quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

RENATO & SEUS BLUE CAPS - MENINA LINDA

Em 1965, acompanhando Erasmo e Roberto Carlos, Renato e sua turma começaram a freqüentar a Tijuca, onde conheceram Jorge Ben ("Por Causa de Você", "Chove Chuva") e Tim Maia ("Primavera"). Depois de prometer para Renato & Seus Blue Caps que arranjaria um encontro deles com o pessoal da CBS, Roberto Carlos conseguiu convencer o senhor Evandro Ribeiro, diretor presidente da gravadora e que, segundo depoimento do próprio Renato, "viria a ser o grande responsável por todo o sucesso da Jovem Guarda". Após um teste, o primeiro trabalho do conjunto foi acompanhar o próprio Roberto Carlos na gravação de "Splish Splash". Mas a grande virada se deu com o primeiro LP gravado na CBS (o terceiro do conjunto) chamado "Viva a Juventude". Na mesma ocasião em que estavam gravando as músicas para o LP, participavam também do programa de Carlos Imperial na TV Rio, cuja abertura era feita por eles, sempre com uma música nova. Um belo dia, Carlos Imperial chegou para Renato, com um compacto na mão, e lhe disse: "Vê se tira essa música para amanhã". Era "I Should Have Known Better" de John Lennon e Paul McCartney. Os Beatles! Mas, "tirar" a música implicava em aprender a letra em inglês, descobrir a vocalização, os arranjos e ensaiar. Como fazer isso de um dia para o outro? Renato achou mais fácil fazer uma versão. Foi quando nasceu "Menina Linda". O sucesso da versão foi tão grande no programa que resolveram incluí-la no disco que já estava quase pronto. E terminou sendo o grande sucesso que "puxou" o LP. Quando Othon Russo encontrou Renato na rua e lhe disse que "Menina Linda" estava em 2º lugar em São Paulo, Renato pensou que fosse brincadeira. Mas não era. “Menina Linda” logo estourou em todo o Brasil e se tornou um dos maiores sucessos daquele ano!
VocêS sabiaM que Renato e Seus Blue Caps é a banda de rock mais antiga do mundo ainda em atividade? Abração! Valeu!
No dia 4 de setembro de 2008, o Baú do Edu publicou uma matéria bem bacana sobre Renato & Seus Blue Caps. Quem quiser ver, ou rever, clique no
link: http://obaudoedu.blogspot.com/2008/09/uma-tarde-inesquecivel-com-renato-seus.html
Senhoras e senhores: é com muito prazer que o Baú do Edu recebe novamente
RENATO & SEUS BLUE CAPS - MENINA LINDA

2 comentários:

João Carlos disse...

Renato e seus BC merecem todo carinho de gente como eu que dancei muito sob seu som.Todavia as versões dos Beatles eram no mínimo infelizes.
Mais do que a execução da banda as versões são terríveis.MENINA LINDA por ex,que eu chamo MELÔ DO TARADO.A personagem brinca com boneca e o cara chama prá brincar de amor ?Tem outra: você vai crescer e então verá...

Anônimo disse...

Falar em Renato e Seus Blue Caps é conhecer a tragetória desse grupo que até hoje emociona com suas canções de embalo. Sou fã do grupo mesmo não ter vivido os primeiros sucessos na época, mas graças a minha memória lembro na minha cidade dos grandes bailes que tocavam as m´sicas de Renato. Hoje, tenho todos os disco de vinil, cds e alguns vídeos de Renato e Seus Blue Caps. Parabéns pela reportagem e que Renato e Seus blue caps continue fazendo o que eles mais gostam: alegrar com suas músicas os corações dos seus fãs.