String”, da suíte Nº 3 in D Major”), “Whiter Shade Of Pale” era diferente de tudo o que se ouvia nas rádios em 1967. Reid teve a idéia para a música quando ouviu alguém dizer “you’ve gone a whiter shade of pale” (você foi para um tom mais branco de pálido). A faixa foi também a única gravada pela formação original do Procol Harum, que começou como The Paramounts, em 1963, um grupo que tocava standarts do rock e do R&B. “Whiter Shade Of Pale” foi um sucesso mundial arrasador e deu início ao boom do rock inspirado na música clássica e que deu ao mundo o Moody Blues.

3 comentários:

João Carlos disse...

Curioso. Parece que o tecladista levou 40% de Bach.McCartney comentou sobre isso e que adorou a música.Pergunto: se porventura eles fossem processados por plágio o organista assumiria 40% do prejuízo ? E olha que a parte Bach é exatamente a do órgão.

Kelsen Leão disse...

A justiça agiu corretamente dando também mérito ao Matthew Fischer sobre a composição e quanto a semelhança com a aria de J S Bach é apenas na harmonia, sobretudo nas tônicas pois a melodia não tem nada a ver.

Unknown disse...

Pois, ouça Free Bird - Lynyrd Skynyrd. A melodia é idêntica.
Ass.: Antonio