sábado, 14 de novembro de 2009

BLUES POWER - THE ORIGINAL BLUES SESSIONS

Caros amigos: here we go again com a nossa coluna de blues do nosso aquerido amigo Luiz Clementino. Desta vez, nos contando um pouco da história dos Blues da Costa Leste. Espero que gostem como eu gostei. Abração! Vamo lá, Luiz?

Na costa leste dos ESTADOS UNIDOS da América, (Carolinas, Virgínias, Kentucky, Tennessee e Geórgia) o blues caracteriza-se bem mais descontraído e leve que o dramático e pungente Delta blues devido ao fato do racismo e da segregação terem sido menos fortes, criando assim condições de vida mais igualitárias para os negros e consequentemente refletindo na música e nas demais expressões artísticas. O virtuosismo instrumental dos intérpretes gerou um estilo particular, o ragtime, que constituiu um repertório musical comum a brancos e negros. Atualmente, muitas peças dessa tradição musical da Costa Leste encontram-se entre as canções folclóricas célebres da música americana.
Os principais criadores do estilo musical dessa região, de acordo com estudiosos e pesquisadores são:
Pelos nomes, constatamos que a incidência de deficiência visual é acentuada, talvez a desnutrição e trabalhos pesados tenham acarretado essa enfermidade, muitas vezes passíveis de cura, como aconteceu com o garoto RAY CHARLES que poderia ter sido curado com tratamento adequado. A superação das adversidades de toda ordem, desses homens e dessas mulheres, é surpreendente. Músicos tocavam e cantavam nas plantações de algodão em condições climáticas desfavoráveis, outros apresentavam sua arte nas ruas e bares dos centros urbanos, e contudo fizeram uma bela música. É importante mencionar o fato que os instrumentos musicais mais freqüentes eram o violão e a gaita, devido o menor custo como também o fácil transporte e o melhor manuseio nos campos de trabalho.

Entre os músicos apresentados, escolhemos dois para comentarmos:

Antes de falarmos sobre os artistas escolhidos, talvez seja necessário dizer que quando pesquisamos, muitas vezes, temos como pista inicial, o repertório dos músicos brancos do rock tradicional, conhecidos e admirados por nós, que gravam e comentam sobre suas influências, e assim chegamos ao original e fascinante “som raiz”.
Vamos lá:

Notável instrumentista, perito no difícil violão de 12 cordas. Esse artista cego cantava e tocava nas ruas e estacionamentos nos arredores de Atlanta, onde era muito popular. McTELL gravou abundantemente de 1927 a 1958, com sua voz clara e alta, seu virtuosismo instrumental e o ecletismo de seu repertório lhe asseguraram um lugar bastante especial na história dos blues. Principais títulos: Love changin’ blues, savannah blues, southern can is maine,statesboro blues. Admirado por Bob Dylan que gravou e interpretou várias de suas canções, como também Mick Taylor, ex-Rolling Stones, e muitos outros. Vale destacar que a magazine musical Inglesa UNCUT , especializada no cenário pop, em edição dez-2002,tem como foco principal Keith Richards, que em longa entrevista afirma que a performance de um guitarrista se vê pelo desempenho no violão acústico e lista 24 canções que mais o influenciaram na sua formação musical, entre blues, souls, countrys, funks, rock and roll, etc, é mencionada a bela peça talkin’ to your mama, de McTELL. Essa publicação acompanha um CD com as gravações originais dessa interessante lista.

Popular em todo mundo, sua voz rouca e áspera, gaitista vigoroso e exímio, sua arte é muita admirada pelos roqueiros brancos e bluesmen de todo o Mississipi.
Iniciou acompanhando seus contemporâneos da COSTA LESTE e posteriormente formou dupla ao lado de Brownie Mac Ghee, fundando uma das mais duráveis duplas da história dos blues. Principais títulos: trains blues, whoopin’ the blues, pick a bale of cotton.
Entre as inúmeras gravações, temos um formidável CD com o albino Johnny Winter e o baixista Willie Dixon, onde a descontração, a beleza da harmônica e da guitarra do albino fazem uma bela “blues session”. Junior Well, gaitista do gueto de Chicago, bem mais novo que SONNY TERRY, porém com o mesmo padrão, regravou com o eficiente guitarrista Bob Margolin, nada mais nada menos que o clássico do blues branco “SATISFACTION”, com um belíssimo arranjo, muito mais visceral e autêntico do que o original, uma maravilha. Penso que quando Keith Richards ouviu, botou a viola no saco e saiu de fininho.

Para fazer o DOWNLOAD do clássico “Brownie McGhee And Sonny Terry - Absolutely The Best”, clique no link: http://www.sendspace.com/file/9b1pqc
Até a próxima! Luiz Clementino

PS: Os CDs de Bob Dylan com canção de BLIND McTELL e outras de artistas do Mississipi, seleções de Keith Richards, Johnny Winter e SONNY TERRY e SATISFACTION com Junior Well estão à disposição, caso não encontrem na rede.

Um comentário:

Edu disse...

Ficou show! De novo! Abração!