domingo, 28 de novembro de 2010

JEFF LYNNE E SUA ELETRIC LIGHT OCHESTRA

Jeff Lynne, maestro, compositor, cantor, guitarrista e multi-instrumentista, co-fundador de uma das mais bem conceituadas bandas dos anos 70 e 80, nunca negou - muito pelo contrário – que sempre foi fã de carteirinha dos Beatles. Há uma lenda que diz que o dia mais feliz da sua vida foi quando viu na platéia as figuras de John Lennon e Paul McCartney durante uma das primeiras apresentações da sua nova banda. Conheceram-se depois do show, mas essa amizade não floresceu. A amizade que vingou de verdade foi a que manteve com George Harrison do começo dos anos 80 até o final.

Jeffrey Lynne, mais conhecido como Jeff Lynne (nascido em 30 de dezembro de 1947 em Birmingham, Reino Unido), é um cantor-compositor e produtor musical inglês. Foi o co-fundador (com Roy Wood e Bev Bevan), guitarrista, e vocalista da Electric Light Orchestra nos anos 70 e 80, e também foi co-fundador dos Traveling Wilburys (com Bob Dylan, George Harrison, Tom Petty, e Roy Orbison) nos anos 80. Trabalhou como produtor em discos de dezenas de artistas e tambem participou do “Anthology” dos Beatles. Antes da Electric Light Orchestra, Lynne foi um membro do Idle Race e, junto com Wood and Bevan, do The Move.

A ELETRIC LIGHT ORCHESTRA - ELO

A Electric Light Orchestra, ou apenas ELO, foi formado em 1970, em Birmingham, na Inglaterra por Roy Wood. O grupo ainda tinha Jeff Lynne (guitarra), Rick Price (baixo) e Bev Bevan (bateria). Eles se conheceram na banda The Move, que estava ativa desde 1966 e a intenção era continuar no estilo rock melódico com influências clássicas. Morando em Londres, o grupo chamou o instrumentista de sopro Bill Hunt e o violonista Steve Woolam para gravar o álbum de estréia, “No Answer”. Durante os shows de divulgação, ocorreram mudanças na formação do grupo com a entrada de Wilf Gibson (violino), Richard Tandy (baixo), Andy Craig e Hugh Mac Dowell (ambos no cello), com isso, o disco emplacou a música “10538” no Top 10 britânico. Algumas semanas depois, Wood resolveu deixar o grupo para criar o Wizzard e mais quatro integrantes deixaram o ELO em seguida - Jeff Lynne assumiu a liderança, os vocais e a guitarra para dar continuidade ao trabalho com a nova formação: Michael D’Albuquerque (baixo), Richard Tandy (teclado) Mike Edwards e Colin Walker (cellos). Em 1973, o disco “ELO II” fez a volta do grupo às paradas musicais com um cover de Chuck Berry, “Roll Over Beethoven”. A canção se tornou também o primeiro ‘hit’ nos Estados Unidos, mas foi com “Cant’t Get It Out of My Head” do disco “Eldorado”, lançado em 1974, que o grupo chegou ao Top 10 norte-americano. O sucesso do ELO cresceu a cada ano, mas as mudanças de formação se tornaram constantes. 5 milhões de cópias do disco “A New World Record” foram vendidas em 1976. Com bons lançamentos, entre eles “Discovery” (1979), responsável por duas canções no Top 10, garantiram a boa venda de “Greatest Hits”, com os maiores sucessos da carreira do grupo. Na mesma época, Jeff Lynne compôs algumas músicas para a trilha sonora de “Xanadu” com Olívia Newton-John, elas foram gravadas pelo ELO e pela atriz e cantora. Na década de 80, o entra e sai não foi diferente. Após o lançamento de “Secret Messages” em 1983, Bevan saiu para tocar no Black Sabbath. Mas, três anos depois ele voltou a tempo de gravar “Balance of Power” com o hit “Calling América”, que não repetiu o sucesso dos anteriores. Com Jeff Lynne trabalhando também como produtor de outros músicos, o ELO perdeu a popularidade com o tempo, logo, Jeff se lançou em carreira solo e o grupo se desfez.

Em 1980, Jeff Lynne foi convidado a escrever para a trilha sonora do filme musical Xanadu, com a outra metade escrito por John Farrar e executada pela estrela do filme, Olivia Newton-John. O filme foi fraco em desempenho nas bilheterias, mas a trilha sonora foi excepcionalmente bem, acabou indo para platina dupla. O álbum gerou dois singles de Newton-John ("Magic", # 1 nos Estados Unidos, e "Suddenly", com Cliff Richard) e ELO ("I'm Alive", que ganhou disco de ouro, "All Over the World" e "Don't Walk Away"). A faixa-título foi realizada por ambos: Newton-John e ELO.

