sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

JOE COCKER ESPECIAL - LARA SELEM

É com imenso prazer e satisfação que O Baú do Edu recebe novamente a visita iluminada da nossa querida amiga Lara Selem. Para se ter uma idéia, a Lara é advogada, escritora e consultora especialista em Planejamento Estratégico, Composição Societária e Gestão de Pessoas na Advocacia. É International Executive MBA pela Baldwin-Wallace College (EUA), especialista em Gestão de Serviços Jurídicos pela FGV/SP e em Liderança de Empresas de Serviços Profissionais pela Harvard Business School (EUA). Membro do Conselho Editorial da OAB Editora. Colaboradora das revistas Consulex, Advogados: Mercado & Negócios, Consultor Jurídico e outras. Autora dos livros “Advocacia: Gestão, Marketing & Outras Lendas”, “Gestão de Escritório”, “A Reinvenção da Advocacia”, “Gestão Judiciária Estratégica”, “Estratégia na Advocacia”. Ufa! Quer mais? Além de jovem e linda, ainda é Beatlemaníaca! Recentemente, ela se aventurou pela Europa e em Luxemburgo assistiu um incrível espetáculo do grande Joe Cocker e nos brinda com esta bela review desse showzaço! Muito obrigado, Lara. E um grande beijo!

Clique no link para conhecer o site da Selem, Bertozzi, Consultores & Associados
http://www.estrategianaadvocacia.com.br/default.asp

O DIA QUE ENCONTREI JOE COCKER EM LUXEMBURGO
Por Lara Selem
Sou apaixonada pelo Joe Cocker, ou melhor, por Sir John Robert “Joe” Cocker (OBE) . Acho sua voz e performance incríveis, sem falar nas interpretações únicas de musicas dos Beatles e o fato dele ser inglês! Quando soube que ele estaria em turnê na Europa exatamente no período das minhas férias, dei um jeito de “encaixar” uma de suas apresentações no meu roteiro.
Escolhi Luxemburgo, o único Grão-Ducado ainda existente no mundo, um pequeno pais encravado na Europa Ocidental, entre a Bélgica, França e Alemanha. Apesar de pequeno (2.500 quilômetros quadrados) e com uma população de menos de 500 mil habitantes, Luxemburgo é um pais trilíngüe, tendo o alemão, o francês e o luxemburguês como línguas oficiais.

Nota 1: não falo nenhuma das três.
Nota 2: fui sozinha.
Nota 3: adoro uma aventura.

Tudo começa em Paris, no dia 29 de outubro, na Gare d’Est, onde peguei um trem bala para Luxemburgo. Lá chegando encontrei uma cidadezinha cheia de história e instituições bancárias, muuuuitas instituições bancárias. O show seria no dia seguinte e, graças a santa Internet, já estava tudo certo: ingresso na mão e condução da estação de trem para o Rockhal (www.rockhal.lu), uma casa de shows que acomoda umas 6 mil pessoas e fica bem distante do centro da cidade.

No dia 30 de outubro, o clima era de chuva fina, vento e frio, normal pra essa época do ano em solo europeu. Uma hora antes do horário marcado para a van me buscar, quis me certificar se o local certo do encontro era o que eu pensava que era. Falei com um aqui, com outro ali, com atendentes da estação, com motoristas de ônibus, e a nossa comunicação tava complicada. Ninguém sabia do show, muito menos do local. Aventura total. Fiquei apreensiva, mas aguardei no lugar que eu “achava” que era o correto. Para minha alegria, faltando 1 minuto pra hora marcada, chega uma van e para na minha frente, e o motorista pergunta com um sotaque germânico: “Larrrra Selem?” Vocês não imaginam a minha alegria! Yeah!
Tudo perfeito, só precisava esperar o show começar.
Joe Cocker é daqueles artistas que faz a gente se emocionar de primeira. São 50 anos de estrada, um vozeirão inigualável, e uma pegada rock ‘n roll que só ele tem. E eu estaria para testemunhar o 19o show da “Hard Knocks Tour 2010” (http://www.cocker.com/us/news/hard-knocks-tour-2010), que começou em Moscou/Russia no dia 25/setembro e terminou em Mannheim/Alemanha no dia 3/dezembro.

