terça-feira, 29 de março de 2011

ARQUIVOS DO FUNDO DO BAÚ - Nº 18

A HERANÇA DE LENNON
A obra do ex-beatle volta a pulsar num LP inédito
Matéria publicada na Revista Veja em 23 de abril de 1986
"John Lennon - LIVE in New York City"
Gravação do célebre concerto realizado no Madison Square Garden em 30 de agosto de 1972. "LIVE in New York City" traz a voz de Lennon em um de seus momentos mais engajados. Tendo por companheiros Yoko Ono e a Platic Ono Elephant's Memory Band, John estava decidido a montar um grande show em benefício das crianças deficientes mentais de Nova York. "Foi o último concert público que fizemos juntos", diz Yoko Ono. "Ali estavam nossos ideais políticos postos em músicas à la Bertolt Bretcht."
Por ser uma gravação ao vivo, o disco retrata com intensidade a celebração do rock como arma filantrópica e política que marcou o concerto no Garden. Na ocasião, os músicos distribuíram pandeiros entre o público, que acabou desfilando pela 5ª avenida entoando a música Give Peace a Chance. Para o LP, de onze faixas, Yoko Ono selecionou dez das canções mais conhecidas de Lennon. Boa parte deste repertório já havia sido gravado no álbum duplo Some Time In New York City, mas ganha neste concerto versões muito mais agressivas. Os arranjos são toscos, às vezes os músicos erram, mas no disco pulsa a vitalidade do rock do começo dos anos 60.
Não há, no disco, espaço para ornamentos de efeito fácil. Cnções com New York City e Cold Turkey inflaman-se por interpretações duras na voz aguda de John e no pesado instrumental da banda. Indiscutivelmente, porém, a música que mais chama atenção num LP tão "político" não pertence ao domínio dos protestos. É o rock Hound Dog, velho sucesso cantado por Elvis Presley. John cana a música com toda energia, numa interpretaçõa premonitória do punk e do som pesado dos anos 80.
Yoko Ono leva o mérito de tentar resgatar periodicamente algumas da gravações de John Lennon e transformá-las em discos, propiciando injeções da garra do ex-beatle no panorama da música moderna. Enquanto música, Yoko Ono tem pouco a oferecer, e jamais caiu nas graças do grande público. Ela iniciou uma turnê mundial em 28 de fevereiro, mas vários dos concertos tiveram de ser cancelados pois não havia quem assistisse a eles. E, em suas apresentações, a platéia só vibra quando ela faz qualquer menção a Lennon.

Nenhum comentário: