segunda-feira, 14 de março de 2011

HANNA BARBERA - SEE YOU LATER WALLYGATOR!

William Hanna, cartunista e animador americano. Junto com o amigo Joseph Barbera, foi o criador de um dos maiores estúdios de animação de todos os tempos em 1944: Os Estúdios Hanna-Barbera. Quem foi criança nos anos60, 70 ou 80, com certeza passou horas com os olhos grudados na frente da TV assistindo as centenas de desenhos produzidos por eles, que até hoje nos fazem rir e nos deixam emocionados.
O primeiro sucesso da dupla foi a série Jambo & Ruivão, seguido de Dom Pixote, Plic, Ploc & Chuvisco, Zé Colméia, Pepe Legal, Bibo Pai e Bob Filho, Olho Vivo e Faro Fino e Loopy De Loop (Loopy Le Beau), este último feito para exibição no cinema. Depois viriam as séries de horário nobre: Os Flinstones, Manda Chuva, Os Jetsons, Jonny Quest, entre outros. No final da década de 1960 surgiria outro mega-sucesso: Scooby-Doo. Além da Corrida Maluca.
Em comparação com o trabalho cinematográfico anterior, a animação televisiva que eles começaram a desenvolver a fundo no ano de 1957 era bem precária, repetindo-se cenários de fundo e reaproveitando-se gestos e expressões dos personagens a exaustão.Porém nada disso era problema pois grandes jargões e um humor doce estavam presentes em todas as obras com personagens muito bem definidos até mesmo psicológicamente. Talvez, se levarmos em conta que cada desenho, além dos persongens principais, tinham seus coadjuvantes, Hanna-Barbera tenham criado mais de 5.000 personagens.
Os desenhos Hanna-Barbera dominavam a programação infantil das televisões de todo o mundo, até que em 1993 o monopólio Hanna-Barbera acabou. Os estúdios da Hanna-Barbera foram, na década de 90 comprados pela Turner Enterprises, conglomerado de comunicação do empresário Ted Turner — que inclui os canais de tevê por assinatura CNN, TNT e Cartoon Network —e o nome “HB” hoje é usado apenas nas produções anteriores à compra. As produções posteriores passaram a receber o rótulo “Cartoon Network Studios”. As únicas exceções foram O Laboratório de Dexter, Johnny Bravo, A Vaca e o Frango, Eu Sou o Máximo e As Meninas Superpoderosas, que utilizaram a logomarca “HB” até 1998, antes de adotar o seu rótulo definitivo.
Anos mais tarde, as empresas Turner foram adquiridas por outro conglomerado de comunicação, o “Time-Warner”, e a ex-Hanna-Barbera foi junto na transação. Muitos criticam tal aquisição como danosa à concorrência nos meios de entretenimento e jornalismo, já que ambas as empresas possuíam seus próprios departamentos de reportagens, filmes, séries de televisão e desenhos animados. Nesse último ponto, ainda não está claro o impacto que isto terá na qualidade das produções, já que a Hanna-Barbera e a Warner Bros. eram rivais ferrenhas na disputa pelos espectadores de desenhos. Quando William Hanna morreu, em 22 de março de 2001, o estúdio Hanna-Barbera foi adquirido pela Warner Bros. Animation, e transformado no Cartoon Network Studios. Joseph Barbera faleceu em 18 de dezembro 2006, com 95 anos, de causas naturais.
Vamos conferir alguns dos tantos desenhos produzidos pela dupla? Se tiver faltando algum, deixe nos comentários Ok?
A Família Adams, As Aventuras de Gulliver, As Panterinhas, A Tartaruga Tuchê, Bacamarte & Chumbinho, Bibo Pai & Bóbi Filho, Butch Cassidy, Carangos e Motocas, Careta & Mutreta, Clue Club, Coelho Ricochete, Corrida Espacial, Corrida Maluca, Devlin, O Motoqueiro, Dinamite, O Bionicão, Dom Pixote, Dino Boy, É o Lobo, Elefantástico, Esquadrilha Abutre, Esquilo Sem Grilo, Fantasminha Legal, Feiticeira Faceira, Formiga Atômica, Frankstein Jr., Galaxy Trio, Godzilla, Goober e os Caçadores de Fantasmas, Homem Pássaro, Hong Kong Fu, Huck Finn, Jana das Selvas, Jambo e Ruivão, Jeannie, João Grandão, Johnny Quest, Josie e As Gatinhas, Juca Bala e Zé Bolha, Korg 70.000 A.C, Laboratório Submarino, Leão da Montanha, Lipi & Hardi, Lula Lelé, Loopy Le Beau, Maguila, o Gorila, Manda-Chuva, Matraca & Fofoquinha, Mightor, Moby Dick, Mosquete, Mosquito & Moscardo, O Gordo e o Magro, O Patinho Duque, O Urso do Cabelo Duro, O Vale dos Dinossauros, Olho Vivo e Faro Fino, Os 4 Fantásticos, Os Apuros de Penélope, Os Brasinhas do Espaço, Os Cavaleiros da Arábia, Os Flintstones, Os Herculóides, Os Impossíveis (clara referência aos Beatles), Os Jetsons, Os Muzzarellas, Os Robobos, Os Smurfs, Os Tremendões, Os Três Mosqueteiros, Papai Sabe Nada, Pepe Legal & Babalu, Peter Potamus, Plic, Ploc & Chuvisco, Polícia Desmontada, Sansão e Golias, Scooby-Doo, Shazzan, Simbad Jr. Space Ghost, Super-Amigos, Tom & Jerry, Treme-Treme, Tutubarão, Ursuat, Vovô Viu a Uva, Wally Gator, Xodó da Vovó, Zé Buscapé e Zé Colméia.
Para terminar, a gente mata a saudade com o episódio "Rabo de foguete" do incrível Zé Buscapé, um dos meus preferidos. Valeu! Abração!

5 comentários:

Valdir Junior disse...

Puxa , voltei no Tempo !!!!!!!!!!!!
Quando criança passava as tardes inteiras assistindo cada um desses desenhos.Hanna e Barbera são gênios
e seu trabalho alegrou milhoes de crianças nestas decadas todas !!!!!

Edu , você sabe alguma coisa sobre quem é que fazia as musicas dos IMPOSSIVEIS ,as musicas eram bem legais !!! e eu adorava eles , Edu que tal um post sobre eles ???

Valeu Eduuuuuuuuuuuu !!!!!!!!

Edu disse...

Valdir: não sei quem fazia as músicas dos impossíveis não. De quaquer forma, já houve um post com eles. Confira no link. Abração!
http://obaudoedu.blogspot.com/2009/10/os-impossiveis-por-jailson-belfort.html

Alysson disse...

Esse post foi um tiro certeiro. Tenho um site aqui com muitos, muitos desenhos dessa época, que pra mim é de ouro, que me divertia muito com desenhos. Hoje busco vários deles para minha coleção e o que me estranha (talvez por eu ser muito saudosista) são as redublagens. Tenho uma série de desenhos com dublagens feitas para o Cartoon Network e, pra quem já viu e cresceu, com esses desenhos na Badeirantes, SBT e Manchete, sente a diferença já na chamada do capítulo. Se for possível, mando o link do site.

Edu disse...

Hey, Alyson: será que vc consegue pra gente esse disco "A HARD DAY'S NIGHT" dos Impossíveis? Ou será que foi só uma ilustração mesmo? Preciso falar uma coisa com vc mas não tenho seu e-mail(!?) eduardobadfinger@gmail.com

Guilherme Alves disse...

Que legal ainda gosto de assistir tanto na TV quanto na Internet