terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

SIMON & GARFUNKEL - THE CONCERT IN CENTRAL PARK

Postagem carinhosamente dedicada ao meu irmão Adelmar, ao amigo Eduardo Kruger, e ao meu filho Davi que é doido por "El Condor Pasa", e para mim também, ora! Afinal, fui eu quem criou essa "coisa" de "dupla de criação", só depois criei o mundo!
Simon & Garfunkel foi uma conhecida dupla norte-americana de folk rock dos anos de 1960, formada por Paul Simon e Arthur 'Art' Garfunkel. Os dois se conheceram ainda no colégio, em 1953, quando interpretaram em uma encenação de Alice no País das Maravilhas, em que Simon era o Coelho Branco e Garfunkel, o Gato de Cheshire.
Filhos da comunidade judaica do Brooklin, em Nova York, em 1957, formaram a dupla adolescente Tom and Jerry, e conseguiram um relativo sucesso com o hit "Hey Schoolgirl". No início dos anos de 1960, a parceria momentaneamente se desfez, quando Paul Simon foi cursar a Faculdade de Letras, mas em 1963 voltaram a trabalhar juntos.
Aproveitando a onda folk da época, lançaram pela gravadora Columbia um álbum acústico em 1964, que não teve repercussão. Reunia canções folk tradicionais como "Pretty Peggie-O", spiritualls como "Go tell in the Mountain" e canções de Simon, como a conhecida "The Sound of Silence", já com as belas e características harmonias vocais da dupla. Como venderam muito pouco, Paul Simon foi tentar a sorte no circuito folk inglês e ao retornar à América em 1965, encontrou "The Sound of Silence", lançada em single, com acompanhamento de baixo, guitarra e bateria, agora conhecida no circuito musical. A gravadora acrescentou esses instrumentos à gravação acústica de 1964 e tranformou "The Sound Of Silence" num clássico do folk-rock.
Reencontrando-se com Garfunkel, Paul Simon entrou rapidamente em estúdio para gravar um novo álbum, desta vez com instrumentos elétricos e devidamente chamado "Sounds of Silence". Aproveitaram canções que Paul Simon vinha compondo de longa data e chegaram ao sucesso.
Entre seus hits históricos estão: "I Am A Rock", "Richard Cory", "America", "The Boxer", "Cecilia", entre tantas outras que não caberiam aqui. Contribuíram com diversas canções para a trilha sonora do filme "A Primeira Noite de um Homem" - The Graduate, em 1968, em especial "Mrs.Robinson", que representou o auge do sucesso da dupla.
Ao mesmo tempo, a relação entre Paul Simon & Arthur Garfunkel já estava vivenciando seus últimos dias. Seu último álbum, Bridge Over Troubled Water, de 1970, foi marcado por desavenças devido a diferenças artísticas entre ambos. A canção título foi um sucesso espetacular e a separação logo em seguida lamentada pelos fãs. Contudo, em meados dos anos de 1970, reataram a amizade e chegaram a colaborar mutuamente em músicas solo de cada um. Em 1981 reencontraram-se para um mega-concerto no Central Park de Nova York que foi assistido por cerca de 500.000 pessoas, rendendo um álbum duplo ao vivo.
THE CONCERT IN CENTRAL PARK
Um ano depois da morte de John Lennon, o povo de Nova York ainda sofria e lamentava. Aquela data ficou tão marcada para os americanos (e todos nós) como no dia que Kennedy ou Luther King também foram assassinados, ou como o 11 de setembro de 2001 - dia do maior atentado terrorista de toda a história. Mas naquele sábado, em novembro de 1981, Nova York estava novamente em êxtase.
O dia 19 de setembro de 1981, entraria para o mundo da música como um dia histórico. Em pleno pulmão de Nova York, mais precisamente no Central Park, mais de 500 mil pessoas juntavam-se para ver e ouvir PAUL SIMON e ART GARFUNKEL, numa reunião há muito desejada, após uma separação que durou vários anos.
500 mil pessoas... Para se ter uma do que isso representa, esse foi o número de pessoas que assistiu aos três dias do festival de woodstock, com todas aquelas estrelas! Dessa vez, eram apenas dois caras que conseguiram juntar essa multidão.
Aquela tarde e noite histórica ficou registrada e deu direito à edição em LP (vinil e cassete) e Videotape (cassete VHS). O CD só apareceria nos mais tarde.
Em "The Concert In Central Park", SIMON AND GARFUNKEL interpretam temas da sua carreira em conjunto e vários outros da carreira a solo de Paul Simon, com arranjos adequados à interpretação e sonoridade do grupo. Apenas um tema, da carreira a solo de Art Garfunkel, foi integrado neste espectáculo e incluído na edição em disco e video. No disco encontramos também algumas "covers", como é o caso de "Wake Up Little Susie", que se tornou no primeiro single extraído deste do álbum. A verdade, é que o álbum duplo é um desfile de sucessos, "todas" estão lá. "Mrs. Robinson", tema de abertura do show, e do álbum, e um dos mais emblemáticos e populares de todo o disco, ao lado de clássicos como: "Me And Julio Down By The Schoolyard", "Still Crazy After All These Years", "The Boxer", "The Sounds Of Silence", "Bridge Over Trouble Water" e outros tantos. "The Concert In Central Park" é ainda hoje um dos mais importantes e bem sucedidos álbuns ao vivo de todo o sempre. Amém!
01- Mrs. Robinson
02- Homeward Bound
03- America
04- Me and Julio Down by the Schoolyard
05- Scarborough Fair
06- April Come She Will
07- Wake Up Little Susie
08- Still Crazy After All These Years
09- American Tune
10- Late in the Evening
11- Slip Slidin' Away
12- A Heart in New York
13- Kodachrome/Maybellene
14- Bridge over Troubled Water
15- 50 Ways to Leave Your Lover
16- The Boxer
17- Old Friends
18- The 59th Street Bridge Song (Feelin' Groovy)
19- The Sounds of Silence

