quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

ALAN FREED - MR. ROCK "N" ROLL

O disc-jockey Albert James Freed nasceu em 21 de dezembro de 1921, em Johnstown, Pennsylvania, Estados Unidos. Em 1951, criou o termo rock’n’roll, antes utilizado para referir-se ao ato sexual em letras.

Freed teve um papel importante por atrair jovens brancos para a música feita pelos negros, lançando nomes em seus programas de rádio e posteriormente com a promoção de shows ao vivo. Estes shows chamados de “Rock’nRoll Jamboree” foram os primeiros a reunir em um mesmo auditório platéias de jovens negros e brancos, assim como no palco, onde o que interessava era a música e não a cor dos artistas que ali se apresentavam. Este pioneirismo custaria, a longo prazo, a vida de Freed que foi sempre perseguido. Seus shows traziam uma novidade que nem ele mesmo imaginava que fosse tão grande, e que trasncedia o campo musical.

Era a música da liberdade que os jovens tanto esperavam e, ao se depararem com ela, demonstravam uma explosão interna através de atos de selvageria, num verdadeiro clima de êxtase (lado alado com o suposto inimigo), superando as diferenças raciais. A destruição dos teatros, cinemas e outros locais escolhidos para os “Jamborees”, uma forma violenta de exteriorização de todos os sentimentos reprimidos, tornou-se o ponto de partida das perseguições que o rock’n’roll e seu principal promotor sofreriam.

Alan Freed foi preso por um suposto envolvimento em pagamento de propinas para execução de músicas na rádio (o famoso jabaculê, o jabá) cujo escândalo ficou conhecido como “Payola”. Alan Freed morreu na miséria em 20 de janeiro de 1965, no Hospital de Palm Springs.

2 comentários:

João Carlos disse...

Então vê-se que o rock and roll já nasceu predestinado às injustiças,perseguições e dramas.Mas não morre nunca.Embora às vezes áreça adormecido (como atualmente).

Willian T. disse...

Edu, como sempre majestoso na pesquisa sobre o nosso ROCK"N ROLL!!

Valeu!!!
Grande Abraço!