domingo, 19 de abril de 2009

MULHERES QUE AMAMOS - BETTIE PAGE


Nascida em 1923, em Nashville, Bettie Page tornou-se um ícone pin-up durante os anos 50, pousando principalmente para Irving Klaw. Klaw vendia fotos e filmes fetishistas. Puristas, “glamouristas” e outros hipócritas de plantão tendem a enfatizar seus trabalhos para a Playboy e para a fotógrafa Bunny Yeager. Mas foram suas fotos e filmes produzidos por Klaw que realmente sacudiram a cabeça dos fãs. Neles, Bettie aparecia dançando, dominando ou sendo dominada por outras mulheres ou simplesmente calçando sapatos de saltos enormes. Muito do material produzido nessa época se perdeu, quando Klaw resolveu livrar-se de tudo, cansado da perseguição do senado norte-americano. Acredita-se que essa perseguição foi a grande responsável pelo desaparecimento de Bettie dos holofotes.

No início da década de 90, uma história em quadrinhos, Rocketeer, reascendeu o interesse por Page (não, não foi o filme da Disney, ao contrário do que diz a CNN). Ela logo se tornou um símbolo pop/sensual. Em 1992, Ela saiu de um hospital psiquiátrico, diagnosticada como esquizofrênica. Não há fotos recentes de Page. Ela não permitia. Queria (e conseguiu) que sua imagem registrada nos anos 50 se tornasse mítica.

Em 2006, a HBO produziu um longa metragem biográfico. É muito bem escrito e interpretado. Quem ainda não assistiu, procure.
Em 11 de novembro de 2008, Bettie Page morreu, vítima de pneumonia. Nove dias antes, havia sofrido um ataque cardíaco e estava inconsciente, desde então. Tinha 85 anos de idade.

Nenhum comentário: