sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

AS 500 MAIORES MÚSICAS DE TODOS OS TEMPOS

Mais uma dessas polêmicas listas. A revista Rolling Stone fez novamente uma lista das melhores músicas de todos os tempos. Particularmente, não gosto de listas. Sempre acho que há parcialidade da parte de quem elabora. Quando soube que essa revista estava nas bancas, a primeira coisa que pensei foi: “Lá vem eles de novo sacanear os Beatles! Aposto que só vão aparecer uma vez". Hesitei em comprar - até pelo preço salgado - por uns dois dias, até que comprei. Devorei rapidamente as 500 canções e até que não doeu muito. A Edição Especial da Rolling Stone com as “500 maiores músicas de todos os tempos” é uma bela publicação com um design bem bacana. Mostrou-se uma boa fonte de referência para artistas e canções. Não gostei da parte marketeira com essas novas gerações. Não suporto esses rappers e odeio mortalmente hip hop! Não imaginava nem quem seria um tal de “Jay-Z” que aparece até na introdução. É um negro grande, gordo e feio e que ainda por cima é casado com Beyoncé. Das 500 canções, os Beatles são os campeões com mais músicas na lista (23), seguidos pelos Rolling Stones (14), Bob Dylan (13), Elvis Presley (11), U2 (8), Beach Boys e Jimi Hendrix (7 cada). O ano que gerou mais músicas da lista foi 1965. A década de 60, inclusive, foi responsável por quase 40% da listagem: 195 das 500 canções foram lançadas nos inesquecíveis "sixties". Dos anos 70, foram escolhidas 131 faixas; por outro lado, apenas 27 músicas lançadas nos últimos dez anos entraram na compilação.
Além de trazer uma breve história de cada uma das músicas escolhidas, a edição especial apresenta informações técnicas, como compositores, produtores, posição máxima alcançada na parada norte-americana de singles e quantidade de semanas que permaneceu na lista dos "100 mais". Nas bancas. R$ 19,90.

7 comentários:

Anônimo disse...

Edu, se você me permite, gostaria de fazer meus, seus comentários, com apenas uma única exceção: eu gosto de listas, mesmo que elas não me agradem. Por falar nelas, se você me permite...olha, talvez você conheça, já que você sabe coisas do arco da velha (embora eu seja mais velho que você, porém mais novo do que o arco). Como ia dizendo, caso você não conheça, creio que você talvez ache interessante alguma coisa encontrada no link disponibilizado abaixo:

http://www.digitaldreamdoor.com/pages/music0.html

Há ótimas listas ali, quer concordemos ou não. Abraço, Carlos Cesar

Etyane disse...

Oi, Edu! Hoje quando passei pela banca pra comprar a Rolling Stone com o John na capa, eu vi essa outra, pensei em comprá-la, mas não o fiz porque tbm não curto muito essas listas, mas agora depois do que vc escreveu tô vendo q vale a pena. Valeu.

Peace and Love.

João Carlos disse...

Lista prá mim só as do Bruce Hornsby (Alta Fidelidade)KKKKKK. A Playboy publicou os 100 melhores discos e o ridículo foi que,embora não tenham assumido,a lista saiu do mais radical fã clube do THE CLASH. Preciso dizer mais ?

Guilherme Alves disse...

Tenho essa comprei em Petrolina, não é o que se diga que é uma incrivel lista, mas é legal, e para variar os Beatles estão na frente do número de canções entre as quinhentas.

Danielle Starkey disse...

Sempre quando vejo essas coisas em que os Beatles saem disparados na frente, me sinto orgulhosíssima em ter a melhor banda do mundo como a minha preferida.
Caramba, não entendo como o Bob Dylan é tão idolatrado! Não conheço muita coisa dele, mas gosto do que ouvi até agora. Só acho improvável que ele seja tão bom assim... ainda não me convenci disso. Se alguém quiser me convencer do contrário, esteja à vontade, hahaha!
Agora a gente pode ver que, é triste, mas a música mundial está cada vez mais perdendo a sua qualidade. Eu nasci na época errada mesmo, viu... :/

Anônimo disse...

Pois é Danielle... (Starkey?) Ninguém precisa te demonstrar o contrário a respeito de Bob Dylan. Baixe sua extensa discografia, abra a mente, pare de idolatrar artistas e escute com critério, disco por disco. E daí, saberá porque o Bob é tão bom e genial. Simples assim. Isto vale a qualquer artista. Abraços

Anônimo disse...

Pois é Danielle... (Starkey?) Ninguém precisa te demonstrar o contrário a respeito de Bob Dylan. Baixe sua extensa discografia, abra a mente, pare de idolatrar artistas e escute com critério, disco por disco. E daí, saberá porque o Bob é tão bom e genial. Simples assim. Isto vale a qualquer artista. Abraços