quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

ROBERT FREEMAN - FOTÓGRAFO - GÊNIO!

Robert Feeman, fotógrafo profissional e designer – o preferido dos Beatles – Entre 1963 e 1966, realizou um trabalho notável. Criou, fotografou e produziu, nada mais, nada menos, do que as capas dos álbuns “With The Beatles”, “A Hard Day’sNight”, Beatles For Sale”, “Help!” e “Rubber Soul”. Também foi ele quem criou os cartazes dos filmes “A Hard Day’s Night” e “Help!”.

Robert Freeman, formou-se Artes Visuais e Fotografia em Cambridge em 1959. No verão de 63, já era fotógrafo profissional há mais de dois anos. Ganhou certa reputação pelos trabalhos que fez para o Sunday Times e outras revistas. Foi até Moscou para fotografar Khrushchev no Kremlin, e no início daquele ano, tinha feito o primeiro calendário da Pirelli. Mas o que gostava mesmo era fotografar músicos de jazz em festivais de Londres. John Coltrane e outros. Foram essas fotos desses músicos que o levaram até os Beatles. O contato veio através do agente de imprensa dos Beatles em Londres. Ele o encaminhou para Brian Epstein, empresário dos Beatles, que pediu que lhe enviasse um portfólio. Freeman mandou grandes fotos em preto e branco, a maioria das quais eram retratos de músicos de jazz - Cannonball Adderley, Dizzy Gillespie, Elvin Jones, Coleman Hawkins e John Coltrane. A resposta dos Beatles foi positiva. Eles gostaram das fotos e Brian agendou a primeira sessão de fotos dos Beatles com Freeman em Bournemouth, onde os Beatles tocariam por três noites.

A CAPA DE “WITH THE BEATLES”
"Eles tinham que se encaixar perfeitamente no formato quadrado da capa. Então, ao invés de tê-los todos em uma linha, eu coloquei Ringo no canto inferior direito, até porque ele foi o último a se juntar ao grupo. Ele também era o mais baixo".
Paul McCartney relembra: "Estávamos no corredor de um hotel, todos de blusa rolê preta. O corredor estava muito escuro e parecia um estúdio, e havia uma janela no final, por onde entrava uma luz natural que vinha da direita, iluminando apenas metade dos nossos rostos. Ele conseguiu essa imagem, que muitos acham, até hoje, que estamos mal-humorados. Foi apenas um momento que ele capturou. Ele sentou, pegou um par de filmes, foi só isso".
A idéia original era a de colocar a imagem de ponta a ponta, tomando toda a capa, sem sangramento ou título, mas a gravadora vetou, alegando que os Beatles ainda não eram famosos o suficiente para ter uma capa sem o nome da banda ou título. O primeiro disco com uma capa assim, foi o de estréia dos Rolling Stones, lançado alguns meses depois. A gravadora também tentou vetar a foto, porque os Beatles não estavam sorrindo, e só aceitou, depois da intervenção do próprio George Martin na questão. Por esse trabalho, Freeman recebeu três vezes a mais o valor de um trabalho “normal”.

A CAPA DO “BEATLES FOR SALE”
A capa do álbum Beatles for Sale mostra os Beatles em um cenário de outono fotografados no Hyde Park, em Londres. McCartney relembra: "Essa sessão de fotos foi bastante agradável. As fotos de Robert Freeman ficaram ótimas e foi fácil para todos. Fizemos uma uma sessão com duração de duas horas e teve bastante material para utilizar. Bastava o fotógrafo dizer “prontos?” Todos nós todos usavámos o mesmo tipo de roupas o tempo todo. Pretas, com camisas brancas e grandes lenços pretos".
O álbum também apresenta uma capa dupla, desdobrável, a foto de dentro mostra os Beatles em pé, na frente de uma montagem de fotos. Essa idéia seria imitada depois por Peter Blake na capa do Sgt. Pepper’s.

A CAPA DE “HELP!”

A ideia original de Robert Freeman para a capa de “Help!” era os quatro Beatles movimentando os braços num arremedo a linguagem de sinalização de aeroportos formando a palavra HELP.
No entanto, a verdade é que a foto não especifica nenhuma mensagem. Robert Freeman, confirma isso: "Eu tinha a idéia da linguagem dos semáforos soletrando as letras H-E-L-P. Mas quando chegou a hora do “click”, a disposição dos braços com as letras não aparecia bem. Então decidimos improvisar e acabou com o melhor posicionamento gráfico dos braços.”
A CAPA DE “RUBBER SOUL”
A foto dos Beatles na capa do Rubber Soul parece distorcida. McCartney relata a história por trás disso no capítulo 5 do documentário Anthology. Bob Freeman havia feito algumas fotos dos Beatles na casa de Lennon. Freeman mostrou as fotos a eles, projetando-as em uma folha de cartolina para simular como eles apareceriam na capa do álbum. A folha escorregou e eles apareceram distorcidos. Animados pelo efeito, todos eles gritaram: "Queremos assim! Podemos ter isso? Você pode fazer isso assim?" Freeman respondeu que podia.
O logotipo foi desenhado por Charles Frente.

Em 1960, Freeman casou com uma modelo Alemã - Sonny Freeman, com quem teve dois filhos. Anos depois, casou-se com a escritora Tiddy Rowan com quem teve uma filha. De acordo com a biografia de John Lennon, publicada em 2008 por Philip Norman, entre 1963 e 1965, a esposa de Bob Freeman, Sonny Drane (que pousou nua para o calendário Pirelli em 1964), teve um affair de mais de um ano de duração com John Lennon. Os Lennons e os Freemans moravam no mesmo edifício em Londres. Norman afirmou que ela foi a inspiração para a canção Norwegian Wood. Bob Freeman nunca fez qualquer comentário sobre o assunto.

Confira aqui, outras matérias superlegais com os fotógrafos dos Beatles. Falta Dezo Hoffman. Vou providenciar! Abração!


3 comentários:

João Carlos disse...

Os que falam na tal "mágica" não deixam de ter razão.Pois até isso...um fotógrafo dessa qualidade estava ali,na hora e no lugar certos.Capas antológicas.Belas e ousadas.Até o Disco Branco,dentro do contexto,a capa é linda e oportuna.

Etyane disse...

Ótima matéria!!!!!!!! Bom demais saber sobre esse cara que colocou sua genialidade a serviço da nossa banda favorita. Valeu!

Peace and love!

LSelem disse...

Adorei a matéria, Edu!! Parabéns!!