terça-feira, 15 de março de 2011

THE BEATLES - 12-BAR ORIGINAL


Gravada entre "What Goes On" e "I'm Looking Through You", em novembro de 1965, essa pode ter sido uma canção inicialmente para Rubber Soul. Dois takes foram feitos, um foi mixado, mas nenhum foi lançado. É uma das faixas mais atípicas dos Beatles e parece ter sido uma tentativa de imitar o soul de Menphis. O modelo mais óbvio é Booker T. & The MG's - formada pelo tecladista Booker T. Jones, o baterista Al Jackson, o baixista "Duck" Dunn e o guitarrista Al Cropper -, músicos de gravação da Stax Records que acompanhavam primores do sul, como Otis Redding, Sam and Dave e Eddie Floyd. A banda desfrutou de alguns sucessos instrumentais com seu próprio nome, começando com "Green Onions", em 1962. "12-Bar Original", creditada aos quatro Beatles, parece um pastiche de "Green Onions" e da sua sucessora, "Jellybread", sem o inconfundível teclado. A faixa foi gravada em um momento em que os Beatles estavam lutando por reconhecimento como músicos e também em uma conjuntura do pop britânico em que os sons mais pesados dos Animals, Yardbirds, Kinks e Preety Things estavam tomando o espaço da Tin Pan Alley.

4 comentários:

Alysson disse...

Muito legal mesmo. Essa talvez tenha sido uma tentativa frustrada (comercialmente)de colocar um pouco de blues em seu repertório. Blues dos Beatles só no Álbum Branco em 1968.
Em tempo, a títulod e informação, 12 Bar é o formato típico do Blues - uma estrutura de 12 compassos - 12 Bar Blues.

Valdir Junior disse...

A musica é bem legal , acho que os Beatles estavam tentando diversificar ainda mais suas musicas e optaram para tocar um Blues mais lento mas tambem parece que eles estavam tocando uma ´´ Jam ``( improviso em cima de um tema pre determinado )e parece que o George tinha gostado do pedal de volume que ele usou em I need You no Help
e brincou com ele um pouco no hora da gravação. Os Beatles conheciam bem blues visto que essa formula de 12 compassos eles já a usavam de uma forma ou outra a muito tempo nas suas musicas, mas não eram puristas como alguns outros musicos ingleses ( Rolling Stones ,Yardbirds,Fleetwood Mac na época do Peter Green , Eric Clapton )que começaram a fazer muito sucesso nessa época e eram seguidores diretos dos Bluesmans americanos na forma e estilo.

Alysson disse...

12 compasso podem ser usados a vontade. Não são somente os 12 compasso que definem o blues. Um grande numero de blues usam 8. Mas blues é blues. E os Beatles não venderam blues até 1968. O resto é fundamentalismo.

João Carlos disse...

Também acho tratar-se de uma jam à partir de um riff de guitarra.Aliás,nem nome tem (12 Bar é 12 compassos).Agora notei um tecladinho discreto e uma percussão meio escondida, sem muita convicção (como quem tá tocando pela primeira vez).