terça-feira, 18 de janeiro de 2011

BILL HALEY AND HIS COMETS - THIS IS ROCK "N" ROLL!

Senhoras e senhores: preparem-se! Afastem o sofá e aumentem bem o som! Talvez fosse melhor deixar as crianças no quarto. Esse Baú do Edu agora vai pegar fogo! Esse, é o priimeiro dos 5 especiais "OS MAIORES DO ROCK AND ROLL". Para começar, Bill Haley, o pioneiro. Só para lembrar: antes dele não existia nada!

BILL HALEY AND HIS COMETS - ROCK AROUND THE CLOCK


Willian John Clifton nasceu em 6 de julho de 1925. Bill Haley foi o primeiro artista a popularizar o Rock And Roll no início dos anos 1950 com seu grupo Bill Haley & His Comets. O mundo literalmente tremeu quando surgiu "Rock Around the Clock".

Haley nasceu em Highland Park, Michigan e foi criado na Pensilvânia. Em 1946, formou seu primeiro grupo profissional, uma banda country chamada Down Homers, depois da qual passou a seguir carreira solo. Lançou inúmeros compactos country nos anos 40, sem sucesso, enquanto trabalhava de músico itinerante e DJ. Em 1951 ele e sua nova banda The Saddlemen resolveram tocar em outro estilo, gravando versões das músicas "Rocket 88" e "Rock this Joint" de Jackie Brenston & Delta Cats.

O sucesso relativo alcançado por elas convenceu Haley de que ele poderia se tornar famoso. Em 1952, mudou o nome “The Saddlemen” para Bill Haley & His Comets e, em 1952 a composição "Crazy Man Crazy", de Haley, tornou-se o primeiro rock a entrar nas paradas de sucesso dos Estados Unidos.

Em 1953, uma canção "Rock Around the Clock" foi composta por Max C. Freedman and James E. Myers para Haley, mas ele só conseguiria gravá-la em 12 de abril de 1954. Inicialmente não obteve suceso, mas Bill Haley logo alcançaria fama mundial com sua versão de "Shake, Rattle and Roll" de Big Joe Turner, que venderia milhões de cópias. Ele e os cometas foram primordiais ao divulgar a música conhecida como "Rock and Roll" entre o público branco, depois de anos considerada como um movimento underground.

Quando "Rock Around the Clock" apareceu na trilha sonora do filme BlackBoard Jungle, o mundo tremeu! Essa música encadeou uma revolução musical que abriu as portas para talentos como Elvis Presley. Haley continuou a emplacar sucessos nos anos 50, como "See You Later Alligator", e estrelou o primeiro musical cinematográfico de rock and roll. Sua fama logo seria ultrapassada nos EUA pelo mais famoso e mais sexy Elvis. Bill Haley era “gordo e velho” para aquela juventude recém-enlouquecida. Haley continuaria a ser um grande astro na América Latina e na Europa pelo resto de sua carreira. Seus últimos shows foram na África em 1980. Ele foi incluído no Hall da Fama do Rock and Roll em 1987.

Os Comets originais de 1954/55 ainda continuam se apresentando ao redor do mundo. Embora na faixa etária dos 70 aos 82, a banda não mostra sinais de cansaço e recentemente lançou um DVD ao vivo.

Haley faleceu em casa no Harlingen, Texas em 9 de fevereiro de 1981.

DOWNLOAD
http://www.4shared.com/file/P4LaQIIJ/BH_RATC_obaudoedublogspotcom.html

2 comentários:

João Carlos disse...

Edu,nada mais me resta senão assinar embaixo.O post diz tudo!

w disse...

O link está vencido,podes reupar? obrigado por sua atenção!