sábado, 5 de fevereiro de 2011

ESPECIAL DIRE STRAITS - OS REIS DO SWING


Mark Knopfler (nascido em 12 de Agosto de 1949 em Glasgow, Escócia) é um virtuoso guitarrista, cantor e compositor. Considerado por muitos um gênio da guitarra, é bastante idolatrado principalmente pelo seu estilo alternativo de tocar. É mais conhecido pelo seu trabalho com o Dire Straits, que liderou de 1978 até 1994, do que pela sua carreira solo, embora continue a dar concertos por todo o mundo e esgote consecutivamente salas de espetáculos históricas como o Royal Albert Hall de Londres. Paralelamente, lançou álbuns solo, o primeiro foi Golden Heart de 1996, poucas cópias dele em CD foram produzidas, sendo, hoje, raríssimas. Escreveu também algumas trilhas sonoras e criou ainda uma outra banda: The Notting Hillbillies. Participou também no trabalho de outros artistas, como Bob Dylan, Eric Clapton e B. B. King, e produziu álbuns para Tina Turner, Randy Newman e, novamente, Dylan. Ao longo da sua carreira, fez mais de quatrocentos concertos em mais de trinta países, além de ser considerado um dos melhores guitarristas e compositores de todos os tempos. Apesar de canhoto, ele toca como destro, e de uma forma totalmente inovadora: toca com o polegar, sem o uso de palhetas.Resultado de imagem para Dire Straits
O Dire Straits foi uma banda de rock britânica formada em 1977 por Mark Knopfler (guitarra e vocais), seu irmão David Knopfler (guitarra), John Illsley (baixo) e Pick Withers (bateria). Embora formada em uma época em que o punk rock reinava absoluto, decidiram lidar com as convenções do rock clássico, firmando-se em uma sonoridade mais leve, que agradou ao público cansado do som superproduzido do rock dos anos 70. Não tardou para que a banda se tornasse conhecida mundialmente, ganhando o status de disco de platina logo em seu primeiro álbum. Mesmo com "pouco" tempo de banda e apenas 5 álbuns de estúdio, a banda ultrapassou a marca de 100 milhões de discos vendidos mundialmente.
Entre suas canções mais conhecidas estão "Sultans of Swing", "Lady Writer", "Romeo and Juliet", "Private Investigations", "So Far Away", "Money for Nothing", "Walk of Life", "Your Latest Trick" e "Brothers in Arms". O Dire Straits gravou e lançou seu primeiro e auto-intitulado álbum em 1978 embora a banda tenha sido criada em 1977. Fez sucesso inicialmente no Reino Unido, para depois se espalhar pelo resto da Europa e então Estados Unidos. O single Sultans of Swing alcançou as paradas britânicas. O segundo álbum Communiqué foi lançado no ano seguinte. A formação da banda mudou ao longo dos anos, restando somente Mark Knopfler e John Illsley como remanescentes da formação inicial.
Em 1980 a banda lançou seu terceiro álbum, Making Movies, marcando o início de arranjos mais complexos e produções que continuariam parecidas até o final do grupo, nos anos 1990. Contendo Romeo and Juliet, que se tornou um dos maiores hits da banda, o álbum também marcou a saída de David Knopfler enquanto sua produção ainda estava em progresso. O músico foi substituído por Sid McGinnis. Making Movies ainda contava com o tecladista Roy Bittan e foi produzido por Jimmy Iovine. O tecladista Alan Clark e o guitarrista Hal Lindes se uniram à banda no quarto álbum, Love Over Gold, lançado em 1982 e primeiro álbum da banda produzido por Mark Knopfler. Logo após o lançamento, o baterista Pick Withers deixou a banda para uma nova carreira no jazz. Seu substituto foi Terry Williams, anteriormente no Rockpile. Em 1983 foi lançado um EP contendo a canção Twisting by the Pool, sendo seguido pelo álbum ao vivo duplo Alchemy: Dire Straits Live, no ano seguinte. O álbum Brothers in Arms foi lançado em 1985 tornando se, até então, o disco mais vendido do Reino Unido em todos os tempos. Alcançou também o topo das paradas em dezenas de países mundo afora, incluindo o Brasil. Foi origem de vários singles de sucesso, como o hit número 1 nos Estados Unidos Money for Nothing, que foi também o primeiro videoclipe apresentado na MTV do Reino Unido. Houve mudanças na formação da banda, com a adição do segundo tecladista Guy Fletcher e a saída de Hal Lindes durante as gravações, tendo sido substituído por Jack Sonni. Apesar disso Hal permaneceu como membro oficial da banda até o lançamento do álbum. Além disso, Terry Williams tornou-se baterista. O sucesso comercial do disco foi ajudado pelo facto de ter sido um dos primeiros álbuns completamente gravado e produzido no então novo formato CD, levando aos admiradores da nova tecnologia a venerarem o álbum. A turnê mundial da banda de 1985-1986 foi um sucesso fenomenal. Após tocar várias vezes no Wembley Arena, a banda também participou em 13 de julho de 1985 do Live Aid, tocando Money for Nothing com a participação nos vocais de Sting. A turnê terminou no Entertainment Centre em Sydney. O sucesso do disco e a participação no Live Aid tornaram o Dire Straits a banda que mais vendeu em meados da década de 1980. Em 1986, após o final da turnê de suporte ao álbum Brothers in Arms, a banda estendeu-se fora da mídia e Mark Knopfler concentrou-se em projetos solo, além de trilhas sonoras. O grupo reuniu-se novamente para o concerto de aniversário de 70 anos de Nelson Mandela em 1988, que contou com outras grandes participações como o Bee Gees, Phil Collins, Eric Clapton entre outros. No mesmo ano Terry Williams deixou a banda.

