sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

SUZI QUATRO - MISS ROCK AND ROLL

Publicada originalmente em 22/12/2009Susan Kay Quatrocchio nasceu em 3 de Junho de 1950 em Detroit, Michigan. Filha de um músico de jazz, desde pequena já se mostrava fascinada por música. Em 1964, formou sua primeira banda, que contava com sua irmã na formação. Suzi Soul And The Pleasure Seekers era o orgulho da família, apesar de todos não levarem muito a sério aquela história de banda feminina. A banda realmente não rendeu. Em 1971, Suzi já era uma contrabaixista conceituada na cidade, e além de cantar e tocar muito bem, era deslumbrante... Durante uma apresentação ela foi notada por Mickie Most que resolveu ajudar a jovem musicista. Ele a levou para a Inglaterra, visando gravar algumas músicas pelo selo Rak records, do qual ele era responsável. A banda dela consistia em Britons Alastair McKenzie (keyboards), Dave Neal (drums) e Len Tuck (guitar, que no futuro se casaria com ela). Suzi tinha um visual incrível e chamava a atenção enquanto o glitter rock surgia. O single “Can the Can” fez um enorme sucesso e tornou a musicista bastante conhecida no Reino Unido. "48 Crash", "Daytona Demon" and "Devil Gate Drive" viriam depois e também se tornariam sucesso. A carreira de Suzi nos 70 foi marcada pela incríveis versões que ela fazia de clássicos de Little Richard e Elvis Presley, entre outros... Além dos covers ela lançou os álbuns "Suzi Quatro" (1973), "Quatro" (1974), "Your Mama Won't Like Me" (1975), "Aggro-Phobia" (1977), "If You Knew Suzi" (1978), "Suzi And Other Four Letter Words" (1979). Nos anos 80, Suzi se manteve do prestígio adquirido nos anos 70. No início da década a música “American Lady” ainda foi muito executada nas rádios e rendeu bons frutos. A entrada da década de 80 trouxe o fim da parceria com a Rak Records. Apesar de ficar meio esquecida ela ainda lançou mais três discos nos anos 80: "Rock Hard" (1981), "Main Attraction" (Polydor, 1983), "Rock 'Til Ya Drop" (Biff, 1988). Em 91 ela ainda apareceria com o disco “Oh, Suzi Q” que não trouxe uma grande perspectiva. A cantora percebeu que não havia mais público no cenário, infelizmente. O trabalho de Suzi hoje é lembrado através das milhares de coletâneas lançadas no mercado. Poucos aqui no Brasil sabem da importância que esta linda baixista teve para o rock n´roll. Seu último álbum, de 2006 “Back To The Drive” é puro rock and roll.
Para terminar, a gente confere a garota Rock And Roll e o sucesso "If You Can't Give Me Love" Abração! Valeu!

4 comentários:

Anônimo disse...

É sempre bom ver uma mulherzinha no meio de tanto barbudão! Zé Lesbão.

Edu disse...

Suzi era um espetáculo! Uma gatinha segurando um baixão enorme. Eu era louco por ela. E ainda sou! Tenho vários discos e a lembrança de uma menina linda que cantava Rock and Roll! Nunca vou esquecer! Nunca!

Anônimo disse...

Edu, você me remeteu, de cabeça, a uma das melhores fases da minha vida. Obrigado, boss. Abraço, Carlos Cesar

João Carlos disse...

Lembro quando a conhecemos em 74.Foi fascínio geral.Além do talento e beleza ela tinha atitude.E por onde ela anda ? O que tem feito ?
PS: Tens alguma foto atual dela ?