quinta-feira, 3 de março de 2011

PELO MENOS AINDA ME RESTA OS BLUES

Robert William Gary Moore era um monstro, literalmente! E isso não é uma metáfora. Era um “Rocker” autêntico e sincero com tudo que o Rock traz com ele. Nasceu em Belfast, Irlanda do Norte, no dia 4 de Abril de 1958, e ficou mais conhecido simplesmente como Gary Moore. Entrou para a história como um dos melhores guitarristas de blues e hard rock de todos os tempos.
A vida de quem cresceu em meio às bombas do IRA e às brigas religiosas do pós-guerra refletia-se em seu som de guitarra: extremamente triste e sofrido, mas também visceral e técnico quando solicitado. “A coisa” começou aos 16 anos, tendo Eric Clapton, Peter Green e Jimi Hendrix como ídolos, e participando das gravações de um álbum da banda de folk Dr. Strangely Stranger. Logo depois, estava no Thin Lizzy (banda irlandesa), onde conheceu o comparsa, Phil Lynott. Apesar do fanatismo pelo blues, o jazz também fazia sua cabeça, tanto que foi o estilo melhor explorado em seu primeiro álbum-solo, Grinding Stone (1973), e em sua breve jornada com a segunda encarnação do Colosseum, batizada de Colosseum II. Em sua passagem pelo Thin Lizzy, colaborou na gravação de alguns álbuns, mas só iria gravar mesmo no compacto Darling (1974) e no álbum Black Rose (1979). Em parceria com Ozzy Osbourne, Moore compôs e gravou a canção "Lead Clones", presente em seu disco After The War e no CD "The Secret Songs" de Ozzy. Então, deu início à sua carreira-solo, com muito sucesso. Em 1990, “Still Got the Blues” foi um sucesso implacável! Também tocou com os Traveling Wilburys. É dele o solo em “She’s My Baby”. Foi encontrado morto no dia 6 de Fevereiro de 2011, em Estepona, Espanha. Dizem, devido a uma parada cardíaca, num quarto de hotel com oito guitarras e uma mochila. Não tenho o menor medo em afirmar: estava "entupido"! Abração para todos os amigos e fãs de Gary Moore que escreveram dizendo que era chegada a hora. I still got the blues. 4 you!
STILL GOT THE BLUES – GARY MOORE

2 comentários:

João Carlos disse...

Confesso que o conheço de nome.Mas prá variar é mais um que se foi cedo graças a drogas.Agora vou baixar o CD e certamente ficar p... com um talento que se perde.
PS: Olha o Hendrix na capa!

Valdir Junior disse...

Desde 1990 quando saiu STILL GOT THE BLUES eu acompanhava o trabalho dele, o cara tocava demais e alem de tudo era amigo de George Harrison ( na versão em CD de Still Got The Blues há uma musica composta por George : That Kind of Woman, onde George toca guitarra e participa do vocal é DEMAIS !!) e tambem tocou com Jack Bruce e Ginger Baker numa reencarnção do Cream em 1994 o BBM ( Baker,Bruce & Moore )que só lançou um disco : Around The Next Dream que é BOM DEMAIS !!.
Eu tenho um entrevista dada pelo Paul em 1993 onde ele fala que um dos pontos de discordancia entre ele e o George era : ´´ Qual o melhor guitarrista ? `` o Paul acha que era Jimi Hendrix e para o George era Gary Moore !!!!, alem de tudo o Gary tocou com o George no seu ultimo shown ao vivo em 1992 em Londres ( no You Tube tem é só procurar ).
Tenho quase todos os discos dele principalmente os ultimos , e fiquei muito chateado com sua morte o cara ainda tinha muita lenha para queimar com aquele som de Gibson Les Paul no ultimo !!!

Valeu Edu !!!!!!

Abraços e Hare Krishna !!!!!!