domingo, 10 de abril de 2011

STUART SUTCLIFFE - O BEATLE QUE FOI ESQUECIDO


Stuart Fergusson Victor Sutcliffe, mais conhecido como Stuart Sutcliffe ou Stu (Edimburgo, Escócia, 23 de Junho de 1940 - Hamburgo, Alemanha, 10 de Abril, 1962). Ficou famoso ao fazer parte da fase inicial do grupo de rock inglês The Beatles. Stuart Sutcliffe foi o primeiro baixista dos Beatles. Sua entrada na banda deu-se pela amizade que tinha com o líder do grupo, John Lennon. Stu e John se conheceram na escola de arte chamada Liverpool College of Art. Stu era um jovem interessado em pintura e, ao ganhar um dinheiro com a venda de algumas de suas obras, foi convencido por John a comprar um contrabaixo elétrico e entrar para os Beatles. Seu estilo musical era limitado e, sendo algo que o incomodava, era comum vê-lo tocando de costas para o público.

Antes da fama, os Beatles fizeram uma pequena turnê à cidade de Hamburgo, na Alemanha, e foi lá que Stu acabou conhecendo Astrid Kirchherr. Astrid tornou-se sua namorada e foi ela quem deu a idéia do estilo de cabelo dos Beatles (franjas penteadas para frente). Pouco tempo depois, Stu Sutcliffe deixou a banda para ficar com a namorada em Hamburgo e dedicar-se completamente à pintura (sua verdadeira paixão). Alguns meses depois, ele morreu de hemorragia cerebral aos 21 anos de idade. Pauline Sutcliffe sempre disse que a morte de Stu estava ligada a uma briga que John e Stu tiveram. Segundo ela, os dois haviam brigado em Hamburgo e John teria chutado a cabeça de Stu, causando-lhe lesões que o teriam levado à morte, (teoria publicada no livro de Albert Goldman: "The lives of John Lennon"). Porém, quando indagada sobre o fato, Astrid Kirchherr (namorada de Stu em Hamburgo) negou a ocorrência deste incidente. Graças a entrevistas feitas a George Harrison, Paul McCartney e Pete Best, foi estimado e comprovado que o incidente não ocorreu. Na verdade foi fruto da briga que John e Stu tiveram com clientes que frenquentavam o clube durante um show de turn na Escócia (que criticaram Stu), Stu foi empurrado e bateu a cabeça com violencia em uma parede. Como artista, Stu mostrava em suas obras influências britânicas e européias de artistas abstratos misturada com influência do movimento abstrato expressionista americano. Hoje algumas de suas obras encontram-se em galerias de Liverpool, Inglaterra. Em 1994, foi lançado o filme Backbeat, cujo foco é sobre o tempo de Stuart Sutcliffe com os Beatles em Hamburgo, sua amizade com John Lennon e seu relacionamento com Astrid Kirchherr. Stephen Dorff faz o papel de Stu no filme cuja trilha sonora tem músicas que ficaram famosas em gravações dos Beatles (nenhuma delas é de autoria dos rapazes de Liverpool), mas no filme são interpretadas por outros músicos ("covers").

Existe também um excelente DVD em formato de documentário chamado "
STUART SUTCLIFFE - O BEATLE QUE FOI ESQUECIDO", o meu, comprei nas Lojas Americanas e custou apenas R$ 17,90.
http://stuartsutcliffeart.com/
Site Oficial:

Agora, a gente confere o final bem bacana do filme Backbeat. Os rapazes quebrando o pau com PÇEASE MR. POSTMAN. Abração! Valeu! 

4 comentários:

João Carlos disse...

Primeiríssima! A história de Stu é realmente comovente.Deixa a gente com aquela sensação de SE. E se...?

Fabrício disse...

Pra mim, e para toda a humanidade, esses caras (J. Lennon e esse Stu) eram duas bichonas! Nada me convençe do contrário!

Edu disse...

OK!

Edu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.