terça-feira, 12 de abril de 2011

THE BEATLES - LETRAS E CANÇÕES COMENTADAS - RELOADED


Por Elaine de Almeida Gomes
Este livro, na verdade, é a terceira versão do que a gente espera que seja o livro mais completo sobre as letras e o universo de cada canção. Em julho de 2001 lançamos The Beatles, letras e canções, a partir de uma versão anglo-australiana cujos direitos de edição no Brasil a gente negociou e comprou. O músico Mario Manga escreveu o prefácio. Mas eram só as letras e algumas nem estavam lá, e por questões contratuais a gente não pode colocar o que faltava. Então conseguimos fazer The Beatles Letras e Canções Comentadas, que saiu em dezembro de 2004. Aí sim: todas as letras. Infelizmente não pudemos traduzir as canções (era essa a intenção inicial, em inglês na página da esquerda, em português na da direita com uma nota de rodapé contextualizando a canção) pois os Beatles deixaram as traduções (pra qualquer idioma) terminantemente proibidas. Como eu não sou de desistir das coisas, refiz e aumentei os comentários, tudo isso junto com minha amiga Leda Pasta (também jornalista e também beatlemaníaca) e deixamos uma tradução breve no meio dos comentários. Assim conseguimos as autorizações necessárias e o livro saiu! Então os anos se passaram e eu comecei a querer complementar o livro… Vivia juntando recortes de entrevistas e declarações, livros novos e material que não para de ser publicado com informações interessantes. Compilei tudo, refiz e complementei cada comentário onde havia novidades e o livro foi surgindo. É importante separar boataria de declaração séria, fonte com credibilidade de qualquer palpite que aparece nos fóruns da internet. Isso é MUITO importante e absolutamente tudo que está dito no livro, tem base em publicações de autores sérios ou dos próprios Fab Four! Durante todo o processo de escrita e reedição, recebi centenas de emails de fãs que leram o livro e mandavam emails com fotos dos Beatles que eles tinham guardadas, que eles gostavam, ou que- por um motivo ou por outro- quiseram me mandar e resolvi utilizar essas fotos no livro. Mas não era o bastante, já que a idéia era um livro completo, precisaria das cifras. Entrei em contato com a gravadora e eles me mandaram um arquivo com as cifras que eu precisava que fossem checadas (gato escaldado… sabem como é…). Nessa hora lembrei do Edcarlos que além de ser um amor de pessoa, é mega fera em cifras… Pedido feito, pedido aceito e ele me devolveu, algumas semanas depois, todas as canções corretamente cifradas (ele tocou uma por uma, um trabalhão). Assim The Beatles, letras e canções comentadas RELOADED nasceu! Logo que ele saiu, fizemos uma pré venda que esvaziou o estoque em quinze dias! São quase 800 páginas com cada letra, fotos e informações precisas e seguras sobre tudo que cercou cada gravação, cada composição…
É isso! Como eu sempre digo: enjoy the Party!
The Beatles, letras e canções comentadas RELOADED está à venda na Livraria Cultura, Saraiva e no site www.leiasempre.com

8 comentários:

Valdir Junior disse...

Masi um livro para a lista de futura aquisições !!!

João Carlos disse...

O livro parece ser bem robusto e provavelmente caro.Bom,vi na TV uma matéria com uma autora (ou coordenadora) da versão brasileira e ela chamou de menor (ou fraca,ou ruim etc) a obra HAPPINESS IS A WARM GUN. OK que tem as cifras mas pagar caro por um produto e correr o risco de "ler" opiniões do tipo acima mencionado vai ser duro.
PS: O EDU conhece esse livro ? VALE ?

Edu disse...

JC: vc me colocou numa sinuca. mandei um e-mail, vc viu? Abração a todos!

Alysson disse...

Edu, Repete o email pra mim por favor?

Edu disse...

Ok. Foi!

João Carlos disse...

Acabei de ler, EDU.

Igor Vinicius disse...

Eu vi essa entrevista da autora e ela não disse isso, disse que não era a canção predileta dela, só isso.
Eu tenho o livro e posso garantir que ele não tem nenhum juízo de valor.
É um livrão- em todos os sentidos!

Flávio José disse...

ESTE LIVRO CONTEM AS LETRAS DAS MUSICAS?