sábado, 9 de janeiro de 2010

BLUES POWER - THE ORIGINAL BLUES SESSIONS

A região do sul dos EUA pertencia ao México e o estado do Texas. Foi tomado e agregado ao território americano em 1845. Anteriormente, essa área foi colonizada pelos espanhóis. As etnias, americana e espanhola, como também a cultura afro escravocrata formaram a tradição musical rural negra, com diversas variações e, aparentemente, sem laços com o blues do Mississipi. Então, as influências hispano-mexicanas moldaram um som mais alegre com a batida rítmica diferente do bluesman do Delta, um estilo denominado “Country Blues”.
O BLUES DO TEXAS - LEADBELLY

Um dos principais representantes desse estilo é Huddie William Ledbetter (1888 – 1949), mais conhecido por LEADBELLY, negro condenado à prisão perpétua e trabalhos forçados por crime de morte. Em sua biografia são descritos atos de violência, várias prisões por roubo, assalto, assassinato e existem relatos que durante sua segunda prisão, outro recluso o esfaqueou no pescoço, deixando-lhe uma terrível cicatriz em forma de colar. Porém, LEADBELLY tomou a faca do agressor e quase o matou. Também reza a lenda que seu “slide guitar” era feito com uma faca em seu famoso violão acústico de 12 cordas.
Para sua sorte e nossa, foi liberado da prisão, graças à intervenção do estudioso e pesquisador de folk ALAN LOMAX, que ficou pasmo com seu vasto conhecimento musical, um repertório de mais de 500 canções. Foi contratado pelo folclorista, que o levou para New York, onde gravou e se apresentou com sua voz forte e declamatória. Tornou-se um dos primeiros artistas negros do Sul a apresentar-se para um público branco do Norte, tornando-se vedete dos bares de Greenwich Village. Nesta época, o apartamento de LEADBELLY era palco de “jam’s sessions” por madrugadas inteiras e freqüentado pela elite intelectual liberal.
É interessante informar que o grande músico, poeta e trovador social WOODIE GUTHRIE chegou a morar por lá. E aproveitando a deixa seria conveniente e interessante uma matéria sobre esse músico folk de grande consciência social para os amigos do BAÚ.
As canções de LEADBELLY são idolatradas e interpretadas pelos grandes nomes do mundo folk como Peter Seeger, Peter Paul and Mary, Arlo Guthrie e muitos outros. No cenário pop, Bob Dylan gravou “The House of the rising Sun”, no seu álbum de estréia em 1962, já imortalizada por LEADBELLY na década de 30, e posteriormente, em 1964, Eric Burdon and THE ANIMALS gravaram magistralmente, tornando-se um hit de sucesso mundial. Em 1969, o CREEDENCE CLEARWATER REVIVAL lançou o baita álbum “Willy and the Poor Boys”, onde John Fogerty com sua interessante voz gutural e sua competente guitarra solo ao lado do irmão Tom Fogerty, interpretou a empolgante “Midnight Special”. A belíssima valsa “Goodnigth Irene”, interpretada e gravada por artistas como Willie Nelson, Jerry Lee Lewis, o The Killer, Dr John, Mississipi John Hurt, Tom Waits e tantos outros, já faz parte do folclore musical norte-americano.


A interpretação latina de Ry Cooder dessa canção é muito legal, também com a bela experiência com artistas cubanos no projeto BUENA VISTA SOCIAL CLUB, não poderia dar outra. Porém, a performance de LEADBELLY é imbatível, comprovada em um curto vídeo dele cantando com seu violão, de maneira singela e afetuosa para uma garota. Como um camarada violento produz um material tão belo? Acredito que ele foi salvo pela sua arte.
Esse bluesman nascido na Louisiana, com alcunha de LEADBELLY, apelido que recebeu na prisão, adquiriu vasto material musical, alguns ele adaptou de velhas composições e outras de novas. Com seu violão, sua sanfona e sua voz privilegiada proporcionou, por meio de sua arte, matéria-prima de alta qualidade, para criadores de gêneros musicais como folk, country, pop e rock e também para todos nós, que adoramos música.
Vejamos uma parte de seu legado:
Seeger’s Band The Weavers (Goodnight Irene); The Animals (The House of the Rising Sun); Creedence Clearwater Revival (Midnight Special); Kurt Cobain (Where Did You Sleep Last Night - em 1993 como última música do Nirvana’s MTV Unplugged). The Rolling Stones pegaram emprestado “The Bourgois Blues” para “When The Whip Comes Down". Leadbelly também teve músicas regravadas por Lonnie Donegan, Johnny Cash, Gene Autry, The Beach Boys, Led Zeppelin, Mungo Jerry, Paul King, Mark Lanegan, Michelle Shocked, British Sea Power, Rod Stewart, The White Stripes, The Fall, entre outros. Fora os que escreveram algo especialmente para Leadbelly (ou o citaram nos seus versos): Bob Dylan, Van Morrison, Pearl Jam, Stone Temple Pilots e Pete Seeger. Muito obrigado e até a próxima!
Luiz Clementino
fotoarteluizclementino@gmail.com

Em homenagem ao grande LEADBELLY, O Baú do Edu recebe mais uma vez a banda THE ANIMALS com "The House of Rising Sun". Demais! Simplesmente, demais! Valeu! Abração!




E para fazer o DOWNLOAD do "THE BEST" desse negão sensacional:

http://rapidshare.com/files/332944554/Leadbelly_-_Huddie_Leadbetter_s_Best.zip.html

4 comentários:

Unknown disse...

Muito bom! Parabéns Clementino>

Lucy disse...

Não sabia nada sobre esse cara! Bem bacana a matéria do Luiz. Obrigado pela aula.

Edu disse...

É isso aí, amigo Clementino! Continue como as pedras que rolam e não criam limo. Obrigadão! Abração!

Marco disse...

Parabéns, Clementino. Essa vida blues é mesmo cheia de grandes artistas e suas histórias, ora maravilhosas, ora tenebrosas. É bom saber que existe pessoas que as contam tão bem como você.
Valeu, Edu. Esse Baú está cheio de tesouros.