quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

BANDAS INESQUECÍVEIS - DAVID GATES & BREAD

Se você é quarentão, ou cinquentão, daquele tipo saudosista, que gostava de "rock-soft" dos anos 70, com baladas lindas recheadas de solos de guitarra, com certeza você deve se lembrar do "BREAD" - banda criada pelo grande David Gates.
David Gates nasceu em Tulsa, Oklahoma, em 11 de Dezembro de 1940. Ele e Robb Royer (um dos co-fundadores do Bread) são os únicos integrantes da formação original que ainda estão vivos. Principal compositor, cantor e tecladista do Bread, Gates sempre esteve rodeado pela música. Multi-instrumentista, também é excelente pianista, baixista e guitarrista. Em 1957, seu primeiro êxito, Jo-Baby, foi registrado por Chuck Berry. David a escreveu para sua namorada Jo Rita, com quem casou e teve dois filhos.
Em 1961, mudou-se com a família para Los Angeles, iniciando uma carreira como compositor e produtor. Nos anos 60 colaborou com Elvis Presley, Bobby Darin, Merle Haggard e produziu em 1965 o hit de Glenn Yarborough, Baby, The Rain Must Fall. Em 1968, criou a banda que chegaria ao topo das paradas de sucesso em todo o mundo: Bread. Do grupo faziam parte ainda James (Jimmy) Griffin (10 de agosto de 1943 – 11 de janeiro de 2005), Robb Royer ( 6 de dezembro de 1942), mais tarde o baterista Michael Botts (ou Mike Botts - 8 de dezembro de 1944 - 9 de dezembro de 2005), e o tecladista Larry Knechtel (4 de agosto de 1940 - 20 de agosto de 2009).
O primeiro single da banda, "Make It With You", alcançou o primeiro lugar da parada norte-americana da Billboard, em 1970. O sucesso inesperado com o álbum "Bread", de 1969, fez com que a banda começasse a realizar apresentações ao vivo pelos Estados Unidos. E começou o desfile de sucessos! O soft-rock de fácil assimilação conquistou as paradas mundias (inclusive o Brasil), com destaque para "If", "Everything I Own", "Baby I'm A Want You", "Guitar Man", "Infringement" e "Aubrey". Ao mesmo tempo, criou-se um choque de egos entre seus componentes Gates e Griffin. A banda iria acabar em 1973. Três anos mais tarde, reencontraram-se para lançarem um último trabalho, "Lost Without Your Love", também bem recebido pela crítica e público.
David Gates lançou seus próprios álbuns, First e Never Let Her Go, em 1975, Goodbye Girl, em 1978, Falling In Love Again, em 1980, Take Me Now, em 1981, e Love Is Always Seventeen, em 1995. Várias de suas cançoes foram gravadas por artistas como Julio Iglesias e Boy George. Everything I Own é uma homenagem a seu pai que foi a sua maior influência e principal incentivador. Além do Culture Club, também foi gravada por The Kendalls & Joe Stempley de Nashvile.
Sua incrível habilidade e versatilidade como compositor o levou por vários gêneros musicais. David Gates continua a escrever e produzir no estúdio de gravação que possui em sua fazenda na Califórnia. Mas hoje, sua carreira é totalmente direcionada para a música country. Um dos seus grandes sucessos após deixar o Bread foi Take me Now, além de Goodbye Girl, que deu o Oscar de melhor ator para Richard Dreyfuss, em filme homônimo.

23 comentários:

João Carlos disse...

Pois é mestre EDU.Em compilações sempre se sente falta de "uma".No caso do Bread,de várias.CLOUDS,GAME OF MAGIC,DAUGHTER DREAM LADY.Das que lembro agora.Aliás,foi o caso de Bangla Desh e Beware of Darkness no Let It Roll de Harrison.Parabéns pelo post.Bread é fundamental.

Marco disse...

Fantástica abertura do blog, Edu. A evolução do seu PowerPainting.
Melhor a cada dia. Se algum dia ele for pra tela, eu compro.
Um abração, old friend.
Marco.

cícero venâncio disse...

Esta é uma das boas Bandas que em 1974 faziam independente de gênero ou estilo musical músicas para nós jovens da época. Coerência musical, harmonia musical, sentimento e principalmente capacidade criadora por vezes passavam quase despercebidas, mas hoje são totalmente perceptíveis e tangíveis em apenas uma das composições, e são muitas delas... A partir já do final da década de 70 os sinônimos declarados anteriormente se tornaram raros ou escassos, e infelizmente no principal deles, a criação

Edu disse...

Pois é, JC. Coletâneas sempre têm esse problema, até porque é impossível agradar a todos. Marcão: obrigado, mas não esqueci: além de 4 mil reais, você me deve duas coisas! Cícero: quem escreveu esse comentário para vc??? Abração a todos!

KRÜGER disse...

