sábado, 22 de agosto de 2009

GATA NEGRA - É DE SUBIR PELAS PAREDES

Por Luiz Orione
luizorione@hotmail.com

Apesar de não ser biógrafo, é com muito (mas muito!) prazer que vou falar sobre essa super heroína: Gata Negra.
Quando nasceu, essa gatinha atendia pelo nome de Felicia Hardy. É natural do bairro do Queens, em Nova York. Sua família biológica? Pouco importa! Ela é filha legítima de Keith Pollard e Marv Wolfman (“homem lobo”, “gata negra”... coincidências?) quem deram luz a esta apaixonante personagem.
No mundo dos quadrinhos ela apareceu sorrateiramente, em julho de 79, na revista Amazing Spider-Man, nº 194. Mas já chegou criando confusão com outra gatinha, lá pelos territórios do Morcegão. Como a primeira versão brasileira do seu nome foi “Mulher-Gato”, isso arranhou o ego de outra bichana e, para evitar puxões de cabelos, tapas e unhadas, ela foi re-batizada Gata Negra. Outra confusão é com Tinomendi “O Gato”, mas isso é história para depois.
Como super heroína, suas habilidades não são lá essa maravilha toda, mas há algo interessante: a “Maldição do Azar”, ou manipulação da probabilidade. É simples, funciona assim: ela dá azar a todos com quem convive e toca. Mas quem manipulou a sua vida foi mesmo o destino, fazendo-a seguir os passos do pai, um famosíssimo ladrão de jóias. E como filha de gato, gatuna é... deu no que deu! Exímia ladra e, de quebra, mestre em artes marciais.

No campo amoroso, quem roubou o coração da beldade foi o espetacular Homem Aranha. Que inveja! Mas há um transtorno psicológico nessa relação: a Gata Negra não tem sentimentos pelo Peter Parker, mas apenas pelo herói. Isso é o fetiche levado às últimas! Mas tem o lado bonito também: ambos floresceram uma confiança muito verdadeira e se ajudaram até onde alcançavam os seus poderes. Uma passagem muito linda foi quando Felicia, baleada e esfaqueada, foi salva pelo Homem Aranha, que a levou para o hospital e acompanhou toda a cirurgia ao lado da sua cama. Mesmo depois de tantos momentos de cumplicidade junto ao Aranha, inclusive confiar a sua identidade secreta, a relação de Peter e Felicia acabou miando. A mulher pode até ser gata, mas ser uma fonte de mal-agouro também é pedir demais, né? O relacionamento teve suas idas e vindas, contratempos e foi virando aquela bola de pêlos... até que o Senhor das Teias e a Gata Negra se separaram, cada um pro seu caminho.
Depois disso a nossa deliciosa gatinha ficou meio apagada nos quadrinhos do Aranha, embelezando uma ou outra revistinha. Participação animal ela teve ao lado do Wolverine (ele mesmo!), em 2000. Mas como manipular o destino é a sua especialidade, a bichana não se contentou em lamber pingos de fama e foi ganhar notoriedade em Spider-Man/Black Cat: o mal que os homens fazem.

Escaldada de romances tortuosos e aparições minguadas, Black Cat lutou com garra e sensualidade na Guerra Civil (A Iniciativa). E não é que Misty Kinght a acusava de lutar apenas por dinheiro? Mas que povinho invejoso, meu Deus do céu! E como inveja pouca é bobagem, Black Cat escalou até o topo do seleto grupo de super heroínas: Marvel Divas. Aí, sim, é o seu lugar! Ao lado de beldades como Hellcat, outra mulher gatíssima!

Bom, há várias e várias outras aparições da Black Cat páginas a fora. Sempre com bastantes curiosidades e com uma particular tendência a explorar a sua fragilidade mental. Sei lá se ela realmente sofre como é explorado ou, de tanto cutucarem nessa temática, ela acaba sendo rotulada como tal. Certo é que Black Cat me lembra Capitu - a do Bentinho: “aqueles olhos oblíquos e dissimulados”. A personagem sempre escorrega entre vários outros intra-personagens. Reparem como ela é sexy, mas ingênua. Forte, mas com o pífio ideal da vingança. Agressiva e devastadora, mas uma gatinha meiga que clama por cuidados e amor. Bom, pode ser aí, neste furacão de conflitos, que resida a verdadeira beleza dessa mulher, ora dengosa, ora fujona.

Galera, deixo outras passagens e curiosidades para que vocês mesmo busquem. Até porque não sou expert em quadrinhos. Apenas admiro muito essa mulher que me faz subir pelas paredes. Complicada, mas com uma aparência perfeitinha!

8 comentários:

Edu disse...

Valeu Luiz! Ficou jóia! Abração e até a próxima!

Unknown disse...

Eita...bateu ciúme agora. kkkkk!

Abukerk disse...

Em qual guerra civil?

Unknown disse...

Bacana hein primo...
Abração!

Tiago disse...

Bom seria se fizessem um filme decente, pelo menos pra ESSA Mulher-Gato. Posso dar uma sujestão? Não sei se já tem no site, mas pq naum falam mais sobre a Red Sonja? Gostaria de conhecer mais sobre ela, para me atualizar, já que o filme estréia ano que vem. Abraços brother!

Leal disse...

Show de bola...parabéns pela criatividade!!!

silvia disse...

Parabéns!!! Otimo muito bem escrito adorei.

Anônimo disse...

Mto massa! Parabéns, QLu!