domingo, 2 de janeiro de 2011

THE BEATLES - DECCA TAPES

Já como empresário dos Beatles, Brian Epstein era muito conceituado no mundo dos discos, por ser dono de uma das melhores lojas de disco do Norte. Seu prestígio com a gravadora Decca era muito bom e ele conseguiu que enviassem um encarregado de Artistas e Repertórios (A&R) para ouvir os Beatles no Cavern Club. A Decca enviou Mike Smith no final de 1961. Mike Smith gostou muito do que ouviu e prometeu arranjar a ida deles para Londres para uma audição nos estúdios da Decca. Esta audição serviria para conhecer o grupo, ouvir o som e ver como ficava depois de gravado. Para chegar a Londres, os Beatles foram no velho furgão de Neil Aspinall, levando seus instrumentos e amplificadores (que nada valeram) pois na hora da apresentação, o pessoal da gravadora preferiu que fossem usados os do próprio estúdio.

Exatamente no dia 1º de Janeiro de 1962 os Beatles entraram nos estúdios da Decca. George Harrison cantou com perfeição a música Sheik Of Araby e Paul McCartney cantou Red Sails In The Sunset e Like Dreamers Do. Paul, como todos, estava muito nervoso e acabou desafinando durante algumas partes. O final da gravação foi às duas da tarde e todos ficaram satisfeitos com o resultado. Mike Smith afirmou que as fitas tinham ficado "um estouro". Eles tinham certeza de que seriam contratados e semanas se passaram a espera de um chamado da gravadora. O repertório foi selecionado por Epstein, para mostrar a performance do grupo, com 15 músicas em um espaço de uma hora, diante dos representantes da Decca Records A&R, mas a apresentação não foi tão produtiva quanto esperavam.

Em Março, Brian recebeu a notícia de Dick Rowe (chefão da Decca) de que tinham resolvido não gravar os Beatles, alegando que grupos de rock com guitarras em breve estariam fora de moda. Brian respondeu então "que estava completamente convencido de que aqueles garotos seriam maiores do que Elvis Presley". A partir daí, os Beatles realizaram uma longa peregrinação por diversas gravadoras, tais como a Pye, Columbia, HMV e EMI e foram recusados em todas elas, inclusive por gravadoras menores. Enfim, fizeram novo teste na Parlophone Records, que fazia parte da EMI, e George Martin finalmente avisou Brian, em Julho de 1962, que os Beatles iriam assinar contrato com a Parlophone e eles agora deveriam selecionar o material a ser gravado.As fitas desta audição para a Decca só foram divulgadas 20 anos depois, em 1982.

Para conhecer melhor:
http://www.4shared.com/file/7mmhjyI7/TB_TBDT_obaudoedublogspotcom.html
Songs:
01.Like Dreamers Do (Paul), 02. Money (That's What I Want) (John), 03. Till There Was You (Paul), 04. The Sheik Of Araby (George), 05. To Know Her Is To Love Hern (John), 06. Take Good Care Of My Baby (Grorge), 07. Memphis, Tennessee (John) , 08. Sure To Fall (In Love With You) (Paul), 09. Hello Little Girl (John), 10. Three Cool Cats (George), 11. Crying, Waiting, Hoping (George), 12. Love Of The Loved (Paul), 13. September In The Rain (Paul), 14. Besame
Mucho (Paul), 15. Searchin' (Paul)
Bônus:
16. I Saw Her Standing There (Paul), 17. One After 909 (John), 18. One After 909 (Alternate Take) - (John), 19. Catswalk (instr), 20. Catswalk (Alternate Take) (Instr) , 21. Some Other Guy (John)

THE BEATLES - SEPTEMBER IN THE RAIN

5 comentários:

Edu disse...

Depois da recusa da Decca, John Lennon furioso, atribuiu o fracasso ao repertório escolhido por Brian. De forma ameaçadora, Lennon colocou o dedo indicador na cara de Brian e disse-lhe: "Nunca mais se meta em nossas músicas!". Fonte: THE BEATLES - A BIOGRAFIA - Bob Spitz.
Na minha opinião, os Beatles mandaram bem e o que quer que tivessem tocado, já havia uma pré-disposição da Decca para recusá-los.

Edu disse...

Também estranho e curioso é o fato de que, no dia dos teste da Decca, o mais nervoso era John Lennon. Da gravação original, cantou apenas 4 músicas. George também 4, e Paul, 7músicas.

João Carlos disse...

O caso dos Beatles apenas comprova que desde aquela época os "produtores" não são tão sagazes como SE imaginam.Mesmo George Martin vacilou bastante.O expert tem de enxergar muito mais longe do que aquilo que está ouvindo.E mesmo Elvis passou por fatos semelhantes.Realmente nota=se que naqueles Tapes ainda não é o som dos Beatles e Paul nessa música nota-se que está "macaqueando" o estilo da época.

Edu disse...

Só mais uma para terminar: alguns meses depois dos Beatles, foi a vez dos Stones fazerem o teste na Decca. Dessa vez, os burrocratas da gravadora não vacilaram! Até (já?) indicados por um famoso (já?) George Harrison. Guitarrista principal de uma banda de guitarristas. Uns tais "beatles".

Vania Junqueira disse...

Puxa quem se foi neste dia 4\01\2011?

Gerry Rafferty

Mas fica Baker Street

e o sax.

Droga! Que saco!

VJ.