segunda-feira, 21 de março de 2011

PARABÉNS, AYRTON SENNA DO BRASIL

Se Ayrton Senna da Silva vivo estivesse, estaria completando hoje 51 anos. Ele nasceu em São Paulo, no dia 21 de março de 1960 três vezes campeão mundial, nos anos de 1988, 1990 e 1991. Foi também vice-campeão no controverso campeonato de 1989 e em 1993. Morreu em acidente no Autódromo Enzo e Dino Ferrari, em Ímola, durante o Grande Prêmio de San Marino de 1994. É considerado um dos maiores nomes do esporte brasileiro e um dos maiores pilotos da história do automobilismo. Seu bom desempenho em categorias anteriores o levou a estrear na Fórmula 1 no Grande Prêmio do Brasil de 1984 pela equipe Toleman-Hart. Em sua primeira temporada na categoria, Senna rapidamente teve resultados, levando a pequena equipe inglesa a obter resultados jamais alcançados. No dia 1º de maio de 1994, Senna liderava a prova no circuito de Ímola, na Itália, quando saiu da pista na curva Tamburello e bateu no muro de proteção a 300 km/h. Foi socorrido na pista. Quando a equipe médica chegou, porém, o piloto já estava em coma. Em dezembro de 2009 a revista inglesa Autosport publicou uma matéria onde fez uma eleição para a escolha do melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos. A revista consultou 217 pilotos que passaram pela categoria, e Ayrton Senna venceu tal votação.
Uma curiosidade: No documentário "Anthology" quando George, Paul e Ringo estão conversando na cozinha da casa de George, na parede, atrás de Ringo, pode ser visto um poster de Ayrton Senna.
Para fazer o download em PDF do livro "AYRTON - O HERÓI REVELADO", o link é:

8 comentários:

Valdir Junior disse...

Não sou Fã da F1, por isso não acompanho e nem torço por qualquer piloto.
Mas quando ele morreu e no enterro
os outros pilotos apareceram carregando seu caixão , percebi que o Senna era um cara do bem e respeitado até por seus concorrentes.
Coisa dificil de se ver por aí , mesmo hoje em dia !!!

Parabens Senna !!!!

Edu disse...

Para mim, depois da morte de Senna, a F-1 perdeu completamente a graça. As manhãs de domingo perderam a emoção!

Alysson disse...

Gosto muito de F1 e acho o Senna um dos melhores pilotos de todos os tempos. Foi mitifcado pela Globo, mas foi um divisor de águas. Depois dele a F1 se tornou extremamente mercantilista. Está entre os grandes como Piquezão. Para essa atualizade tinha minhas fichas apostadas em Robert Kubica, mas o cara se cortou todo numa prova de Rallie.

ANA C. disse...

"mercantilista" a F-1 sempre foi! O próprio Senna já era produto disso! O "Piquezão" nunca chegou aos pés de Senna! É como querer comparar os Beatles com Stones!

Alysson disse...

Ana, perdão... você tem razão!

Guilherme Alves disse...

Gosto bastante de fórmula 1, comecei a assistir de uns anos pra cá mas gosto bastante, mas sempre tem os problemas que envolvem muito dinheiro, Massa abriu as pernas pro Alonso ano passado mesmo, queria ter nascido uns anos antes pra poder ver o Ayton esse grande piloto que sempre correu com raça e é um exemplo de perserverança.

Etyane disse...

Já assisti muito as corridas de F1, mas não peguei a época do Senna e cheguei na "era Schumacher". Pelo menos pra mim, os campeonatos que o Schumacher ganhou tiveram nota zero em emoção, achei que com a aposentadoria dele talvez algo mudasse , mas esse lance do Massa e do Alonso que o Guilherme citou, me fez desistir de vez! Imagino quantas emoções o Senna proporcionou aos fãs de F1! Fiquei tão orgulhosa quando vi o poster dele na parede da cozinha do George!

João Carlos disse...

Entendo menos de F1 do que Balé Clássico mas a perda de Senna comoveu até "sangue de barata".Meu flho,então com 6 anos,brincava de carrinhos e repetia o tempo todo :"acelera Ailton" (isso mesmo, Ailton). Foi prá gente demoronar,tal qual os Mamonas.
Gostaria de saber qual esporte não é mercantilista atualmente.Se brincar,até peteca é.