Marcado para as 20 horas, o show começou impecavelmente no horário. Ansiosa que eu estava, sozinha e rodeada de luxemburgueses bem mais frios que as platéias brasileiras (lógico!), a 5 metros do palco, fico boquiaberta quando entra um senhor de terno preto e cabeça branca, agarra o microfone e saúda a platéia com Get On, do álbum novo Hard Knocks, e Feelin' Alright, um cover da banda inglesa Traffic de 1967. Uma noite memorável ficaria para sempre na memória. Sem falar na banda que o acompanha, só músicos de primeira.

Na seqüência, agitou a galera com The Letter, outro cover, só que agora de um grupo de rock de Memphis, The Box Tops também da década de 60. Depois veio When the Night Comes, Unforgiven (do álbum novo), Summer in the City (cover da banda americana The Lovin’ Spoonful) e a linda The Simple Things.

Colocou o Rockhal abaixo com Up Where We Belong (vencedora do Grammy de 1983) e o maravilhoso cover de Billy Preston, You Are So Beautiful. Chorei, confesso... Nesse clima, ele ainda canta Hard Knocks e Hitchcock Railway, antes de arrasar os corações mais uma vez, só que agora com N'oubliez jamais.
N’OUBLIEZ JAMAIS -
http://www.youtube.com/watch?v=nFxo2_VFO4c

Parecia uma noite surreal, Joe Cocker pouco mais a minha frente, com seus movimentos surtados de mãos e braços, sua voz gritada e potente. Joe quebrou tudo com Come Together (cover dos Beatles), You Can Leave Your Hat On (cover de Randy Newman) e Unchain My Heart (cover de Ray Charles). Um musicão atrás do outro.

Joe terminou o show com seu primeiro grande sucesso e que arrepia quem ouve desde os tempos de Woodstock, mais um cover dos Beatles, With a Little Help from My Friends.
VÁRIAS -
http://www.youtube.com/watch?v=QNzpy1Z7hmINo primeiro bis, me deixou sem fôlego com She Came in Through the Bathroom Window, outra dos Beatles, e Cry Me a River, cover de Ella Fitzgerald.

O Segundo bis, e sua despedida de Luxemburgo, o homem que fala pouco mas canta muito resumiu meu sentimento por estar ali, diante de uma lenda do rock com Thankful, do álbum novo. Sou, de fato, muito grata por ter estado perto de grandes feras do rock mundial como Santana, Mark Knopfler, o nosso querido-amado-e-idolatrado Macca por quatro vezes e agora, Joe Cocker. Valeu, velho Joe!!!!

Para fechar com chave de ouro, a gente confere um pedacinho do showzaço do velhão em Luxemburgo.Valeu, galera! Beijão, Lara!



JOE COCKER - SOMENTE BEATLES

Este disco, absolutamente fantástico encontrei e baixei direto do melhor site de versões e covers dos Beatles que existe na internet: O BLOG DO PIMENTEL -
http://jbpimentel.blogspot.com/2008/10/joe-cocker-somente-beatles.html.
Nele, Joe Cocker interpreta nada menos do que 11 sucessos dos Beatles. E Lennon & McCartney no início de suas carreiras solos.
FAIXAS:
01 - I'll Cry Instead
02 - Let It Be
03 - Come Together
04 - With Little Help From My Friends
05 - You've Got To Hide Your Love Away
06 - She Came In Through The Bathroom Window
07 - Something
08 - Jealous Guy
09 - Maybe I'm Amazed
10 - All You Need Is Love (Com Paul Mccartney & Rod Stewart)
11 – Isolation

Para fazer o DOWNLOAD do discão:
http://www.4shared.com/file/69784519/c6166901/_2__JOECOCKERSOMENTEBEATLES_jbpimentelblogspot_.html


6 comentários:

João Carlos disse...

Maravilha.Cocker é melhor que ótimo!

LSelem disse...

Valeu, Edu!!!

João Carlos disse...

Não bastassem todos os talentos profissionais a Lara ainda por cima é linda.Parabéns pelo texto.Com todo respeito.

LSelem disse...

Obrigada João Carlos!

Marco disse...

Parabéns, Lara. Pelo texto, pela coragem, pela aventura, pela história passada diante dos olhos, do ouvido e dentro do coração. E parabéns também pelo sorriso. Valeu, Edu. Esse Baú sempre nos traz coisas boas.
Um abraço.

Willians disse...

Valeu, Edu! Procurando pelo google um disco do Joe Cocker cantando Beatles, achei aqui. Obrigado.