quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

SARAMANDAIA - O TEMPO QUE A GLOBO SABIA FAZER...

Saramandaia foi a novela de Dias Gomes, exibida pela Rede Globo entre maio e dezembro de 1976, teve 160 capítulos. Foi dirigida por Walter Avancini, Roberto Talma e Gonzaga Blota.

A população de Bole-Bole, localizada na zona canavieira do interior da Bahia, quer mudar o nome da cidade para Saramandaia. Porém, os coronéis da oposição evocam motivos históricos para manter o nome atual.De um lado estão os mudancistas, liderados pelos irmãos Evangelista, João Gibão e o prefeito Lua Viana, que se sentem envergonhados pela origem do nome relacionado a uma aventura local de D. Pedro I. De outro, os tradicionalistas, liderados por Zico Rosado e o coronel Tenório Tavares.

Enquanto se decide a causa central, a cidade é palco dos maiores absurdos: João Gibão possui asas; Zico Rosado solta formigas pelo nariz; D. Redonda explode de tanto comer; Seu Cazuza ameaça cuspir o coração toda vez que se emociona; Marcina, quando excitada, fica em brasa, queimando tudo o que encosta; e o professor Aristóbulo, além de virar lobisomem, há anos que não dorme, tendo em suas andanças noturnas se encontrado com D. Pedro I e Tiradentes. A novela tornou o cantor Ednardo nacionalmente conhecido, devido à canção "Pavão Mysteriozo" (que você confere agora, aqui, no Baú dos Beatles e da Cultura Pop!) o tema de abertura da trama. Isso era bom demais! Espero que tenham gostado! Valeu! Abração!


3 comentários:

Marco disse...

Uma das melhores novelas que já vi. O universo fantástico de Dias Gomes invadia nossas casas na novela das dez. Sempre achei Saramandaia meio Cem anos de solidão, dois textos que estimulam a imaginação para um mundo fantástico onde o impossível não existe.

Unknown disse...

Era muito novo na época da novela, mas me lembro demais de ouvir falar da explosão da Dona Redonda....grande elenco..sucesso de música. Demais esse poste Edu...valeu..abraços

João Carlos disse...

Ãs novelas da Globo acabaram com a morte de Dias Gomes.Hoje se apela prá tudo (lugares exóticos,sexolândia,mais do mesmo etc) menos para conteúdo.É um BBB metido à besta!