Putz... lembrei daquele cd véi sujo q a gente comprou num sebo la no Conjunto.

Reverson disse...

João Carlos disse...
Pois é mestre EDU.Em compilações sempre se sente falta de "uma" ...


Pois é ... ainda tem 'Didn't even know','Friends and Lovers','London Bridge' e umas das minhas favoritas pra tocar no violão , 'Make it by yourself'

Welinton disse...

Como um dos admiradores dessa banda maravilhosa, gostaria de saber sobre o excelente guitarra solo que fica ao fundo, nos vídeos da banda e nunca se fala dele e nem aparece o seu rosto. Alguém poderia dizer quem seja? obrigado.

Anônimo disse...

Excelente post, exceto pelo tamanho destaque para o Gates, sendo que o Griffin era tão bom quanto ou melhor!

Abrçs.

Anônimo disse...

O Bread e uma banda da qual sou fã...

Unknown disse...

Pena que a banda não existe mais. Agora só lembransas... do que um dia foi bom!
Com respeito e admiração a banda BREAD.

Anônimo disse...

BREAD ( SUA MUSICAS FAZ PARTE DO MEU DIA A DIA

Anônimo disse...

Bread !!!essa banda faz parte da minha vida de lembranças maravilhosas como meu pai , que já se foi mas a cada um dos refrões da música ou um dos maravilhosos solos eu o vejo tocando seu violão mais uma vez sobre meus olhos !!!! Emocionante!!!!!

Brunno Nunes disse...

Bread é uma banda daquelas que são inesquecíveis! Sempre agradável, a qualquer hora!
Deixo aqui minha singela homenagem a essa banda que tem o meu respeito e admiração!

https://m.youtube.com/watch?v=t50fghXg-YM

Unknown disse...

Em nenhuma copilação do Bread, vc encontra uma das músicas mais belas da ban-
da, que foi interpretada pêlo James Griffin: Make It By Yourself, presente so-
mente no disco Guitar Man. Na minha opinião pessoal, essa é a música mais in-
justiçada do Bread em toda sua história

Unknown disse...

Não e dá minha época mas...tocou meu coração com as lindas canções e melodias armoniosas. Pena que acabou!
Mas ficará nas lembranças de cada um...

Jonah disse...

David Gates and Bread? Acho que não. O nome da banda era Bread e ela foi David Gates, mas James Griffin não apenas "fazia parte" da banda. Ele dividia as composições com Gates. E as músicas da banda dividem os fãs até hoje Muitos preferem o estilo menos meloso de Griffin e seu maior alcance vocal.
O título do tópico soa como se Bread fosse uma banda que acompanhava Gates. O que não é verdade. Esta denominação só existiu após a saída de Griffin da banda em 78, por causa de problemas dele com drogas e álcool.
Espertamente Gates tentou se apropriar do nome da banda, o que levou a um processo duro na justiça, já que Griffin também era dono do nome.
De todo modo Bread foi uma grande banda de Soft Rock, uma das primeiras que curti na vida.
Infelizmente a gravadora Electra sempre deu mais destaque às músicas cantadas por Gates, deixando a maravilhosa voz de Griffin e seu talento em segundo plano. O que também criou tensões dentro da banda.
R.I.P. James Griffin.

Unknown disse...

O Bread para mim,foi a mais importante Banda de Soft Rock de todos os tempos!!!
Suas canções são fartas das mais lindas harmonias e melodias que compositores como David Gates e as feras com quem trabalhou em seus projetos.Não posso deixar de citar o nome de Larry Knechtel,que participou maravilhosamente da gravação do solo de Guitar Man e,que infelizmente nos deixou em 2009.Been To Long On The Road é uma das músicas que quando ouço,viajo...

Abraços a todos que curtiram e curtem o Bread,para alegria de nossas Almas
Waldir Malinowicz

Unknown disse...

IF uma das melhores musicas do Bread

Unknown disse...

David Gates para mim que ouvi ainda garoto nos anos 70 , é um gênio da música americana.

Winner disse...

Olá sou Washington Vale, como todo Rokeiro de 40,50, 60 anos, sabe apreciar boa música.O que tenho a dizer é que BREAD trafega tranquilo entre outras bandas de curto por entender e respeitar muito o trabalhos dos caras.
Quanto a essa briguinha da gravadora, não tem essa de GATES AND BREAD, pra mim tudo é BREAD.
Parabens ao idealizador do Blog.

wizzard disse...

Uma das melhores bandas de semore. " If" e " Everything i own" são duas fabulosas baladas. David Gates tem uma voz incrivelmente doce e a solo teve uma canção espetacular: " Clouds"

Unknown disse...

Parabéns pelo texto....jimmy griffin era MONSTRO.

Love Bread disse...

Bread é uma das melhores bandas que já existiu com um grande número de canções
maravilhosas, inesquecíveis, que não envelhecerão nunca.