segunda-feira, 12 de julho de 2010

A VIAGEM DOS BEATLES À ÍNDIA

THE BEATLES - INDIA INDIA



No início de 1968, os Beatles estavam desorientados e confusos. Depois do fim das exaustivas turnês, do sucesso monstruoso do Sgt. Pepper’s, da morte de Brian Epstein e do fracasso comercial do Magical Mystery Tour, pareciam estar vazios, espiritualmente. Então, apareceu o guru indiano Maharishi Maheshi Yogi.

George Harrison já era simpatizante da cultura indiana desde 1965, durante as filmagens de “Help!”. Ele a mulher Patti tonaram-se devotos do líder religioso e, convenceram os outros Beatles a assistirem uma palestra do mestre em Bangor. George e John estavam encantados com o Maharishi. O que começou como um interesse passageiro parecia ser o novo objetivo de vida. Era como se, com a morte de Brian, os quatro precisassem de algo novo para lhes dar direção, e o Maharishi estava no lugar certo na hora certa. John e George corcordaram em ir para seu Ashram, ou centro de treinamento – localizado em Rishikesh, aos pés do Himalaia, na Índia - , a fim de estudar meditação. Cynthia e Patti também iriam. Paul, Jane, Ringo e Maureen estavam menos convencidos em relação às maravilhas da meditação transcendental, mas decidiram juntar-se ao grupo. A viagem foi planejada para fevereiro de 1968, e a idéia era ficarem lá por dois ou três meses.

No dia 16 de fevereiro, o avião com metade dos Beatles (John e George) Cynthia, Patti, sua irmã Jennie, Magic Alex, Donovan, Mike Love (dos Beach Boys), Paul Horn, a atriz Mia Farrow e sua irmã Prudence levantou vôo rumo à velha Índia. Paul, Ringo, Jane e Maureen se juntariam a eles mais tarde.

Do aeroporto, fizeram uma viagem de várias horas de carro até o centro de treinamento em meditação do Maharishi. Ele ficava num lugar muito bonito, com vista para a floresta que cobria o sopé do Himalaia, às margens do Ganges, e era cercado por flores e arbustos de cores vibrantes. Cada uma de suas casinhas de pedra possuía cinco cômodos, e quando chegaram inúmeras pessoas de todas as idades, credos e raças estavam reunidas para dar início ao caminho para a iluminação do Maharishi. Donovan estava tendo um romance com Jennie, e escreveu o sucesso “Jennifer Juniper” para ela.

Cada Beatle e sua respectiva acompanhante, ficou num quarto com uma cama com dossel, uma penteadeira, duas cadeiras e uma lareira elétrica. Perto de seus quartos, ficava a casa do Maharish, uma piscina, uma lavanderia, um posto de correio e um auditório, onde deveriam reunir-se regularmente para assistirem às palestras do líder. Estavam maravilhados de estarem na Índia, longe do estresse e das pressões do dia-a-dia. Ali não havia fãs, multidões de pessoas, prazos, exigências ou flashes de câmeras.

Quatro dias depois, Paul, Jane, Ringo e Maureen chegaram para se juntar a eles, todos à procura de um descanso tranqüilo. Ringo, preocupado com a comida indiana apimentada que certamente seria servida na sala de jantar comunal e determinado a não correr riscos, levou um caixote cheio de latas de leguminosas, outro com latas de feijão e outro de ovos. Na verdade, na maior parte a comida servida no centro era surpreendentemente simples: no café da manhã – que era servido em longas mesas ao ar livre e frequentemente compartilhado com macacos insolentes – comiam cereais de milho, torradas e tomavam café.

Na primeira semana, entraram numa rotina, meditando várias horas por dia e assistindo as palestras, para então passarem o resto do tempo com suas próprias reflexões. À noite, reuniam-se ocasionalmente quebrando a regra contra o consumo de álcool e tomando bebidas caseiras contrabandeadas por Alex da vila que ficava do outro lado do rio e que tinham gosto de petróleo. Rindo como crianças travessas, passavam a garrafa de mão em mão, cada um tomando um gole e depois se contorcendo enquanto a bebida descia queimando pela garganta. De vez em quando, o Maharishi organizava um passeio até a cidade vizinha, onde todos ficavam encantados com as barracas que vendiam sáris e rolos de tecidos de todas as cores imagináveis. Todas as garotas compraram sáris e aprenderam a usá-los.

Ringo e Maureen, entretanto, não estavam felizes: eles sentiam falta dos filhos, Ringo logo se cansou dos ovos com feijão em lata e Maureen tinha uma verdadeira fobia de moscas, das quais não conseguiam escapar. Depois de três dias, eles anunciaram que estavam fartos e que iriam para casa. “Esse Maharishi é uma cara legal, mas não é para mim”. Disse Ringo.