Após Knopfler ter trabalhado e participado de turnê com o Notting Hillbillies, o Dire Straits reuniu-se em 1990. O resultado foi o último álbum de estúdio da banda, On Every Street (1991), com sucesso e críticas moderadas. A turnê mundial de 1991-1992 não foi tão bem sucedida quanto a anterior. Em 1993 foi lançado o álbum ao vivo On the Night, documentando a turnê. Seguindo o lançamento de Live at the BBC, uma coleção de gravações ao vivo de seus anos anteriores, a banda terminou sem alardes em 1994, após Knopfler expressar não querer mais grandes turnês, partindo para um trabalho em tempo integral em material solo e trilhas sonoras de filmes, enquanto os outros integrantes partiram para carreiras distintas.
Resultado de imagem para Dire Straits money for nothing
Money for nothin' and chicks for free

O vídeo da canção "Money For Nothing" foi o primeiro a ser exibido pela MTV européia e o mais exibido pela MTV americana até os dias de hoje. A banda se chamava inicialmente Cafe Racers. Ao observar as condições precárias do grupo, um amigo do então baterista Pick Withers fez uma piada sugerindo que a banda deveria se chamar "Dire Straits", que em inglês é uma gíria usada para designar algo ou alguém em situação financeira muito ruim. A sugestão foi aceita com bom humor pelos integrantes que adotaram o nome dali para a frente. O nome soa um tanto irônico hoje em dia visto que o Dire Straits se tornou uma das mais rentáveis e bem sucedidas bandas da história da música, e seu líder, Mark Knopfler, entre os artistas mais ricos do mundo. O grupo foi em 1985 um dos grandes responsáveis pela divulgação e disseminação do então novo e revolucionário formato de audio digital, o compact disc. A Philips criadora do CD era patrocinadora da mega-turnê da banda naquele ano e usou o grande sucesso comercial do disco Brothers in arms para alavancar a popularidade do novo formato. Brothers in Arms foi um dos primeiros discos a ser inteiramente gravado pelo sistema digital e o primeiro CD da história a vender 10 milhões de cópias. Dizia-se na época que existiam mais CDs do Dire Straits que players para tocá-los.

