sábado, 31 de outubro de 2009

JONATHAN CRANE - O ESPANTALHO

O Espantalho, supervilão inimigo do Batman, é o alter ego do mentalmente perturbado Jonathan Crane, um cientista e professor de psicologia (ou um psiquiatra, em algumas histórias). Durante a adolescência, Jonathan foi um sujeito perturbado, que por seu tipo físico era motivo de piadas em seu colégio, recebendo o apelido de Espantalho. Suas experiências como adolescente o levaram a se perguntar como funciona o medo na mente humana, o levando à estudar na Universiade de Psicologia de Gotham, onde posteriormente foi professor. A especialização de Crane é a natureza do medo e, conseqüentemente, o Espantalho se utiliza de técnicas, armas e equipamentos especiais cujo objetivo é aterrorizar seus oponentes. Sua marca registrada é o gás do medo, que usa em suas vítimas, para que elas visualizem seu pior medo. O Espantalho foi criado por Bill Finger e Bob Kane, e sua primeira aparição foi em 1941. Apesar de geralmente ser mais refinado e articulado que outros inimigos de Batman, como o Coringa e o Duas-Caras, isto não o torna menos perigoso ou insano. Recentemente, na saga O Vôo do Corvo, ao ser supostamente morto pelo Pinguim, ele ressuscita em forma de um verdadeiro monstro, voltando ao normal após uma luta com Batman.

Nos filmes Batman Begins e The Dark Knight, o doutor Jonathan Crane/Espantalho é interpretado pelo ator irlandês Cillian Murphy. Sua primeira aparição fora das histórias em quadrinhos se deu em Batman: A Série Animada, onde é mostrado com um frio psicopata que tem prazer em causar medo, com seu visual mais fiel às histórias.

A seguir, você confere a cena de BATMAN BEGINS onde o Espantalho é envenenado por Batman pelo seu próprio gás do medo. Lembrem-se: para parar a rádio e ver o vídeo, ESC! Abração a todos neste sábado de halloween. UAHAHAHAHAHAHAHAHA!


Nenhum comentário: