segunda-feira, 25 de abril de 2011

RETRÔ DO BAÚ - ALGUÉM RECONHECE ESTE HOMEM?

Postagem original - 1º de setembro de 2008
Os Beatles estavam numa sessão de fotos na manhã do dia 3 de junho de 1964, quando Ringo começou a passar mal, sofrendo de amigdalite aguda seguida de faringite. Foi internado no Hospital Universitário de Londres. Estavam todos muito preocupados, pois no dia seguinte, os Beatles partiriam para sua primeira turnê mundial: Dinamarca, Holanda, Austrália e extremo oriente. George Martin e Brian Epstein indicaram um substituto temporário. Seu nome era James George Nicol – JIMMY NICOL. Um baterista londrino profissional de estúdio. A princípio, Harrison foi contra colocarem um substituto. Mas foi convencido pelo grupo. As gravações marcadas para aquele dia foram canceladas. Precisavam ensaiar o repertório da turnê com Nicol. E assim foi. Jimmy tinha 24 anos e tocava com uma banda, The Shubdubs. Jimmy Nicol foi o baterista dos Beatles em 11 de suas apresentações. Até Ringo se juntar a eles em Adelaide para os shows do dia 15. E Jimmy voltou para casa. No aeroporto recebeu de Brian um cheque de 500 libras e uma placa de ouro onde se lia: “From The Beatles and Brian Epstein to Jimmy - with appreciation and gratitude.”
Depois de sua passagem pelos Beatles, Nicol e sua banda, The Shubdubs, gravaram um compacto “Husky”/”Don’t Come Back”, seguido por “Humpty Dumpty”/”Night Train”, ambos, sem nenhum sucesso comercial. Quebrado, foi tocar com um grupo sueco The Spotnicks. Saiu em 67. Pouco se sabe da vida de Jimmy Nicol desde então. Boatos diziam que havia morrido em 1988. Mas em 2005, o Daily Mirror publicou que Jimmy estava vivo e recluso em algum lugar de Londres. Sobre seus dias com os Beatles, Jimmy disse: “Os rapazes foram muito gentis, mas eu me sentia como um intruso. Eles me aceitaram, mas não podemos entrar assim num grupo como aquele -- eles têm sua própria atmosfera, seu próprio senso de humor. Algo que não é fácil para alguém de fora se adaptar.”
Curiosidade: durante o período que passaram juntos, quando os Beatles perguntavam a Jimmy como tudo estava indo, ele dizia: “it’s getting better” (está melhorando). Anos depois, Paul e John fariam a famosa canção do Sgt. Peppers. Abração!

6 comentários:

Edu disse...

No anthology, Ringo diz que ficou morrendo de ciúmes. Rsrs...

João Carlos disse...

Se de última hora o escolheram,significa que trata-se de um bom e conceituado baterista e,depois de tocar com os Beatles choveriam bandas prá ele fazer uma carreira tranquila.Imagino que o Jimmy tenha feito as ecolhas erradas.Só pode.Vejamos Billy Preston,Nicky Hopkins,Alan White,Jesse Ed Davis etc...

Valdir Junior disse...

Não deve ter sido facil para ele ,mesmo por curto tempo substituir provisoriamente um Beatle , como ele mesmo disse .
Infelizmente a vida é dificil para todos e nem sempre temos sorte .
Valeu Edu !!!

Abraço e Hare !!

Etyane disse...

Jimmy devia ser bom mesmo, e cumpriu bem o seu papel quando esteve com a banda.

Edu, eu entendo os ciúmes do Ringo, pois eu mesma morro de ciúmes quando vejo videos e fotos dos Beatles com o Jimmy na bateria. Huahuahuahua!

Edu disse...

Curioso também, como Brian promovia tantos grupos e novos artistas e não moveu uma palha sequer por Jimmy. Badfingernicol.

Alysson disse...

A demora pra iniciar a música é porque ela foi dublada?