sábado, 5 de fevereiro de 2011

RETRÔ DO BAÚ - BUDDY HOLLY - A LENDA

Publicada originalmente em 7 de setembro de 2009
Charles Hardin Holley, Buddy Holly nasceu em Lubbock, no Texas em 7 de Setembro de 1936 e morreu perto de Mason City, em 3 de Fevereiro de 1959. Buddy Holly, foi um dos precursores do Rock and Roll. O brevíssimo trabalho musical de Holly é considerado uma das maiores influências da história do rock. Depois do lançamento de muitas músicas de sucesso, em Março de 1958, ele e os Crickets fizeram uma turnê na Inglaterra. Na platéia havia dois adolescentes que futuramente entrariam para a história do rock, Paul McCartney, que depois citou Holly como uma de suas principais influências (o nome The Beatles, foi escolhido boa parte, em função do nome da banda de Holly, The Crickets), o outro era Mick Jagger que também recebeu forte influência musical de Holly, tanto que um dos primeiros sucessos de sua banda, os Rolling Stones foi uma versão de "Not Fade Away", e até hoje eles a tocam em suas apresentações . O estilo pessoal de Holly, mais controlado e cerebral que Elvis Presley e mais jovial e inovador que os astros western de sua época, teve uma influência na cultura jovem nos dois lados do Atlantico por décadas, refletindo particulamente na música New Wave, movimento de artistas como Elvis Costello e Marshall Crenshaw, e também em bandas anteriores, como The Byrds e The Turtles. Depois de uma performace no dia 2 de Fevereiro no Surf Ballroom em Clear Lake, Iowa, o pequeno avião Beechcraft Bonanza, no qual viajava com mais Ritchie Valens e J.P. Richardson, entrou em uma tempestade de neve cega e bateu no milharal de Albet Juhl, algumas milhas depois, às 1:05 da manhã. A batida matou todos. A morte de Buddy Holly inspirou o cantor Don McLean a criar uma popular música de 1971, chamada "American Pie", e imortalizou o dia 3 de Fevereiro como o dia que o rock morreu. Serviços de funeral foram requisitados na Igreja Batista em Lubbock, Texas, e Buddy Holly foi enterrado no cemitério de Lubbock.Os Beatles beberam muita água dessa fonte. Todos os direitos das canções de Holly pertencem a Sir Paul Mccartney. Em homenagem a Buddy Holly, você confere o trailer do filme "Maybe Baby" estrelado pelo Dr. House e trilha espetacular e fantástica de Paul McCartney. Valeu! Abração!

3 comentários:

Valdir Junior disse...

Edu !!!!
Paul nos soundchecks da Up and Coming Tour 2010 tocava Its So Easy do Buddy !!!
A ligação de Buddy com os Beatles é forte , basta lembrar que a primeira musica gravada por John,Paul e George é : That´ll Be The Day naquele famoso acetato em 1958, Paul tambem produziu um documentario sobre a vida de Buddy em resposta ao filme de 1978 estrelado por Gary Busy que não contavam bem a historia dele ( Lá fora já saio até em DVD este documantario , aqui ?? claro que não !!).
O John tambem copiou o estilo de cantar de Buddy na musica Dear Yoko do disco Double Fantasy e no novo Double Fantasy/Stripped Down logo no começo de Starting Over ele oferece a musica a Buddy entre outros . sem falar que antes dos oculos redondos John usava um bem ao estilo de Buddy ( tem bastante fotos dele assim por aí )e não é preciso mencionar as musicas de Buddy que John gravou no Lp Rock N Roll
Um Abarço e Hare Krishna !!!!

João Carlos disse...

Buddy Holly,Macca e essa linda atriz.Melhor que ótimo.E o nome desse filme em português ?

Barão Ricardo Lhkz disse...

Caro Edu, seu blog foi um ótimo achado! Excelente o artigo sobre Buffy Holly. Também escrevi um em meu blog, veja:
http://baraolhkz.blogspot.com/2011/03/buddy-holly-e-herbert-vianna.html
Um abraço do Barão!