terça-feira, 11 de janeiro de 2011

THE BEATLES ANTHOLOGY - A OBRA DEFINITIVA


The Beatles Anthology: a obra definitiva
Por Paulo Rodrigo

O projeto Anthology, é sem sombra de dúvidas, o trabalho mais extraordinário feito sobre os quatro garotos de Liverpool desde que o grupo se dissolveu em abril de 1970.
Pela primeira vez, a história dos Beatles é contada pela própria banda, com declarações em primeira pessoa. A série “The Beatles Anthology”, é composta por 3 cd’s duplos, uma caixa com 5 dvd’s, e um livro do qual iremos comentar nas próximas linhas.
O trabalho de garimpar fotos e declarações começou em 1987, e só se tornou realidade porque Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr e Yoko Ono(esta representando Jonh Lennon) resolveram suas pendências judiciais e pessoais para que tudo fosse realizado sem a ameaça do projeto ser interrompido.
Os três remanescentes junto com a viúva de Lennon, contribuíram abrindo seus arquivos pessoais, disponibilizando fotos inéditas e dando declarações que até os dias de hoje eram desconhecidas do grande público. As palavras ditas por Jonh Lennon foram retiradas de entrevistas concedidas durante os anos 60 e 70.
A obra começa com capítulos individuais em que Jonh, Paul, George e Ringo rememoram o período de infância e adolescência, os primeiros contatos com instrumentos musicais. O livro conta também com declarações do produtor George Martin considerado “O 5º Beatle” e de dois integrantes que deixaram a banda antes da gravação do primeiro LP em 1962, são eles: o baterista Pete Best e o baixista Stuart Sutcliffe.
Um dos pontos altos da história é a passagem quando Paul McCartney conhece Jonh Lennon em 1957, e este chama Paul para integrar a banda; há também a primeira turnê que a banda fez para Hamburgo em 1961, quando George Harrison foi deportado para a Inglaterra por ser menor de idade, ele tinha apenas 17 anos na época.
A primeira visita aos EUA e o encontro com Elvis Presley é contada com detalhes inéditos, neste momento Paul revela que Elvis tentou boicotar as músicas dos Beatles, impedindo que as mesmas tocassem nas rádios americanas.
O recorde que os Beatles atingiram na parada americana também não passa em branco, a banda emplacou os 5 primeiros lugares nos Estados Unidos há 43 anos, feito que não será facilmente batido . As turbulências que os “Fab Four” passaram a enfrentar após a viagem para a Índia para meditações com o guru espiritual Maharishi e a morte do empresário Brian Epstein, ganham páginas inteiras, esses dois fatos citados acima seriam o começo do fim.
As brigas durante as sessões de gravação do disco "Let It Be" são contadas com riqueza de detalhes por todos os envolvidos na época. As interferências de Yoko Ono, esposa de Jonh, a mais do que evidente insatisfação de Paul com a presença da esposa do companheiro de banda, revela que o clima entre eles não era dos melhores.
Paul McCartney não aceitava de maneira nenhuma a intromissão de Yoko, que dizia o que teria de ser feito em cada música. O Álbum foi gravado sob uma enorme tensão entre eles, tanto que o projeto inicialmente teria o nome de “Get Back”, e seria um disco e um filme que mostrava como a banda gravava seus discos, foi uma idéia desastrosa que George Harrison chegou a declarar que “as filmagens de Let It Be eram perfeitas para quem quisesse saber como funciona o processo de dissolução de uma banda de rock”.
O projeto foi abandonado em 1969 para a gravação do que é realmente o último disco da banda “Abbey Road”. Get Back só foi retomado e lançado sob o nome de Let It Be após o grupo se separar em 1970.
Esses e outros episódios fazem de “The Beatles Anthology” uma referência obrigatória sobre o grupo. É um livro essencial para quem é fã ou para quem apenas quer conhecer mais sobre a história do maior fenômeno da música pop de todos os tempos.


4 comentários:

Valdir Junior disse...

Olá Edu !!!!
Legal esta material sobre o livro Anthology , só gostaria de esclarecer que não há entrevistas no livro com Pete Best(acho até um erro historico isto , mas sabe como é OS BEATLES são eles : John,Paul,George e Ringo portanto é a historia DELES e portanto sua VERSÃO )e Stuart Stucliff aparece apenas com alguns trechos provavelmente de alguma carta ou diario escritos por ele.

E que tal uma matéria sobre livros sobre os Betles que não devem faltar na estante ( Em Portugues e Ingles )???!!!

Hare Krishna e Um Abraço !!!!!!!!

Anônimo disse...

Bela sugestão VALDIR.Também merecia uma tradução os textos do George Martin nos albuns dos 3 ANTHOLOGY.
Na época tentei comprar este livro mas o preço estava salgadíssimo.
Será que já está mais em conta ?

Danielle Starkey disse...

Ouvi dizer que não tem mais esse livro pra comprar :(
Só se for usado...

Leonardo Polaro disse...

Dei R$180,00 no meu em 2003.
Obs: Não vendo !!!
Abraço a todos !