terça-feira, 22 de dezembro de 2009

SUZI QUATRO - MISS ROCK AND ROLL

Por Allan Jones - http://whiplash.net/

Suzi nasceu em 1950, na cidade de Detroit. Filha de um músico de jazz, desde pequena já se mostrava fascinada por música.

Em 1964, formou sua primeira banda, que contava com sua irmã na formação. Suzi Soul And The Pleasure Seekers era o orgulho da família, apesar de todos não levarem muito a sério aquela história de banda feminina. A banda realmente não rendeu...

Em 1971, Suzi já era uma contrabaixista conceituada na cidade, e além de cantar e tocar muito bem, era deslumbrante... Durante uma apresentação ela foi notada por Mickie Most que resolveu ajudar a jovem musicista

Ele a levou para a Inglaterra, visando gravar algumas músicas pelo selo Rak records, do qual ele era responsável. A banda dela consistia em Britons Alastair McKenzie (keyboards), Dave Neal (drums) e Len Tuck (guitar, que no futuro se casaria com ela).
Suzi tinha um visual incrível e chamava a atenção enquanto o glitter rock surgia.

O single “Can the Can” fez um enorme sucesso e tornou a musicista bastante conhecida no Reino Unido. "48 Crash", "Daytona Demon" and "Devil Gate Drive" viriam depois e também se tornariam sucesso. A carreira de Suzi nos 70 foi marcada pela incríveis versões que ela fazia de clássicos de Little Richard e Elvis Presley, entre outros... Além dos covers ela lançou os álbuns "Suzi Quatro" (1973), "Quatro" (1974), "Your Mama Won't Like Me" (1975), "Aggro-Phobia" (1977), "If You Knew Suzi" (1978), "Suzi And Other Four Letter Words" (1979).

Nos anos 80, Suzi se manteve do prestígio adquirido nos anos 70. No início da década a música “American Lady” ainda foi muito executada nas rádios e rendeu bons frutos.
A entrada da década de 80 trouxe o fim da parceria com a Rak Records. Apesar de ficar meio esquecida ela ainda lançou mais três discos nos anos 80: "Rock Hard" (1981), "Main Attraction" (Polydor, 1983), "Rock 'Til Ya Drop" (Biff, 1988).

Em 91 ela ainda apareceria com o disco “Oh, Suzi Q” que não trouxe uma grande perspectiva. A cantora percebeu que não havia mais público no cenário, infelizmente. O trabalho de Suzi hoje é lembrado através das milhares de coletâneas lançadas no mercado. Poucos aqui no Brasil sabem da importância que esta linda baixista teve para o rock n´roll. Seu último álbum, de 2006 “Back To The Drive” é puro rock and roll.

DOWNLOAD:
http://rapidshare.com/files/324566574/Back_To_The_Drive_SUZI_obaudoedu.blogspot.com.rar.html

E agora vocês conferem a garota Rock And Roll e o sucesso "If You Can't Give Me Love" Abração! Valeu!



6 comentários:

Unknown disse...

muito interesante!muito bom rever todo esse charme, SUZI roqueira de primeira, tbem com todo esse visual.

luiz c

Vânia Junqueira disse...

Olá pessoal,

Quanta saudade de todos vocês que apreciam um bom profissional da música PoP.

E aqui também tem-se que retomar a questão do feminino/masculino e o olhar social sobre este tema. No que diz respeito à mulher que canta e toca baixo, que por mais que não se queira admitir, tem lá, como em outra profissão, seu preconceito e discriminação.

Com o tempo, os homens vão observar que as mulheres querem andar ao lado deles. Tem havido muitos casos desta qualidade, graças a Deus! Mas mesmo assim, em se tratando de música, o cerco para as musicistas é distinto ainda.

Temos então, ao falar de uma baixista como Susie Quatro, lembrar também, da nossa magnífica Paula Zimbres, aqui de Brasília. Filha do arquiteto Paulo Zimbres.

Paula acabou estudando Licenciatura em Música pela UnB. No Bacharelado não havia como fazer uma faculdade, devido a falta de caminho para caminhar como baixista. E, inegavelmente, é considerada, de forma unânime, por seus professores, como o que se tem de melhor no Brasil, agora.

Toca demais.

O jeito vai ser conferir depois que ela terminar, o Mestrado, no Exterior em sua especialidade.

Está indo, para New York City, fazer valer o que aprendeu em seu magnífico instrumento.

Como quem a conheceu bebê ainda, e já a admirava, como pessoinha que ali surgia, fica-se muito feliz com seu desempenho, nesta missão, de ajudar o mundo a mudar um pouco sua consciência para o bem, com sua música.

Vai lá Paula Zimbres! Mostra para os gringos quem és tu garota linda!

Susie Quatro, você foi do meu tempo. Amo você!

Feliz tudo, Susie, esteja onde esteja. Paula Zimbres, faça o melhor, como sempre fez.

XÔ discriminação do mundo feminino. Nós também sabemos e fazemos bem o que nos propomos.

Grande abraço turma do Baú do Edu,

VJ.

Vânia Junqueira disse...

Suzie estou com um sono... sorry!

"If You Can't Give Me Love" eu escutava na vitrola que tinha em meu quarto. Era o que tinha de mais sublime, para uma menina ter como objeto, de interesse, em seu quarto e escutar Suzie Quatro, The Mamas and the Papas, Beatles (que não deixa de ser uma covardia, como diz o pessoal),Bee Gees Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Pink Floyd, Led Zeppelin, Rolling Stones, Black Sabbath, The Who, Bob Dylan, The Doors and so on.

Tanta gente boa... UAU! que soninho...

Beijão Edu!

VJ.

Edu disse...

Linda! Adoro! Amo de paixão. Com ela eu casaria (no tempo que era gatinha!)... brincadeirinha...hehe!
Sempre fui e ainda sou fanzaço! Tenho todos os discos dela. Inclusive as coletânias. Quem quiser qualquer coisa, diga e a gente tenta colocar! Hey, V.J! Vc não quer fazer a matéria do Paramahansa Yogananda, não???

Unknown disse...

o arranjo de Susi 4 para o rock "SUSI Q"
é bom pra caramba, gostaria de
ouvir novamente.
é tao bom quanto Tom forguety no CREDENCE

lui c
muito obrigado

Mário disse...

Hoje ela está completando 72 anos de vida e ainda está na estrada do rock, fazendo muitos shows!