domingo, 17 de outubro de 2010

ESPECIAL "HELP"! A INCRÍVEL AVENTURA COLORIDA DOS BEATLES!



Socorro! Eu preciso de alguém
Socorro! Não é de qualquer um
Socorro! Você sabe, eu preciso de alguém, me ajude!
Quando eu era jovem
Muito mais jovem do que hoje
Eu nunca precisei da ajuda de ninguém
Mas agora estes dias se foram
Não me sinto seguro
Mudei minha cabeça e abri as portas
Me ajude se puder, eu estou fodido
E realmente agradeço por você estar aqui
Me ajude a colocar meus pés de volta ao chão
Por favor, me ajude?!
Agora minha vida mudou de tantas maneiras
Minha independência parece desaparecer na névoa
Mas às vezes estou tão inseguro
Agora eu sei que preciso de você como
Nunca precisei antes
Me ajude se puder, eu estou fodido
E realmente agradeço por você estar aqui
Me ajude a colocar meus pés de volta ao chão
Por favor, me ajude?! Meu bem.

“HELP!”, a canção, o filme e o disco foram os responsáveis diretos pela minha Beatlemania temporã. Quando vi “HELP!”pela 1ªvez, em julho de 75, nem sabia o que eram os Beatles. Assisti o filme exatos 10 anos depois de sua estréia nos cinemas e 5 depois do “fim” dos Beatles.
O que mais me impressionou, foi a cena de abertura quando os fanáticos estão no templo preparando o sacrifício e os Beatles explodem na tela cantando HELP! em preto e branco e o Swami atira dardos tentando acertar Ringo. O impacto que “HELP!” teve sobre mim foi fulminante e arrasador! Naquela tarde que vi o filme pela primeira vez, quando terminou a sessão, disse para os amigos que estavam comigo que podiam ir embora, porque eu queria ver de novo pelo menos mais duas vezes. Depois, mais duas. O Eduardo que voltou para o apartamento 212, do bloco H da 312 Norte não era mais o mesmo. A.H. / D.H. Antes e depois de HELP! Foi assim que minha vida ficou dividida. Para sempre. E eu me tornei um grande Beatlemaníco! Ao ponto de abrir mão de tantas portas que se abririam para mim desde então!

THE BEATLES - ANOTHER GIRL





Lançado em agosto de 1965, no auge da beatlemania e das turnês do grupo, o álbum reflete algumas mudanças na música dos fab-four. Temos Lennon compondo ao estilo de Bob Dylan em "You've Got To Hide Your Love Away", a candidez de Harrison em "I Need You". Além do sucesso de "Ticket To Ride" e da música "Help" o álbum ainda têm uma preciosidade: a música "Yesterday", nada menos que a canção mais regravada na história da música. Filmado em seis semanas de 1965 e dirigido novamente por Richard Lester, “Help!” tomou o rumo de paródia roqueira de James Bond e custou o dobro do longa anterior, por ser colorido e ter locações “exóticas” (Bahamas e os alpes). Na trama, os Beatles são perseguidos por um bando de fanáticos de uma seita hindu, porque Ringo está com o anel do sacrifício. Anos depois, os Beatles admitiram que filmaram chapados. Foi o começo do fim dos terninhos e a chegada de novos tempos. E essa transição acabou registrada nas imagens.

THE BEATLES - YOU'VE GOT TO HIDE YOUR LOVE AWAY





O disco contendo a trilha sonora de “Help!” vendeu milhões de cópias e é verdadeira coleção de hits. A faixa-título apontava para o desgaste da pressão da Beatlemania, que em pouco tempo levaria a banda a abandonar as turnês. Mas talvez mais significativa tenha sido “You’ve Got to Hide Your Love Away”, em que Lennon, inspirado em Bob Dylan, coloca suas próprias emoções na música e pondera a situação amorosa de seu empresário homossexual Brian Epstein. A trilha também trouxe a canção mais regravada de todos os tempos, “Yesterday”, composta por Paul McCartney. George Harrison ainda aproveitou para homenagear sua então namorada Pattie Boyd com “I Need You”. “Act Naturally” e “Dizzy Miss Lizzy” foram os últimos covers a entrar num álbum do quarteto e “Ticket to Ride” foi considerada por John uma das primeiras canções do heavy metal, devido a batida forte e ao solo de guitarra.

