sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O LOGOTIPO "THE BEATLES"

"Quem criou o logotipo THE BEATLES?", alguém me perguntou outro dia. Lembrei que já tinha feito uma postagem sobre isso em 2009. Procurei, mas ela se perdeu. Então aqui vai novamente a história interessante sobre a criação da marca "THE BEATLES", conhecida mundialmente.


Desde antes de entrar para os Beatles, a bateria que Ringo usava era um kit Premier. Com o aumento do sucesso, veio o desejo de obter novos equipamentos. Viajando frequentemente para Londres, era difícil resistir à tentação quando visitavam as lojas de instrumentos. Em janeiro de 63,Ringo estava acompanhado de Brian Epstein quando entraram na loja Drum City em Londres. A loja era bastante moderna para a época sendo a primeira a comercializar exclusivamente baterias. Ivor Arbiter, seu proprietário, recebeu um telefonema dizendo que um senhor chamado Brian Epstein estava lá acompanhado de um baterista e queria comprar um instrumento, mas queriam negociar um pouco. Eles foram conduzidos ao seu escritório e lá Ringo disse que queria uma bateria Ludwig preta. Isso era impossível já que não existiam baterias pretas dessa marca. Ringo então viu em cima da mesa de Ivor umas amostras de acabamento. Ao ver a amostra do "Oyster Black" disse: "Quero esta!". Não foram discutidos muitos aspectos técnicos como sonoridade – o kit foi escolhido pela cor.

A bateria Ludwig para Ringo, foi comprada com bumbo de 20″, bem menor que os normalmente usados na época, mas foi escolhido para que Ringo parecesse maior e aparecesse mais, pratos Paiste e peles Ludwig “Weather Master”. Ivor Arbiter fez um rascunho num papel de carta e criou o logotipo conhecido mundialmente – THE BEATLES. Com o “T” mais esticado e o “THE” menor, em cima, centralizado. Arbiter nunca recebeu nenhum centavo por sua criação.

Ivor Arbiter morreu em 26 de julho de 2005, com 76 anos.

THE BEATLES - I WANNA BE YOUR MAN

7 comentários:

Anônimo disse...

Caramba, Edu, nunca nem tinha pensado nisso. Adorei a informação - para mim, preciosa mesmo. Forte abraço, Carlos Cesar

Etyane disse...

Poxa, que legal a história do logotipo. Isso era algo que eu não sabia. Valeu!

Huahuahua! I wanna be your man sempre me lembra Ringo e George dançando no filme A Hard Day's Night.Cena hilária.

Peace and Love.

João Carlos disse...

Supimpa EDU.Sempre achei o logo elegante e atemporal (feito Coca-Cola) mas jamais imaginei que fosse essa sua origem.O simpático senhor entrou para a história.
PS: Não lembro de ler nada sobre nem nas biografias oficiais.

Edu disse...

Obigado a todos. Essa passagem consta em "THE BEATLES" - A Biograia, de Bob Spitz. Abração!

Anônimo disse...

Podem me dizer qual o nome dessa fonte?

Danielle Starkey disse...

A bateria que o Ringo usava é a mais linda do universo!!! E meu atual sonho de consumo. Parece até 3D a pintura dela; eu achava que tinha relevo, mas meu amigo que tem uma disse que é efeito visual mesmo.
Acho lindo o logo "The Beatles" (claro), e muito moderno pra época. Deu um tom de seriedade para os primeiros anos da banda.
Costumo fazer um trocadilho, dizendo que "BeaTles" tem um "tezão", hahaha!
Nunca tinha visto esse vídeo, amei! Muito engraçado o Paul falando com calma com a intenção de que os franceses entendessem! Adorei a parte em que passa o John e o Paul conversando enquanto Ringo cantava, me encanto com a sintonia que eles tinham! E lógico, simplesmente maravilhoso o meu bebê "dançando" na bateria!

Leonardo Polaro disse...

Esse logo é o mais famoso do mundo !!!
Viva os fab-four !!!