domingo, 10 de abril de 2011

BOOKET T. & THE M.G's - MACLEMORE AVENUE

Este é um álbum curioso e raro! Em 1969, junto com o lançamento original de um dos melhores álbuns dos Beatles, “Abbey Road”, Booker T. & the M.G's tiveram a idéia de criar o seu “Mclemore Avenue”. O projeto em si era ambicioso: recriar o disco clássico dos Beatles como se ele fosse do Booker T. & the M.G's. Nada que a competência e o respeito adquirido pela banda durante os anos sessenta – incluindo os próprios Beatles como admiradores – pudessem macular. Formada em Memphis no inicio dos anos 60, a Booker T. & the M.G's já havia gravado vários álbuns, alguns verdadeiros clássicos (como o espetacular "Green Onions", de 1962), e não se intimidou diante da tarefa curiosa que imitava, quase que de forma online, a maior banda de todos os tempos em sua derradeira gravação.
Contando com Booker T nos teclados, Donald “Duck” Dunn no baixo, Al Jackson Jr na bateria e o super guitarrista branco da black music Steve Crooper, a banda era uma seleção de craques do primeiro escalão do estilo na época. O resultado só poderia ser ótimo. Lançado em abril de 1970 (pouco mais de seis meses após os Beatles colocarem seu álbum no mercado) pela clássica Stax Records, “Mclemore Avenue” é praticamente o “Abbey Road” na integra. Dos dezessete sucessos do lançamento original, treze entraram no álbum da Booker T. & the M.G's. A ordem das canções também foi modificada e dividida em três longos medleys mais “Something”. Porém, a grande sacada da banda foi recriar o disco dos Beatles de forma totalmente instrumental. Saem os vocais e entram os arranjos lindos e criativos de um grupo de feras as soul music. “Mclemore Avenue” é o nome da rua onde ficava a gravadora Stax, famosa por abrigar grandes nomes da soul music americana.
O disco abre com o primeiro medley que junta “Golden Slumbers/ Carry That Weight / The End / Here Comes The Sun / Come Together” numa versão empolgante. “Something”, de George Harrison, por sua vez, ganhou um arranjo totalmente novo, e destoa do propósito original sendo uma das poucas falhas do álbum. O destaque é sem duvida o bom gosto dos instrumentistas, principalmente as guitarras de um dos grandes músicos de sua época, o guitarrista Steve Crooper. O swing do grupo pode ser ouvido em seu auge nos medleys “Because / You Never Give Me Your Money” e “Sun King / Mean Mr. Mustard / Polythene Pam / She Came In Through The Bathroom Window / I Want You (She's So Heavy)”. Item raríssimo de ser encontrado em vinil original, “Mclemore Avenue” ganhou uma edição em CD em 1991 pela própria Stax, e ainda continua em catálogo. A Booker T. & the M.G's seguiu uma carreira de sucesso até 1977, e se reúne regularmente em comemorações da Stax e eventos especiais. Numa dessas, quem sabe, eles poderiam relembrar “Mclemore Avenue” ao vivo. Seria um momento raro que valeria a pena ver.
DOWNLOAD NOW:

2 comentários:

João Carlos disse...

Estou baixando.Vamos ouvir.

Edu disse...

Êita! Ouvir inteiro , hoje, é f____!