Em 1981, o som ELO mudou novamente com o álbum "Time". Com a seção de cordas demitidos, os sintetizadores tiveram um papel preponderante, como foi a evolução da cena musical na maior parte do tempo. Time liderou as paradas britânicas por duas semanas e foi o último álbum de estúdio ELO a ser disco de platina nos Estados Unidos e no Reino Unido. Singles do álbum incluiam "Hold On Tight", "Twilight", "The Way Life's Meant to Be", "Here Is The News" e "Ticket to the Moon". Jeff Lynne queria que “Time” fosse um álbum duplo. A CBS bloqueou seu plano alegando que seria muito caro. O novo álbum foi editado de álbum duplo em um único disco e lançado como Secret Mensagens em 1983. (Muitos dos out-takes foram liberados mais tarde em "Afterglow", ou como b-sides dos singles.) O álbum foi um sucesso instantâneo no Reino Unido, alcançando o top 5.

TIME - DOWNLOAD CD:
http://www.4shared.com/file/EGfPEtiX/ELO_1981_Time_obaudoedublogspo.html

1. Prologue
2. Twilight
3. Yours Truly, 2095
4. Ticket To The Moon
5. The Way Life's Meant To Be
6. Another Heart Breaks
7. Rain Is Falling
8. From The End Of The World
9. The Lights Go Down
10. Here Is The News
11. 21st Century Man
12. Hold On Tight
13. Epilogue
BONUS:
14 - The Bouncer
15 - When Time Stood Still
16 - Julie Doesnt Live Here

Em 1983, Bevan foi tocar no Black Sabbath. Lynne e Tandy estavam gravando faixas para a trilha sonora de Electric Dreams sob o nome de Jeff Lynne. No entanto, Lynne estava contratualmente obrigado a fazer mais um álbum ELO.


Lynne, Bevan e Tandy retornaram ao estúdio em 1985 como um trio (com Christian Schneider tocando saxofone em algumas faixas) para registro final do álbum ELO do século 20, Balance Of Power, lançado no início de 1986. Lynne foi visto quando George Harrison apareceu no palco durante o bis de Heartbeat, juntando-se ao jam de "Johnny B. Goode". A última performance da ELO do século ocorreu em 13 de julho de 1986, em Stuttgart, na Alemanha. mas não houve anúncio oficial. Nos próximos dois anos, Lynne produziu o álbum Cloud Nine, de George Harrison e integrou os Traveling Wilburys (com Roy Orbison, George Harison, Bob Dylan e Tom Petty). Bevan tentou convencer Lynne de fazer outro álbum ELO em 1988. Lynne não estava interessado e passou a anunciar que a ELO não existia mais. Trabalhou como produtor no projeto “Anthology” dos Beatles.

Bev Bevan continuou em 1988 como ELO Part II, inicialmente com nenhum outro ex-membros do ELO original. Bevan não compreendia que não existia ELO sem Jeff Lynne que começou 2000 com o lançamento de um box set retrospectivo da ELO, Flashback, contendo três CDs de faixas remasterizadas e um punhado de out-takes e obras inacabadas.

Em 2001, Zoom, primeiro álbum da ELO desde 1986, foi lançado. Embora faturado e comercializado como um álbum ELO, o único retorno de membros antigos foi de Jeff Lynne e Richard Tandy. Zoom assumiu um som mais orgânico, com menos ênfase nas cordas e efeitos eletrônicos. Entre os músicos convidados estão os ex-Beatles Ringo Starr e George Harrison. Após a conclusão do álbum, Lynne reformou completamente a banda com novos membros, incluindo sua então namorada Rosie Vela (que havia lançado seu próprio álbum "Zazu", em 1986) e anunciou que faria uma turnê novamente com ELO. O ex-membro ELO Richard Tandy voltou à banda pouco tempo depois de duas apresentações ao vivo de televisão: VH1 Storytellers e PBS show na CBS Television City, mais tarde intitulado Zoom Live Tour, que foi lançado em DVD. A turnê prevista foi cancelada. Jeff Lynne, amigo muito próximo de George Harrison, ficou muito triste com sua morte. A turnê ELO não foi remarcada.

ZOOM – DOWNLOAD CD:
http://www.4shared.com/file/_qDyyeK_/ELO_ZOOM_obaudoedublogspotcom.html

01- Alright - 3:13
02- Moment in Paradise - 3:36
03- State of Mind - 3:04
04- Just for Love - 3:40
05- Stranger On a Quiet Street - 3:41
06- In My Own Time - 3:03
07- Easy Money - 2:50
08- It Really Doesn't Matte - 3:20
09- Ordinary Dream - 3:23
10- A Long Time Gone - 3:15
11- Melting in the Sun - 3:10
12- All She Wanted - 3:14
13- Lonesome Lullaby - 4:02

Para encerrar, a gente relembra o megasucesso "TELEPHONE LINE" com o grande Jeff Lynne e sua poderosa Eletric Light Orchestra. Abração em todos!


Um comentário:

Anônimo disse...

Jeff Lynne para mim, é um dos maiores

gênios musicais de todos os tempos; sua ELO, da qual possuo uma coletânea de discos, fitas, vinis, cds, dvds. etc continua sendo uma banda favorita e insubstível pela beleza de suas músicas; considero Jeff o quinto Beatle pela proximidade que suas composições tinham com eles.