12 comentários:

Edu disse...

Rock sem frescura!!! Bom pra cacete e eu adoro! Nunca esquecerei a importância que essas músicas tiveram em minha vida. Abração pra todos!

LSelem disse...

O cara é gênio!! Simplesmente fantástico... já vi ao vivo e é de babar!!!

Victor disse...

Valeu Edu !! Sou fanatico por Beatles e Dire Straits desde criança. Obrigado pela consideração!

João Carlos disse...

Mark Knopfler é realmente genial.Comprei alguns solos dele mas parece que depois da banda ele vem radicalizando para folk music.

Anônimo disse...

roch faz bem pra alma e pro coraçao!eu adoro beatles e dire streets de paixao!abraçao,edu!amei!

Anônimo disse...

I'm amazed, I must say. Rarely do I come across a blog that's both educative and engaging, and let me tell
you, you have hit the nail on the head. The problem is
something that not enough people are speaking intelligently about.
I am very happy I came across this in my search for something relating to this.


Look at my web page :: videos von youtube downloaden

Anônimo disse...

To effectively play and win best prices, player
must understand play principals first. However, playing it online has now increased your chances
of winning. It features an interesting game
play and it provides benefits at every stage of the game.



Feel free to visit my web page Spiele spielen

Anônimo disse...

Link eхchange is nothing else howeνer іt is ѕіmply placing
the other persοn's weblog link on your page at proper place and other person will also do similar in favor of you.

My site; relevant web page

Anônimo disse...

I love what you guys are usually up too. This sort of clever work and
reporting! Keep up the very good works guys I've included you guys to blogroll.

Stop by my web-site :: free games at roblox developer tools

Anônimo disse...

While it is one thing to have a social media profile on an online community like Deviant - ART, it is a whole other thing
entirely to have fitted it with an effective SEO strategy.
The objective is to arrange your passions as carefully
as possible with your online promotion company. Content, keywords and
link building are some of the factors using which Search Engine
Optimization services are taken care of. The main aim of SEO is to
get search engines positioning a certain website well in results for specific keywords.
It's so important because once customers begin seeking your product or service you will want to have favorable words making your search results optimized. Meta Name and Meta Description Tags are two of the important ones. Instead, the developer should concentrate on the functions mentioned in this article first, as they are the basis for further extension of the Word - Press header file. Having realized that it is practically not possible to combat with SEO Next in terms of services and offerings at this point of time, rivals have started thinking of an easier alternative of being successful in their mission. Configure You - Tube settings by changing the default settings to your preferred and secure preferences. Also make sure that the articles are of high quality as it is the key to get better rankings on search engines and more profits. So, most move slowly when deciding on who becomes the company's SEO.
If your website deals with certain products or services,
then conduct a proper research on these and then form your SEO content.
Let us assume that at this point you have 6 keywords.
An SEO strategy should combine a number of elements that work together to get results for you.
In this article, I will show you the best Word - Press SEO plugins you need to use in order to boost your search engine rankings and get more traffic to
your blog. Why. The World Wide Web is an incredible source of customers and potential revenue for all types of businesses and
companies in all niches. SEO content is a huge deal in today's online oriented business world. And make the work flow smoothly, using good grammar at all times. Never post a half edited article, and never settle for less than your best.

my site :: ppc seo advertising

Anônimo disse...

Pop the battery ribbon connector out and remove the battery, again held in with a dab of glue.
Hold your device on end to locate two small screws on either side of the dock.

Mobile computing is continuously getting better with best performance, smarter processors, light
weight and handy designs, but as we all know, the main power of the mobile computing device (weather it is laptop, mobile, PDA or e-book
reader) resides in it's battery capacity.

Review my page Recommended Studying

Anônimo disse...

Hello, of course this paragraph is truly nice and I have learned lot of
things from it regarding blogging. thanks.


http://www.arcemu.org/wiki/User:AlishaWar

Also visit my webpage :: weight loss