quinta-feira, 12 de agosto de 2010

THE BEATLES - 50 ANOS!

12 de Agosto de 1960. Há precisamente 50 anos uma banda de quatro rapazes procurava um baterista em Liverpool. O dono de um clube em Hamburgo (na Alemanha) tinha pedido a um agente local que encontrasse uma nova banda para uma temporada no seu palco. John, Paul, George e Stuart eram os escolhidos. Mas para fazer as malas e partir faltava-lhes apenas um pequeno pormenor: um baterista. Um concerto cancelado tinha deixado uma noite livre para os músicos dos Silver Beatles (como então se chamavam). E num clube viram então um jovem baterista usando um kit que tinha comprado recentemente. Chamava-se Pete Best e era filho da dona do Cashbah, bar onde os músicos já tinham tocado e para o qual tinham até pintado as paredes. "Ele conseguia manter a batida durante muito tempo, e por isso ficamos com ele", relembra John Lennon no livro auto-biográfico Anthology. E, de fato, no fim da noite Pete Best estava oficialmente no grupo. A outra novidade chegava com o nome da banda, que passava então a apresentar-se numa versão mais curta: simplesmente, The Beatles.

A aventura tinha começado em Março de 1957 com os The Quarrymen e com John Lennon então como principal força-motriz. Paul McCartney chegou em outubro e George Harrison em fevereiro de 1958. Trocaram de nome várias vezes: Johnny and The Moondogs, The Beatals, mais tarde The Silver Beatles. Com um baixista encontrado em Stuart Sutcliffe e, agora, um novo baterista, os Beatles viviam o dia um da sua existência já com uma agenda internacional. Em poucos dias, partiriam para Hamburgo. Paul McCartney pediu autorização ao pai. O 'sim' veio com recomendações e a necessária assinatura. E assim, no dia 16 de Agosto, acotovelaram-se na camionete de Alan Williams (o agenter local que lhes dera o contrato) que, como George Harrison recorda em Anthology, nem sequer tinha assentos, obrigando-os a sentarem-se em cima dos amplificadores. Rumaram primeiro à Holanda e seguiram para a Alemanha, chegando horas atrasados em Hamburgo. Os clubes já estavam fechados e não havia ninguém esperando por eles. Estavam cansados e precisavam dormir. O dono do clube que os havia contratado acabou por levá-los para sua casa e, segundo Harrison, nessa primeira noite dormiram todos numa mesma cama.

No dia seguinte, foi a primeira apresentação no Indra Club, mas o conforto do seu dia-a-dia não melhorou muito significativamente durante essa primeira temporada que viveram em Hamburgo. Dormiam na sala de projeção de um pequeno cinema. E tocavam em sessões quase contínuas de quatro horas e meia todos os dias da semana e de seis horas nos fins de semana. Foram ao todo 48 apresentações. Até que, por reclamações do barulho, seguiaram outro clube ali ao lado, o Kaiserkeller. Em Novembro, George era deportado por ser menor. Pete e Paul partiriam pouco depois. Lennon regressaria só em dezembro. Vivendo sobretudo de covers de grandes clássicos, a temporada em Hamburgo não só tinha revelado os primeiros sinais do verdadeiro potencial do grupo, como representaria uma verdadeira escola de palco. E quem os ouviu, pouco depois, em Liverpool, sentiu certamente que a banda tinha mudado. A história começava a escrever o seu nome: THE BEATLES!

3 comentários:

Michellen disse...

Edu, eu adorei esse ônibus! Muito bacana

Anônimo disse...

cinquentões!

Edu disse...

FOUREVER! YEAH, YEAH, YEAH!!!