terça-feira, 25 de janeiro de 2011

RETRÔ - GEORGE HARRISON - THE RADHA KRISHNA TEMPLE

 Lançado em 1970 pela Apple e produzido por George Harrison, The Radha Krishna Temple é um álbum que traz canções devocionais vaishnavas (cantadas por devotos de Krishna) com o próprio Harrison tocando guitarra, baixo e harmônio. Os demais músicos que o acompanham são os próprios devotos de Krishna do Radha Krishna Temple de Londres. Para orientação, essas canções devocionais, também conhecidas como bhajans, são cantadas para purificação e realização espiritual. A mais conhecida entre elas é o mantra Hare Krishna (maha-mantra) - Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare, Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare – e são cantadas e tocadas com ritmos e instrumentos indianos.
George Harrison já era um simpatizante do Movimento para a Consciência de Krishna quando conheceu o seu líder, A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Mas foi somente em 1969 que a relação entre George e o movimento de Prabhupada se estreitaram ainda mais. George, Paul e Linda McCartney e o baterista Ginger Baker [Cream] juntamente com o Radha Krishna Temple gravaram nos próprios estúdios da Apple uma versão para o maha-mantra “Hare Krishna” e a música “Govinda”. Ambas foram lançadas como singles e tocadas a exaustão nas rádios naquela época. Também permaneceram por muito tempo na primeira posição dos charts europeus e asiáticos.

Faixas:
01- Govinda
02- Sri Guruvastakam
03- Sri Ishopanishad
04- Bhaja Bhakata-Arati
05- Bhajahu Re Mana
06- Hare Krishna Mantra
07- Govinda Jaya Jaya

Um comentário:

Valdir Junior disse...

Durante muito tempo ( antes da era da Internet ) fiquei a procura deste disco e não o encontrava era um disco muito dificil de se encontrar e muitos nem sabiam de sua existencia pricipalmente aqui no aqui no Brasil. Por uma informação errada me disseram que o livro ´Cante e Seja Feliz` trazia ´´gratis`` este disco, mas o cd que vinha junto ao livro não tinha nada a ver ( alías muito mal produzido com uns arranjos horriveis para bhajans Hindus ),enfim um amigo achou e acabou baixando da internet a uns 5anos atrás e me deu uma cópia e ADOREI as musicas e principalmente a maravilhosa producação do George , dá pra sentir a guitarra dele dando aquele toque Beatle sem desrespeitar a tradição Hindu.
Felizmente o disco original foi relançado agora pela Apple com um Bonus Track , estou aguardando logo o meu chegar.
Um disco que recomendo tanto para os Fãs de George Harrison como para aqueles que querem ter um pouco o gosto da Contracultura que rolava no final dos 60´s e é claro simpatizantes do movimento de conciência de Krishna.
Ah ! O livro citado acima é bem legal recomendo ele apesar do cd bomba que vem junto !!!!!
Valeu Edu por mais uma matéria Legal !!!!

Hare Krishna Edu !!!
E um Abraço