quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

ETHAN RUSSEL - FOTÓGRAFO DOS BEATLES, DOS STONES E THE WHO. É MOLE?


Ethan Russell é um renomado fotógrafo e diretor. Ele também é um premiado designer e autor de dois livros, Dear Mr. Fantasy (Houghton Mifflin, 1985) e o recém-publicado Let It Bleed: The Rolling Stones 1969 EUA Tour (Rhino Entertainment, 2007).

Em 1968, Ethan Russell era um jovem americano com uma câmera Nikon em Londres e que aspirava tornar-se um escritor. Alguns anos mais tarde, ele foi um dos fotógrafos de rock mais importante do mundo. Ele é o único fotógrafo a ter feito capas de álbuns dos Beatles, Rolling Stones e The Who. Em 1978, estendeu o trabalho que vinha fazendo como fotógrafo em cinema e vídeo, tornando-se um dos pioneiros do vídeo-clipe. Na década de 1990, tornou-se ativo no campo da mídia interativa, servindo como diretor de criação de uma empresa especializada na entrega de desktops de vídeos interativos.
Hoje ele continua a trabalhar em todos os aspectos da sua carreira, incluindo a fotografia, a escrita cinematográfica e de produção. Ele vive em Marin, na Califórnia com sua esposa, o enteado e filho.

Ethan Russell é o único fotógrafo do rock que produziu capas dos Beatles, Rolling Stones e The Who. De todas as fotos tiradas de ícones do rock ao longo dos anos, no entanto, apenas uma enfeita sua casa na Califórnia. É a de John Lennon, agachado e concentrado, ouvindo uma gravação do "White Album", dos Beatles.

"Se houvesse um que você tivesse que destacar, seria Lennon", disse Russell à Reuters antes da abertura de sua primeira exposição européia na Blink Gallery, de Londres, na sexta-feira. "Ele é amado por sua integridade como artista. Acho que isso importa."

O fotógrafo também se lembra de captar a animosidade entre os integrantes da banda pouco antes do fim do grupo.
"Fiz a última sessão de fotos dos Beatles. Eles pareciam bem bravos uns com os outros, em particular Paul. Não disse para eles o que fazer. Como resultado, o que você vê é o que estava se passando."
"Você vê que aquele não era mais um grupo feliz e que estavam se desintegrando”.

 
O fotógrafo de 59 anos disse que, diferentemente da música industrial que domina as paradas de sucesso atuais, as estrelas dos anos 1960 fizeram a música durar.

Os Rolling Stones levaram Russell em duas turnês do grupo. Uma das fotos mostra Mick Jagger fazendo careta antes de ser maquiado.
Nascido em Nova York e criado em San Francisco, Russell mudou-se para a Inglaterra nos anos 1960. O momento foi perfeito. As sessões de fotos com Jagger, Lennon e companhia, marcariam sua carreira pelo resto da vida.

Para Pete Townshend, do The Who, as fotos de Russell tiradas em um ensaio do grupo podiam ir direto para a National Gallery. "Ethan é o olho civilizado para uma forma de arte não-civilizada: o rock-n-roll", resumiu o músico.

5 comentários:

Leonardo Polaro disse...

Tenho o bolachão desta capa triste, compacto Hey Jude/Revolution....É notório o desapego entre eles...

João Carlos disse...

Lennon em uma de suas últimas entrevistas estava vibrando por ter reencontrado ele.Lembro bem disso.

Publicação Q? disse...

Por 10€ por ano o que pode fazer?
Pode simplesmente inserir um banner no nosso site.

www.publicacaoq.com

Visite-nos ainda hoje!!!

Anônimo disse...

Edu, a foto que aparece acima da foto do Townshend é do Keith Richards, certo ?
Abraço,
carlos cesar

Edu disse...

Isso mesmo! Abração!