sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

THE BEATLES - "MAD DAY OUT"

ALGUÉM CONHECE ESSE MENINO?

Um dia desses estava conversando com um velho amigo à sombra de uma mangueira num certo “Bar dos Cunhados”. Eu carregava meu caderninho com todas as minhas anotações do nosso blog preferido - recheado de contas para pagar - um celular, um Mp3, duas canetas (uma vermelha e uma azul, que comprei especialmente para gravar meu nome) e dois álbuns dos Beatles que brilhavam. Eram as novas edições 0km super-hiper-remasterizadas dos CDs 1962/1966 – 1967/1970. Recentemente re-editados. Os dois discões (dois álbuns duplos) ficaram conhecidos pelos fãs e pelo passar do tempo, apenas como “vermelho” e “azul”. Esses discos que tinha comigo acabavam de chegar e estava ancioso para ouvi-los. O tal amigo percebeu o brilho e pediu para ver! Expliquei que não podia. Que eram de coleção e coisa e tal. Ele insistiu. Morto de ciúmes, deixei ele ver e começar a fazer perguntas. Até que disse: “Quem é esse menino que aparece na foto e porquê ele é o único do lado de cá da cerca?”

“Eu não sei”. Respondi. Mas aquilo foi estranho... não foi a primeira vez que ouvi essa pergunta. Desconversei e peguei meus discos de volta. Depois fiquei com isso na cabeça “Quem é esse menino?”. Procurei, procurei e não encontrei. Nem nas bíblias achei uma citação sequer sobre aquele menino. Nada! Existe muita coisa sobre o “Mad Day Out” - dia que os Beatles tiraram centenas de fotos, inclusive aquela! ALGUÉM CONHECE ESSE MENINO? Imagino que agora ele deve estar com uns 52 anos. Se alguém souber de algo, nos avise por favor!

A curiosa foto que ilustra a capa aberta do miolo dos albuns duplos dos Beatles "vermelho" e "azul" -1962/1966 – 1967/1970 - foi tirada pelo experiente Don McCullin em 28 de julho (domingo) de 1968 em St Pancras Gardens, em Londres. Os Beatles decidiram fazer uma pausa na agenda de gravações das sessões do álbum branco, e foram passar um “dia louco fora” para serem fotografados de forma totalmente descontraída num passeio por Londres.

Precisavam fazer essas fotos porque sabiam que seu material de divulgação para o novo disco da Apple estavam velhas, e mostravam uma imagem “ultrapassada”. Várias dessas fotos foram usadas para a promoção de novos singles e o póximo álbum, o “Branco”. Naquele dia, eles fizeram o que tinham de fazer: relaxaram, e aceitaram bem às sessões com tantos fotógrafos. Todos se comportaram bem e a imagem que passavam era a de que estavam felizes. Este dia foi chamado e ficou conhecido como "Mad Day Out". Os Beatles escolheram Don McCullin (veterano de guerras) como fotógrafo oficial. Mas também havia mais outro grupo de fotógrafos: Tom Murray, Tony Bramwell, Ronald Fitzgibbon e Stephen Goldblatt.

Dia 12 de novembro foi lançado o livro “Mad Day Out”, repleto de fotografias dos Beatles naquele dia. Muitas delas inéditas! A edição é limitadíssima. Foram apenas cem cópias acondicionadas dentro de uma embalagem especial que imita uma caixa de bombons, produzida em cetim estampado. Os livros são numerados e assinados a mão pelo autor, o renomado fotógrafo e cineasta Stephen Goldblatt. “Mad Day Out” tem 110 páginas, e custa a bagatela de U$ 495.

Para terminar, a gente fica com The Beatles Lady Madonna - bem desta época. Abração!

2 comentários:

joaoarnaldo65 disse...

Meu caro Edu, parabéns pelo blog.

Quanto ao garoto, ele aprece em algumas outras fotos tiradas nesse dia. O nome dele é Gary Evans, e é filho do Mal Evans.

Grande abraço.

João Arnaldo.

Giuliano Gil disse...

Apreciei o seu Blog.. Eu sou italiano morador na Italia e estimador grande do Beatles. Eu gostei das fotos que nunca tive a oportunidade de ver. O que me deixou estranho e golpeado foi a última foto. Parece uma profecia mesmo! O coitado John morto com os trés amigos sobre ele, sozinhos sem mais ele. Essa foto foi tirada na joventude deles. Por isso eu achei muito estranha a coincidência relativamente ao futuro trágico de John Lennon. :(