terça-feira, 8 de março de 2011

GEORGE HARRISON - WONDERWALL & ELETRONIC SOUND

Wonderwall Music foi um albúm lançado por George Harrison em 1968. Os Beatles ainda estavam juntos. O disco é a trilha sonora do filme Wonderwall. As canções são quase todas instrumentais, com exceção de algumas vozes. As músicas foram gravadas em dezembro de 1967, na Inglaterra, e janeiro de 1968 em Bombaim, na Índia. Traz um som influenciado pela filosofia indiana com forte teor pop. As faixas que merecem destaque são "Microbes" e "Tabla And Pakavaj". Wonderwall Music se tornou conhecido como “o primeiro álbum solo oficial de um Beatle”, mas na verdade, não foi. Foi “The Family Way” by Paul McCartney.

Electronic Sound é o 2° álbum solo, de George Harrison, e a segunda e última gravação lançada no pelo breve “Zapple Records” (uma extensão da Apple Records) dos Beatles (que ainda estavam “juntos”), foi arquivado por insistência do até então agente dos Beatles, Allen Klein. Foi lançado em maio de 1969, inclui duas longas peças, uma delas tocada num Sintetizador Mogg. A capa de Electronic Sound foi pintada pelo próprio Harrison e o encarte trazia pouquíssimas notas sobre o álbum, e uma citação, atribuída a Arthur Wax: “Tem muita gente por aí fazendo muito barulho; aqui tem mais”. Devido à sua natureza experimental e altamente não comercial, Electronic Sound não entrou nas paradas do Reino Unido, e pouco fez nas paradas da Billboard dos Estados Unidos. O Tecladista Bernie Krause, anos depois, entrou com uma ação legal contra Harrison, alegando que o lado 2 da gravação, foi essencialmente ele demonstrando o Moog-III a Harrison (como detalhado no livro dele Into Wukd Sabtuari). O nome de Krause foi originalmente incluído na capa da frente junto com o de Harrison, mas foi apagado na impressão, por insistência do próprio Krause. Foi lançado pela primeira vez em CD no final de 1996.
Lado 1:
“Under The Mersey Wall” - 25:10
 Lado 2: “No Time Or Space” - 18:10

4 comentários:

Valdir Junior disse...

Meu segundo disco preferido do George é o Wonderwall Music , durante anos fiquei atrás dele ( na época do vinil ) e foi impossivel acha-lo , não sei nem se saiu aqui no Brasil .Uma vez em 1988 passou um especial sobre o George na saudosa 97FM de São Paulo ( A Radio do Rock ) e tocaram umas 3 faixas desse disco e uns fragmentos do Eletronic Souns
fiquei louco com o som , até hoje tenho a fitinha K7 com isso, só consegui os Cds quando foram relançados pela EMI em 2002.
O Wonderwall é uma maravilha é pra quem gosta de musica indiana então nem se fala, já o Eletronic Sounds é um disco mais dificil de agradar e não é para todo o momento mas tambem vale a pena.
Engraçado é que depois desse disco ( Wonderwall Music ) as musicas do George não foram mais tão indianas como até aquele momento e passaram a serem mais convêncionais na forma de canção pop , mas é claro que os temas continuaram a serem bem espirituais.

Valeu Edu !!!!

Abraço e Hare Krishna !!!

Unknown disse...

De uns anos prá cá que tenho adentrado no mundo Beatle, ainda não tinha ouvido falar nestes álbuns. George o gênio calado.

João Carlos disse...

EDU,eu gosto muito do Wonderwall.Eu ouvia emprestado de um amigo.Depois consegui comprar o bolachão importado.Não sei se você lembra mais a bela RED LADY TOO serviu de jingle de um banco e tocava sempre na TV e rádio.Só descobri que era Harrison anos depois.

Alysson disse...

Tá aqui a propaganda: http://www.youtube.com/watch?v=DGyejhNu8Ac