domingo, 23 de janeiro de 2011

SUPERBANDAS INESQUECÍVEIS - CHEAP TRICK

Cheap Trick há muitos anos era (e ainda é) uma das minhas bandas preferidas de hard rock e power pop. Como hoje é aniversário do cantor, compositor e guitarrista Robin Zander, finalmente resolvi fazer uma homenagem a eles. Zander completa hoje 58 anos – mais de 40 de Rock And Roll.
O Cheap Trick surgiu em Illinois em 1973. A idéia de montar a banda veio de um estranho guitarrista chamado Rick Nielsen. Desde criança, Nielsen sempre foi o um cara “esquisito”. Usava roupas exóticas e tinha a mania de inventar coisas. Colecionava guitarras, e algumas pareciam vindas de outro planeta. Ele era fã de bandas igualmente esquisitas como o Family. Quando a idéia do Cheap Trick surgiu, ele convidou o talentoso baixista Tom Petterson para tocar. Mais tarde viria Robin Zander, que seria o frontman da banda. Eles começaram a tocar pelos clubes da cidade, com públicos que variavam muito. Não se importavam, e tocavam para dez pessoas da mesma forma que tocariam para mil.
Em 74, eles começaram a fazer shows com bandas que estavam em ascensão como Kiss e Journey. Após muita insistência de Rick, o conceituado produtor Jack Douglas deu a oportunidade a banda para gravar seu primeiro álbum.
Em 1977, debutava na América o rock n’roll alegre e inocente do Cheap Trick. Músicas como “Hot Love” e “Oh, Candy” conquistaram os jovens americanos. Robin Zander disputava a coroa de Sex Symbol do rock "n" roll setentista. Para não perder o momento, no mesmo ano o Cheap Trick soltou “In Color”, que foi gravado no estúdio de Tom Werman.
“Heaven Tonight” saiu em 78, e a banda já tinham um certo status. Seus albuns já eram sucesso em todo o mundo, menos no Brasil, onde a banda foi muito muito mal divulgada. O Hit “Surrender” ecoava nas rádios e foram parar no Japão, de onde saiu o registro “Live At Budokan”. O multi-platinado álbum é sucesso até hoje na terra do sol nascente.
O Cheap Trick era endeusado na América, mas a entrada dos anos 80 não trouxe sorte para eles. “All Shook up” foi produzido por George Martin, e apesar de ser um bom álbum, não satisfez as expectativas. O Baixista Jim Petterson se sentindo frustrado, resolve deixar a banda. Jon Brant fica com a vaga.


Os anos 80 foram tão negros, que o Cheap Trick se rendeu ao comercialismo e se tornou uma banda pop. Começaram a fazer trilhas sonoras para filmes que não emplacavam e albuns que não empolgavam. “One on One”, “Next position Please”, “Standing on the Edge” (Com o produtor Jack Douglas outra vez) e “Doctor”, foram os fracassos que se seguiram na década de 80. A cada álbum ficava notória a queda em direção ao buraco negro que o Cheap Trick trilhava.
Em 1988, anunciam o retorno de Tom Petterson, como o salvador da pátria. Com muito estardalhaço, eles gravam o álbum “Lap of Luxury”, que tinha confecção em 3D, com a produção de Ritchie Zito. O resultado foi positivo, a balada “The Flame” entra nas paradas e devolve um pouco de dignidade à banda.
“Busted” é editado em 1990 e violentamente criticado. Voltam a fazer shows em pequenos clubes. Parecia que pior do que estava a situação não poderia ficar, mas ficou... Após um período de três anos sem lançar nada, onde apenas um “Greatest Hits” foi editado, sai “Woke Up With a Monster” (1994). Neste disco o Cheap Trick chega ao fundo do poço. O álbum é execrado e ridicularizado pela mídia que considerava a banda um Dinossauro que se recusava a ser extinto.
Se preparavam para mais uma investida em estúdio, quando foi oferecida a ajuda de Billy Corgan (Smashing Pumpkins), outro músico de Illinois. Nesta época, a gravadora relançou vários de seus álbuns para reativar a memória do público que parecia cada vez mais indiferente à banda. A coisa funcionou e o Cheap Trick, para alegria de milhões de fãs, não parou mais.
Em 2009, acompanhados por uma orquestra de 40 músicos, gravaram um CD e DVD ao vivo SGT. PEPPER LIVE. Aclamado pela crítica e que agora você baixa aqui, no nosso blog preferido.
http://www.4shared.com/file/GJD-qc9C/CT_SPL_obaudoedublogspotcom.html

5 comentários:

João Carlos disse...

Engraçado Edu, eu agora vou ouvir essa banda de fato.É que naquela época se falava dela (pessoas,revistas etc) mas se tocava pouco ou nada!

Eduardo disse...

Olá xará. Comecei a escutar eles nos anos 80 quando eram pop. Foi na TV Cultura quando passou os clipes "If You Want My Love" e "She's Tight" no programa Som Pop. A partir disso comprei o álbum em vinil "On on One".

Só fui conhecer o lado roqueiro deles quando estava no exterior, já na época dos CDs, comprei o Live at Budokan 1 e 2 e um box especial.

O João Gordo é um grande fã deles, na época que ele estava na MTV costumava tocar "Surrender".
Tive uma grata surpresa de ver eles tocando "Surrender" no filme "A creche do papai" (Daddy Day Care) do Eddie Murphy, numa festinha para arrecadar fundos a fim de salvar a creche.

Este ano em junho eles estarão tocando no Download Festival, na Inglaterra, é um grande festival de lá que um dia já se chamou Monsters of Rock. Estarão no mesmo palco do Alice Cooper e Twisted Sister.

Um sonho era assistir eles no Brasil, seria difícil, talvez através de um crowdfunding, aquelas ações coletivas de fãs que financiam a vinda de uma banda, como por exemplo dos sites queremos.com.br showzasso.com mobsocial.com.br O difícil é arregimentar o número suficiente de fãs, visto que ninguém conhece a banda mas já ouviu alguma música deles.

fre disse...

oi, meu nome é Driele e tenho somente 15 anos. Conheci a banda a pouco tempo e já estou apaixonada. Adoro músicas dos anos 70, que na minha opinião é a melhor de todas as épocas[é só ver o que as pessoas escutam hoje e você vai saber do que estou falando]
confesso que aprendi muito sobre a banda nesse site.
P.S: Acho que nasci no tempo errado!

Sol disse...

Engraçado... Tenho 28 anos e até hj só conheci pessoalmente duas pessoas que conheciam Cheap Trick.
É uma vida bem solitária ser fã de Cheap Trick rs
é uma pena...

Unknown disse...

Sabiam q no fim dos '70 ou início dos '80 fora agendada 1 apresentação do CT no Palácio d Convenções do Anhembi q foi cancelada devido alagamento e danos às instalações pelas chhvas d verão ??? Pois é ... Teríamos os assistido em seu auge !!!