"Help!" originalmente se chamaria "Eight Arms To Hold You", Paul McCartney ajudou John Lennon a escrever a música, embora ela seja mais de John. Em 1965, John achou que esta era a sua melhor música escrita, onde ele expressa seus stress em relação ao sucesso rápido que o grupo havia alcançado. John também escreveu "You've Got To Hide Your Love Away" onde ele coloca suas próprias emoções ao invés de se projetar em uma situação, assim como em "I'm A Loser" do álbum anterior (Beatles For Sale) ele se inspirou nas composições de Bob Dylan para fazê-la. Ele também compôs "You're Going To Lose That Girl". "It's Only Love" é uma composição sua também, segundo John era a que ele mais detestava.

THE BEATLES - THE NIGHT BEFORE




George Harrison canta a música de sua autoria "You Like Me Too Much", onde Paul e George Martin tocam piano, e "I Need You" que ele escreveu para sua namorada na época, Pattie Boyd.

THE BEATLES - I NEED YOU





"Ticket To Ride" é cantada por John e traz Paul novamente na guitarra solo. Após a separação do grupo John sempre disse orgulhosamente que esta foi uma das primeiras canção heavy metal feita devido a batida da bateira e ao solo de guitarra. A inspiração da composição desta música ainda é nebulosa, alguns dizem que é sobre uma garota que o abandona, outros que é sobre a compra de uma passagem de trem para Ryde (cidade da Ilha de Wight), outros que é sobre um ticket especial dado a protistutas em Hamburgo (Alemanha).

THE BEATLES - YOU'RE GOING TO LOOSE THAT GIRL





Help! chegou ao topo das paradas britânicas na semana de seu lançamento e permaneceu lá por 11 semanas. Nos Estados Unidos, o disco foi lançado em 13 de agosto e trazia as 7 canções do filme, mais 6 faixas instrumentais. Para o lançamento deste disco, a Capitol (gravadora responsável pelos lançamentos dos Beatles nos EUA) recebeu uma encomenda até então inédita: 1 milhão de cópias, antes mesmo do lançamento. Em 4 de setembro de 1965 o disco chegava ao topo das paradas americanas! E por lá, ficou por mais de 20 semanas!
E agora, vem o melhor: os discões para download. Não percam tempo! Antes que alguém encrenque!

HELP! REMASTERED - 2009
1.Help!
2.The Night Before
3.You've Got to Hide Your Love Away
4.I Need You
5.Another Girl
6.You're Going to Lose That Girl
7.Ticket To Ride
8.Act Naturally
9.It's Only Love
10.You Like Me Too Much
11.Tell Me What You See
12.I've Just Seen A Face
13.Yesterday
14.Dizzy Miss Lizzy

HELP! ORIGINAL MOTION PICTURE SOUNDTRACK

01. Help!” (open james bond)
02. The Night Before
03. From Me To You Fantasy
04. You’ve Got To Hide Your Love Away
05. I Need You
06. In The Tyrol
07. Another Girl
08. Another Hard Day’s Night
09. Ticket To Ride
10. The Bitter End/You Can’t Do That
11. You’re Gonna Lose That Girl
12. The Chase

DOWNLOAD:
http://www.4shared.com/file/0MAWTrzv/HELP_the_orginal_soundtrack_ob.html
E para terminar, THE BEATLES - claro! TICKET TO RIDE! Aquele abraço a todos! Espero que tenham gostado! Falooooooouuu!