21 comentários:

Anônimo disse...

Matéria sensacional, de tirar o fôlego. Confesso que hoje não ouço mais a dupla como fazia antigamente, embora tenha quase tudo deles, inclusive da fase mais folk, que hoje passo ao largo, mas, realmente, o clássico "Bridge Over...", esse não me soa datado e ainda dando as minha orelhadas na bolachona. Grande matéria Edu, parabéns. Carlos Cesar

Edu disse...

Obrigado, meu amigo. Era para eu ter feito isso há muito tempo... desde 1981.............

LSelem disse...

Demais! Demais!!!

KRÜGER disse...

Mais um post digno de Oscar! Pena que tudo que é bom acaba logo. Abração Edu e obrigado pela homenagem.

Edu disse...

500 mil é a população do plano piloto...

Edu disse...

Curiosidades: sabem quem era o baterista? Steve Gadd, que no mesmo ano. em maio, foi baterista de Paul no "Tug Of War".

Edu disse...

Curiosidades 2: a canção "Richard Cory" de Paul Simon também foi gravada pelos Wings no discão "Wings Over America"

Cícero Venâncio disse...

PENA QUE ESSES CARAS, BRIGAVAM MUITO. ELES FORAM UMA DAS MELHORES DUPLA DO PLANETA!

Anônimo disse...

OBRIGADO!

Anônimo disse...

O Simon sempre foi um baixinho invocado! Qual não é? Né, Edu! Abração! Magic Alexxx.

João Carlos disse...

Assisti no Rio em 1982.Aquela noite ficou marcada prá sempre e quando ouvi LATE IN HE EVENIG (que então não conhecia)... Comprei os bolachões,agora tenho o CD e DVD.Paul Simon,sempre tive na conta de um gênio.

Edu disse...

É isso aí, João Carlos. Gênio! Abração pra todos!

Alysson disse...

Edu, tenho o DVD deste show. É antológico realmente. Eles se juntaram novamente nos 25 anos do Hall da Fama. Uma apresentação primorosa. São como água e óleo, mas sabe o que acontece quando se joga água em óleo fervente...

Vânia Junqueira disse...

Ainda tenho o LP simples, de Simon & Garfunkel, que minha Profª de português presenteou-me há milhas de anos atrás... Parece hoje...

Amei, amo e amarei.

Kisses,

Vania Junqueira.

Anônimo disse...

Valeu Edu, bela postagem, a um tempo não ouvia a dupla e ainda descobri algumas coisas que não sabia. Obrigado e um abraço.

Unknown disse...

Esses caras são bons!!!

Felipe Kroth disse...

Hey, cara. Muito legal o post!
Conheci Simon e Garfunkel pelo meu pai e ouvir eles, apesar de eu adorar também, sempre me lembra dele :D
Você não sabe onde posso encontrar a versão em vídeo do Concert in Central Park para download? Nem para comprar encontro mais e eu queria ter no computador!
Se tiver algum link e puder me passar, ficarei MUITO grato!
Valeu o/

Sidney jacobina disse...

A melhor dupla que ja existiu parabens pelo post!

paulo camilo disse...

Tem coisas na vida que são pra eternidadade, ficam nas nossas memorias e de toda a nossa geração, e isso vai pelos seculos afora, meus filhos amam, com certeza meus netos amarão..., meu caro Edu, tiveste uma bela idéia, parabens; eu fico uma semana vendo esse show sem vontade de dormir, sem cansar, a naturalidade musical deles é de tirar o folego, porque eles realmente cantam com a alma, é uma dádiva de Deus, que muitos cantores ou melhor a maioria hoje nem passa perto, porque naquele tempo tinha que ser bom, muito bom pra chegar lá, não é como essa onda de sertanejo que somos obrigados a escutar no nosso dia a dia.

Anônimo disse...

Amei a publicação. Adorei os detalhes. Há tempos não encontrava tanto e tão bem escrito sobre a dupla. Ouvi pela primeira vez em 83 qdo tinha 16 anos por meio de um namorado que era fã. Estávamos apaixonados e foi muito especial. Bjão Edu. Adorei. Claudia/Manaus

Pedro Paulo S. Alves disse...

Sou um admirador desta incrível dupla. A poesia e a sonoridade de suas canções são obras primas do universo pop. Parabéns pelo seu blog. Muito bom!