terça-feira, 29 de junho de 2010

THE BEATLES - MAXWELL'S SILVER HAMMER

"Maxwell's Silver Hammer" é uma canção dos Beatles composta por Paul McCartney, creditada à dupla Lennon-McCartney, e lançada no álbum Abbey Road de 1969. A gravação teve início no dia 9 de julho de 1969, e concluída em 25 de agosto de 1969. Dura 3 minutos e 27 segundos. Segundo McCartney, é uma analogia para as vicissitudes da vida. Quando as coisas vão indo bem, vem o martelo prata de Maxwell e "Bang! Bang!", põe tudo a perder. A letra é bastante curiosa e o fato da cor do martelo ser prata McCartney não soube explicar. Achou que soaria melhor "martelo prata de Maxwell" do que somente "martelo de Maxwell". Para muitos, é o tipo de música que ou você gosta ou odeia. Em entrevistas posteriores, John Lennon declarou que odiava a canção. "Maxwell's Silver Hammer" foi criada para o álbum The Beatles (álbum branco) em outubro de 1968, porém não foi gravada. Ensaiada em janeiro de 1969 no Twickenham Film Studios, conforme pode ser visto no filme Let It Be, sua gravação teve início no dia 9 de julho de 1969. No dia 14 de agosto foi mixada para estéreo e no dia 25 de agosto de 1969 editada para a fita master. Quem toca o quê? Paul McCartney vocal principal, vocalização, overdubb de guitarra e piano. John Lennon não estava presente. George Harrison vocalização, baixo, guitarra e sintetizador Moog. Ringo Starr vocalização, bateria e bigorna (o som do martelo de Maxwell). George Martin participa tocando órgão Hammond.

3 comentários:

Jonas de Carvalho disse...

Pois é Edu, é sempre dificil para nós, beatlemaniacos, confessar alguma espécie de incompatibilidade com as músicas desses moços. Mas o John tem razão. É uma letra no minimo intrigante pois foge totalmente da linha "peace&love" dos nossos genios.

Mas seu post valeu. De novo.

Grandes abraços

Edu disse...

Caro Jonas: não compartilho da sua opinião nem da do John Lennon. Para mim, é mais um exemplo da genialidade de Paul McCartney. Obrigado pelo comentário! Abração!

Anônimo disse...

BaU do macartiney! a.m.