Depois da estréia do filme, os Beatles fizeram o primeiro show da história num estádio (o Shea Stadium em Nova York), que bateu todos os recordes de público de eventos musicais da época. A trilha ficou 11 semanas em primeiro lugar.

THE BEATLES - HELP!



11 comentários:

Anônimo disse...

Beatles ... a melhor banda do mundo !
parabens pelo post ee pelo blog !

Edu disse...

Caro Matheus: obrigado por passar por aqui. Concordo inteiramente com você!!! Abração!

InimaGoncalves disse...

Olá Edu, como sempre, ótima matéria, pois enfoca os eternos Beatles! Parabéns! Um abraço,

INIMÁ GONÇALVES

Edu disse...

Hey, Inimá! Obrigadão! Amanha à noite não perca o "especial" McCARTNEY I - Dossiê completo sobre o primeiro discão de Paul. ABSOLUTAMENTE IMPERDÍVEL com o bichão remasterizado para download. Abração!

Rogerio Furtado Magalhães disse...

Olá Edu passei a noite passada vendo o show do shea stadium e com ótima surpresa descubro que o post de hoje é sobre beatles.

Eu ia indicar a série sobre paul mccartney que estou fazendo no blog, estou publicando por dia um disco do paul abrangendo a discografia de paul (não contando projetos e ao vivos) até a apresentação do show de porto alegre.

Como irá postar o ótimo mccartney (na modesta´opinião) irei esperar para indicar meu blog (este foi meu post de sábado).

Saudações beatlemaníacas.

João Carlos disse...

Assisti na época do lançamento aqui.Filas enormes.Sofri mas vi umas 5 vezes (dias alternados).Claro que delirei mas,revendo-o tempos depois,vê-se que é um filme feito para os fãs (então)adolescentes.Meio bobo.Mas ainda hoje as cenas com as canções são fantásticas.Digo isso porque meu filho aos 6/7 anos adorava ve-lo em VHS.Teve o efeito que teve em mim.

Edu disse...

Ok. Amigo João Carlos. Valeu pelo comment! Mas não concordo de jeito nenhum! Talvez em alguns (poucos) aspectos...
Na minha opinião como fã, adoro! E não acho meio "bôbo" não! O diretor foi fantástico! Os Beatles foram fantásticos e para mim é o melhor momento de sua longa carreira! Juro por Deus que quando ainda assisto "HELP!" - passados mais de 40 anos - a minha emoção ainda é a mesma da primeira vez! Talvez, sem exageiros, tenha visto mais de 1000 vezes! Sei de cor e salteado cada fala, cada passagem. Você não é o primeiro a falar isso - que o filme envelheceu! - mas definitivamente não acho! Será que não fomos nós que ficamos velhos, chatos, exigentes e sacanas demais? Todos os meus filhos também adoram! O mais velho tem 29. O outro tem 15 e a mais nova 11. Realmente, as cenas com as canções são fantásticas! E precurssoras dos vídeo-clipes como conhecemos hoje. But, "Don't worry! "HELP!" is on the way!"
Vou dar uma "encrementada" no presente que vou mandar pra você! Abração!

Edu disse...

Vou ver agora de novo!!!

John disse...

Eu adoro todos os filmes dos Beatles HELP e uma marca no cinema na musica e no mundo

Willians disse...

Edu, lendo a matéria sobre Help! me lembrei, é lógico, dos discos dos Beatles, ultimamente tenho achado o ano de 1965 o melhor ano dos Beatles, em quantidade de músicas, não sei se você concorda, mas 65 teve o For Sale (que saiu do final de 64 para 65), tem o Help!, o Rubber Soul e os compactos íncriveis, seja no visual deles também, foi muito marcante. O filme Help! mostra bem isso tudo. Um abraço e obrigado.

universo Beatlemaniaco disse...

amo esse filme e um dos meus primeiros contatos com os batles