Enquanto isso, John estava se tornando cada vez mais frio e distante em relação à Cynthia. Depois de uma semana, disse que queria mudar-se para outro quarto a fim de ter mais espaço. A partir daí, passou a ignorá-la completamente. Se os outros percebiam, não diziam nada. Todas as manhãs ele corria para o correio para ver se havia chegado alguma carta de Yoko. Ela estava escrevendo para ele quase que diariamente. Um mês depois, Paul e Jane também se cansaram e também foram embora. John, Cynthia, George e Patti queriam ficar. Uma semana antes de todos partirem, Magic Alex acusou o Maharishi de ter se comportado de maneira imprópria com uma jovem aluna americana. Sem dar ao Maharishi a oportunidade de se defender, John e George escolheram acreditar em Alex e decidiram que todos deveriam ir embora. Algumas fontes afirmam que Alex teria inventado a calúnia sobre o Maharishi, para servir como a desculpa que os Beatles dariam à imprensa por terem saído do Ashram. Eles estariam consumindo drogas também contrabandeadas por Alex e foram duramente advertidos pelo Maharishi. O que muito os aborreceu.

Na madrugada do dia seguinte, Alex providenciou táxis da vila vizinha e deram início à viagem de volta à Délhi, onde pegariam um avião. “Oito semanas depois, o sonho havia acabado. Eu detestava partir numa atmosfera de discórdia e desconfiança, quando havíamos recebido tanta gentileza e bondade do Maharishi e seus seguidores. Eu me senti envergonhada por termos virado as costas para ele sem lhe dar nenhuma chance”. Disse Cynthia.

Durante a viagem a caminho de Délhi, John ficou paranóico, com medo de que o Maharishi de alguma forma, se vingasse deles. O táxi que estavam, um sedã velho e muito avariado, quebrou. O motorista garantiu que buscaria ajuda e deixou John e Cynthia na beira da estrada. A solução foi pedirem carona pra o primeiro que passasse. Um motorista reconheceu John Lennon e levou-os em segurança até o hotel em Délhi onde o resto do grupo os aguardava. O plano era passarem uma noite, mas o hotel estava lotado e Alex descobriu que se apressassem, poderiam pegar um vôo noturno para Londres. E assim foram. George e Pattie ainda ficariam mais alguns dias na índia.

Ao invés de servir para aproximar os Beatles, a viagem à Índia teve o efeito oposto. As relações entre os quatro exibiam pela primeira vez sinais sérios de tensão. Lennon diria mais tarde que a "morte lenta" dos Beatles começou em Rishikesh pelo fato de ter sido a primeira vez que cada um se afastou de uma atividade do grupo. Em meados de maio, reagruparam-se na casa de Harrison em Esher, para produzirem as novas canções no seu estúdio caseiro. Estas canções viriam a aparecer num álbum que se revelou um marco para os Beatles e para a música universal: O Álbum Branco. Um disco que refletia um mundo prestes a desmoronar-se, tal como Sgt. Pepper’s havia espelhado o otimismo do ano anterior. Mas este disco iria também anunciar o começo da desintregração dos Fab Four.

THE BEATLES NA INDIA - PARTE 1



THE BEATLES NA INDIA - PARTE 2




9 comentários:

LSelem disse...

Conheci o Paul Saltzman há alguns meses, no Beatles Tribute Cruise que partiu de Fort Lauderdale rumo ao Caribe. O Paul foi um jovem sortudo de 23 anos, que estava no lugar certo e na hora certa. Conviveu com os Beatles durante duas semanas em Rishikesh (no ashram do Maharishi), fez amizade com eles e ainda tirou umas fotos, que ficaram esquecidas por anos a fio até serem reveladas ao mundo.

Ano que vem ele vai levar uma turma pra India, percorrendo os passos dos Beatles, inclusive e principalmente do George. Quem quiser saber mais: http://www.bestway.com/beatles_india/

LSelem disse...

By the way, algumas das fotos que você postou na matéria, Edu, são do Paul!! ;)

Edu disse...

OK. Obrigado por passar por aqui, Lara. É por causa de pessoas como vc que continuamos resistindo...Valeuzão!

Anônimo disse...

Jaya Ganesha !!

João Carlos disse...

Lennon era o cara.Todavia,talvez movido por um certo amor/ódio ao Macca estava sempre vulnerável aos cascateiros.Vermes como Magic Alex que envenenou o ambiente inventando uma mentira deslavada sobre o Guru.Paul e Cynthia comprovam essa verdade.John caiu (e George mais ou menos)nesse papo.Paul afirma que ainda mais o Guru considerava-se um professor,um homem comum e não um santo.Bom,depois vieram Yoko e Kçein etc,etc

Bond disse...

Maravilhosamente!! Obrigado por toda essa Historia, cada dia que passa eu me apaixono mais pelos Fab Four. Abraços.. queira ir pra India tbm =D

El Pablo, The Zombie. disse...

Incrível!
Gostei da riqueza de detalhes. Parabéns pelo blog!

blorgasme-se disse...

Gostei do texto e dos vídeos! Estou pesquisando sobre a passagem dos Beatles na Índia esta matéria me deu um bom impulso inicial! Parabéns!

Unknown disse...

Bela matéria, parabéns!